Primeira vez em Portugal

Meus avós eram portugueses. Cresci com aquele sotaque lusitano embalando os almoços de domingo. Não podia ser diferente, conhecer Portugal era um “sonho” que ia muito além da simples vontade de visitar um novo país. Portugal fazia parte da minha história.

Aproveitei a visita dos meus pais aqui na Suíça e programei uma viagem de 4 dias até Lisboa. Me surpreendi com a cidade. Esperava um lugar mais “castigado” pela crise europeia, mas encontrei uma Lisboa lindíssima, cheia de história e personalidade.

Quantos dias?

Foram quase 4 dias completos, divididos assim:

1º dia – Lisboa (½ dia)
2º dia – Sintra, Cascais, Cabo da Roca e uma passada rápida por Estoril
3º dia – Évora, Vinícola no Alentejo e Monsaraz
4º dia – Lisboa

Outro “bate e volta” que muita gente faz é o roteiro Fátima/Nazaré/Óbidos. Como não tínhamos tanto tempo, dispensamos este.

Se foi bom? Foi ótimo, mas eu incluiria mais 1 dia em Lisboa (pelo menos). A cidade é relativamente grande e suas ruas estreitas e cheias de casinhas com azulejos merecem uma caminhada sem pressa. Por falar em caminhar, prepare as pernocas. Lisboa é cheia de ladeiras, deve ser pra compensar a deliciosa culinária local.

Preços e Localização

E por falar em comida, Lisboa é um dos lugares com melhor custo-benefício na Europa. Com 10 a 20 euros é possível comer em um bom restaurante, com vinho incluído. Logo que chegamos, encontramos um restaurante simples na região de São Bento. Simples, mas super gostoso. Lá eu comi um prato de bacalhau grelhado com batatas por apenas 6 euros (!!!). E era um “senhor” pedaço de bacalhau.

Doces Portugueses

Outros preços bastante convidativos são os valores de hospedagem. Como estávamos em 3, optei por alugar um apartamento na Região de São Bento/Príncipe Real (em frente ao Parlamento e a cerca de 1km da badalada Baixa-Chiado). A diária foi 88 euros, em apto de 2 quartos que poderia receber até 6 pessoas. Estávamos bem no centro, mas felizmente a rua era bem silenciosa. Super recomendo a região para quem quer boa localização e tranquilidade. Quanto mais perto da Baixa, mais agitação e mais barulho durante a noite.

A vista do apto – Parlamento Português

Transporte

Como estava com meus pais, optei por contratar um tour de carro (fechei os passeios com a Tempo Vip e super recomendo). Para Sintra e Évora acho até que o carro seja a melhor opção. Mas no caso de Lisboa, a gama de transportes da cidade te leva a todos os pontos principais da cidade. Pegue o famoso Elétrico 28 (um simpático bondinho amarelo) e faça o circuito turístico de Lisboa. Cada trajeto custa aproximadamente 1,25 euros. Caso queira descer e subir várias vezes pra conhecer os pontos principais, compre o passe diário (6 euros) que dá acesso ao ônibus e metrô também.

O Elétrico 28

Segurança

Segundo os portugueses, Lisboa é hoje uma cidade bastante segura. Você pode caminhar a noite pelas ruas sem grandes problemas. Só fique atento aos pequenos furtos de “mão leve”, principalmente no Elétrico 28 e nas atrações turísticas, onde os viajantes estão mais distraídos.

3 opiniões sobre “Primeira vez em Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s