Um fim de semana no Rio

IMG_4334
Um fim de semana é pouco para conhecer o Rio. Mas se você não tem muito tempo e nunca esteve na cidade maravilhosa, esse roteiro é pra você. Em apenas 2 dias já dá pra conhecer as principais atrações e até curtir uma praia no estilo bem carioca. Quer ver?

SÁBADO

Que tal começar com um café-da-manhã delicioso na confeitaria mais antiga da cidade? E quando eu digo “antiga” é antiga meeesmo. A Confeitaria Colombo carrega “apenas” 118 anos de história e ainda preserva no seu interior a decoração daquela época. Se você não quiser pegar uma mesa e pedir o famoso (e farto) café-da-manha, pode aproveitar e comer uma das delícias que ficam no balcão, bem alí na entrada da Confeitaria.

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

Balcão da Confeitaria Colombo

Balcão da Confeitaria Colombo

E já que está no Centro, uma caminhada pela Cinelândia e Lapa não pode faltar.

Na Cinelândia estão localizadas as construções antigas mais imponentes da cidade, como: Teatro Municipal, Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

A Cinelândia vista da janela do Teatro Municipal

A Cinelândia vista da janela do Teatro Municipal

Logo atrás, está a Lapa e seus famosos arcos. Não deixe de conhecer também a Escadaria Selarón, construída minuciosamente pelo artista chileno Jorge Selarón, com azulejos de todo o mundo.

lapa

Arcos da Lapa – centro do Rio

Escadaria Selarón

Jorge Serlaron faleceu no início desse ano. Antes era possível encontrá-lo com frequência na Escadaria.

Se você der a sorte de estar na Lapa no 1º sábado do mês, vale a pena visitar a Feira do Rio Antigo, na Rua do Lavradio. Por lá, se encontra de tudo um pouco. Artesanato, antiguidades, música.

Fome?

Você pode comer por lá mesmo, na Rua do Lavradio. As opções são muitas.

Mas se você quer algo mais tranquilo, minha sugestão é o restaurante Aprazível, em Santa Tereza. O preço é um pouco mais “salgado”, mas a comida é uma delícia e a vista espetacular. É bom reservar antes.

Vamos subir um pouco mais? Hora de conhecer pessoalmente o mais famoso cartão postal da Cidade Maravilhosa. Vamos ao Cristo!

Se você quiser pegar o trenzinho do corcovado, pode pegar o metrô na Cinelância e soltar no Largo do Machado. Lá você compra o ingresso e pega um micro-ônibus que te leva até a estação do bondinho. O ingresso também pode ser comprado pela internet.

Mas atenção: antes de subir, certifique-se de que o tempo está bom, sem nevoeiro. Uma boa dica é olhar para o Cristo lá de baixo. Se você conseguir vê-lo, pode subir e prepare-se para paisagens como você nunca viu!

Tem que rolar a foto "jacu" da viagem...

Tem que rolar a foto “jacu” da viagem…

A vista do Cristo

A vista do Cristo

Cansou? Então volta para o hotel, descansa um pouco e recarregue as energias porque a noite será no berço da boemia carioca… a LAPA!

Rio Scenarium

Rio Scenarium

As casas de samba estão espalhadas por todo o bairro. Eu e a Cris batíamos ponto nessas duas:

Café Cultural Sacrilégio – chorinho e samba para todas as idades.

Rio Scenarium – 3 andares com diferentes ambientes e estilos musicais, todos brasileiros. A decoração é um show a parte. O lugar é um antiquário E casa noturna. Público mais jovem.


DOMINGO

Abrir o dia com uma vista panorâmica da cidade é uma bela forma de começar o domingão, não acha? E o Pão de Açúcar é “o” lugar. Vá até a Urca e suba nos bondinhos sem medo. Se você nao tem medo de altura, tente pegar um espacinho na janela e curta o passeio. Lá em cima, na primeira parada, compre um açaí e relaxe alguns minutos diante da paisagem da Praia de Botafogo.

Praia de Botafogo e Aterro do Flamengo - vista do Morro da Urca

Praia de Botafogo e Aterro do Flamengo – vista do Morro da Urca

Ir ao Rio e não ir a praia é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Que tal alugar uma bike e andar pela orla das praias da Zona Sul?

Pode parar no posto em que se sentir mais a vontade. As praias da zona sul são bastante democráticas e diferentes tribos convivem amigavelmente. Estenda sua canga ou alugue uma cadeira e saboreie a duplinha mais carioca do Rio: mate Leão + Biscoito Globo, é claro!

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema

Bateu a fominha?

A minha dica é um restaurante que é a cara do Rio. O Gula Gula tem comida leve, saladas deliciosas e a Mousse de Alho Poró, que é de comer rezando.

Para fechar o fim de semana com chave de ouro, vá até o Arpoador, suba nas pedras e contemple um pôr do sol realmente inesquecível. Os cariocas costumam bater palma assim que o sol se põe… E como não saudar um momento tão mágico como esse?

Pôr do sol nas pedras do Arpoador

Pôr do sol nas pedras do Arpoador

Dicas importantes!

Segurança – não use joias ou relógios caros. Câmeras e dinheiro bem guardados. A regra é: não chame atenção com itens de valor.

Hospedagem – para esse roteiro, o ideal é que você escolha uma hospedagem na zona sul da cidade (como esse no Catete, e esse em Copa).

Estacionamento – pense bem se você quer usar o carro para fazer esse roteiro. Os estacionamentos no centro e zona sul são caros e escassos. Você pode levar horas procurando uma vaga e ainda gastar uma pequena fortuna.

Transporte – nos fds andar de ônibus ou metrô é mais fácil (menos cheio), mas evite os horários mais vazios (de madrugada ou muito cedo pela manha). O taxi é uma boa opção, desde que seja de empresa. Evite qualquer outro transporte “não oficial”.

Restaurantes e Casas Noturnas – sempre é bom ligar antes e checar se é necessário fazer reserva. Nas casas da lapa, para garantir uma mesa é preciso reservar com antecedência e ainda assim chegar cedo.

Calor – mesmo no inverno, a cidade tem seus dias de calor intenso. Água, óculos escuros, boné e protetor solar são itens de primeira necessidade.

Compras – pergunte sempre os preços antes de comprar algo ou usar algum serviço. Em alguns casos, pode negociar sim.

Para ver mais fotos desse roteiro, olhe o post Série Imagens: Rio de Janeiro. Outra dica de roteiro no Rio para um fim de semana no post Mais um fim de semana na cidade maravilhosa.

Uma opinião sobre “Um fim de semana no Rio

  1. Pingback: Guia de Viagem para o Rio de Janeiro | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s