Mais um fim de semana na cidade maravilhosa

Rio de JaneiroPra curtir o Rio de verdade é preciso bem mais de 1 fim de semana. Mas com pouco tempo já dá pra ter ideia do porquê da cidade ser considerada maravilhosa. Fiz um roteirinho do que eu considero imperdível. Partiu?

Sábado: Floresta da Tijuca + almoço no Jóquei ou baixo Gávea + Jardim Botânico + pôr-do-sol na Lagoa com lanche ou jantar

Domingo: Pedra Bonita + praias da Barra até Grumari + futebol no Macara ou feijoada em escola de samba

Sábado

Acorde cedinho pra curtir a natureza! Vamos partir direto pra Floresta da Tijuca,que faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Com quase 4mil hectares de área e 4 setores, é o parque mais visitado do Brasil. Funciona todos os dias de 8 às 17h.

A entrada fica na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista, com acesso pela Estrada do Alto, tanto vindo da Tijuca quanto da Barra da Tijuca e Itanhangá. Pode-se chegar de carro, moto, ônibus… Ou agências de turismo.

O parque é enorme, mas há trilhas desde 500m de caminhada até um dia inteiro para chegar nos picos mais altos. Refresque-se na Cachoeira das Almas a 3Km da entrada do Parque, que tem banho liberado. Pra quem é mais relax, há áreas de pic-nic e churrasqueiras, centro de visitantes com exposição, restaurantes e construções históricas. Para os mais preguiçosos, ou com dificuldades de acesso, dá pra passear sem sair do carro. De uma forma ou de outra, sinta o frescor do ar, e faça silêncio para observar os moradores que sempre aparecem: esquilos, macacos, cutias, centenas de aves… Nunca os alimente, ok?

Trilha e animais da Floresta da Tijuca

Trilha e animais da Floresta da Tijuca

Saia da Floresta e siga pela Estr. da Vista Chinesa (no Alto mesmo) para São Conrado e depois pro Jardim Botânico. A estrada é linda! No caminho, passaremos pela Mesa do Imperador e pela Vista Chinesa. 2 paradas obrigatórias para apreciar a vista.

Mapa da estrada e a Vista Chinesa

Mapa da estrada e a Vista Chinesa

Continue descendo até o Horto e vai chegar no Jardim Botânico. O estacionamento costuma ficar cheio aos fins de semana, então deixe o carro no Jockey e de quebra curta a pista de corrida de cavalos.

Parada para almoço: sugiro Porcão Gourmet no Jockey mesmo, com o imperdível churrasco carioca mais um buffet bem variado. Ou várias opções no Baixo Gávea para não gastar muito. Fica do outro lado da rua, na Praça Santos Dumont, bem em frente ao Jockey.

Depois do almoço, vamos curtir o melhor lugar do Rio (ok, sou suspeita em falar isso): o Jardim Botânico do Rio, o único de administração federal no Brasil. São 54ha de área visitável, segura e bem cuidada. Há banheiros, lanchonetes, bebedouros e lojinha de souvenir. Não deixe de ver a aléia de palmeiras-imperiais, o chafariz central com uma linda vista do “suvaco” do Cristo, o Lago Frei Leandro, o orquidário e bromeliário.

Lago Frei Leandro no Jardim Botânico do Rio Janeiro

Lago Frei Leandro no Jardim Botânico do Rio Janeiro

Saia andando do Jardim, beirando o muro do Jóquei, e chegue a Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma linda vista. Dá pra andar de pedalinho no espelho d’água, dar uma caminhada, dar a vota na Lagoa, andar de patins, skate, bike… (Em dezembro, ver a árvore de Natal). Faça um lanche ou jantar num dos quiosques na beira da lagoa e curta o pôr-do-sol.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas

Ainda tem disposição pra uma night? A Barra da Tijuca oferece mil oportunidades, de barzinhos, shoppings, cinemas e teatros, a boates. Ou um passeio pela orla e lanche da madrugada no quebra-mar do posto 1.

Domingo

Pedra Bonita

Pedra Bonita

Para chegar na Pedra Bonita (que também pertence a um dos setores do Parque Nacional da Tijuca) você deve ir até São Conrado, pegar o sentido Barra da Tijuca e subir a Estrada das Canoas, a direita após o mercado Zona Sul. Suba direto e pegue a 1ª entrada a esquerda onde há uma guarita. É uma pista única, calçada, com uso nos 2 sentidos, então é costume subir ou descer buzinando para avisar. Pare no estacionamento e pegue a trilha leve de 40 min a pé. A vista de lá de cima, pra Zona Sul e pra Barra, é fantástica. Na volta, vá ver a rampa de vôo livre. Se tiver coragem, salte de asa-delta ou parapente.

Vamos completar a manhã na praia da Barra da Tijuca. Curta a praia, o banho geladinho e não deixe de provar os quitutes-de-praia: biscoito O Globo, Mate Leão de barril com limão, empada Praiana e sucolé de fruta. Depois continue pela orla passando pelo Recreio, Pontal, Prainha e Grumari. Almoce em um dos quiosques ou nos restaurantes da orla do Recreio (posto 10) e aposte num prato com frutos do mar.

Praias de Grumari e Prainha, e a linda estrada de acesso

Praias de Grumari e Prainha, e a linda estrada de acesso

O programa para fim de tarde vai depender do calendário: futebol no Maracanã ou feijoada em escola de samba. 2 clássicos cariocas imperdíveis. Consulte o calendário da temporada de futebol (ou o blog Maracanã on line para mais dicas) ou o site de sua escola preferida. Prefira transporte público ou táxi. E aproveite!

Clássicos cariocas: Feijoada e Maracanã

Clássicos cariocas: Feijoada e Maracanã

Dicas Importantes!

Hospedagem – Esse roteiro é melhor aproveitado se você se hospedar na Barra da Tijuca ou arredores.

Transporte – Pode usar o carro para esse roteiro, menos no domingo a tarde. Vá para o Maracanã usando transporte público (saiba mais aqui). E para a Escola de samba também prefira transporte público, porque uma feijoada é sempre bem acompanhada por caipirinha… e álcool e direção não combinam. Além do mais, os estacionamentos são escassos no entorno das escolas.

Mais fotos desse roteiro no post Série Imagens: mais do Rio de Janeiro.

Leia também:

Uma opinião sobre “Mais um fim de semana na cidade maravilhosa

  1. Pingback: Guia de Viagem para o Rio de Janeiro | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s