Alugando carro na África do Sul

P1260847

““Objects in the mirror may appear more distant and smaller than they are”

Vale muito a pena alugar carro na África do Sul, principalmente para pegar a Garden Route, Panorama Route e o Kruger Park. A mão inglesa não é um obstáculo e em pouco tempo você já se sente seguro. Pode ir sem medo! (Aluguei carro automático e umas 20 3 vezes acabei metendo o pé esquerdo no freio procurando a embreagem, fazendo o João voar no painel, mas tudo bem, rsrs)

Você pode alugar em uma cidade e devolver em outra, pagando uma pequena taxa (nós pegamos em Cape Town e devolvemos em Port Elizabeth e depois em Nelspruit para devolver em Jo’burg). Basta ter a carteira de habilitação internacional, passaporte e cartão de crédito liberado para uso internacional.

Polo alugado na Avis, posando no meio do Kruger

Polo alugado na Avis, posando no meio do Kruger

Alugamos em 2 agências diferentes, um na Tempest Car Hire, empresa local, que foi óoootima! Carro automático, GPS da Tom Tom muito eficiente, entrega super facilitada, e o melhor: menor preço! O 2º carro só conseguimos alugar na Avis (*) e não gostamos tanto, o GPS modelo antigo da Garmim nos deu trabalho e fez a gente se perder em Johanesburgo, atrasando a entrega do carro por 2h. Isso nos gerou mais complicações, e pagamos um preço bem maior mais multa por atraso. Já a Tempest não se preocupou com hora de entrega, desde que não ultrapassasse a diária.

.

Kia Cerato e o GPS Tom Tom alugados na Tempest (com ótimo atendimento!): apaixonei!

Kia Cerato e o GPS Tom Tom alugados na Tempest (com ótimo atendimento!): apaixonei! Note que estou do lado direito do carro!!!

(*) Reserve seu carro para aluguel com antecedência, principalmente em cidades menores. Ficamos 1 noite em Nelspruit porque não havia carros disponíveis em nenhuma das 5 agências do aeroporto. E não há táxis na cidade!!! Passamos um certo desespero com medo de perder as reservas do Kruger (já tínhamos perdido a chance de conhecer a Suazilândia), até conseguir um carro na Avis da cidade.

As estradas são muito boas, bem asfaltadas e sinalizadas (embora algumas placas possam estar em africâner e não em inglês, rsrs), o que deixa a viagem bem confortável. As piores estradas pegamos na Panorama Route, com trechos sem acostamento e com buracos na pista, mas ainda assim são muito melhores que as estradas brasileiras.

Vai pra ooonde???

Placas em africâner: Vai pra ooonde???

Ainda, se for visitar outros países com o carro alugado (como queríamos ir a Suazilândia, mas o atraso no aluguel nos fez desistir) basta apenas informar no momento do aluguel para a agência fornecer os documentos necessários.

Só um detalhe importante: os postos de gasolina não aceitam cartões de crédito, ok? O pagamento é em cash.

Só um carro no Kruger pode te proporcionar isso: chegar bem próximo e em segurança de girafas, zebras.

Só um carro no Kruger pode te proporcionar isso: chegar bem próximo e em segurança de girafas, zebras.

Curiosidades sobre o aluguel de carro: as agências não cobram que você entregue o carro lavado e limpo. Muitas nem vistoriam o carro na entrega, e chegam a ter apenas uma caixinha pra você devolver a chave do carro e ir embora. Achei isso looouco! Mas na África do Sul parece ser assim: todos são muito educados e respeitosos, então existe uma confiança de que você faça o mesmo.

Chegar bem próximo e em segurança de 3 dos "Big 5" (elefante, rinoceronte e búfalo). Fique o tempo que você quiser... Não troco o self drive por nenhum safari guiado! ;)

Chegar bem próximo e em segurança de 3 dos “Big 5” (elefante, rinoceronte e búfalo). Fique o tempo que você quiser… Não troco o self drive por nenhum safari guiado! 😉

Veja o roteiro completo da África do Sul aqui.

13 opiniões sobre “Alugando carro na África do Sul

  1. Cris, bom dia! Eu e uma amiga estamos indo para a África do Sul em Maio do ano que vem e queremos alugar um carro para irmos de Joanesburgo até a Cidade do Cabo, passando por Port Elizabeth. Queremos alugar com antecedência e encontrei preços muito atrativos nos sites de reserva, mas as dúvidas são imensas. Por exemplo: tenho 23 anos, acredita que encontrarei algum problema para realizar o aluguel (nos sites só menciona a proibição de alugar para menores de 18)? Além disso, em alguns sites mencionam que é pedido um depósito no cartão de crédito como forma de segurança, mas achei um pouco alto os valores, a partir de 16 mil rands. Pode me explicar essa questão de valores pra você? Obrigada!

    Curtir

    • Olá, Ananda. Tudo bem?
      Que delícia de viagem! Super recomendo!
      Acho que não haverá nenhum problema em alugar o carro com a sua idade não.
      Verifique se no valor atrativo de aluguel já está incluído o seguro. Tivemos um problema na Costa Rica com seguro obrigatório mas não incluso no valor do site, que quase inviabilizou a continuação da viagem. Mas quando alugamos (2 vezes) na África não houve problema nenhum. Só confira sempre.
      Sim, normalmente é pedido um depósito no cartão, muitas vezes maior do que o valor do aluguel total. O valor é devolvido no final, mas pode bloquear um valor considerável. Se você tiver mais de um cartão para usar na viagem, ótimo. Caso não, pode dificultar.
      Olha, dirigir de Johanesburgo até Cidade do Cabo via Port Elizabeth, vai ser bem demorado e cansativo. Tem certeza que vocês querem isso? Já visualizaram um mapa com as estradas, planejaram tempo e quantidade de dias?
      Eu não fiz o roteiro completo de carro. Dirigi entre Cidade do Cabo até Port Elizabeth, e entreguei o carro ali. Aí voei para Durban, e de lá voei para Nelspruit. Em Nelspruit peguei um carro de novo, passei 3 dias no Kruger, e então dirigi até Johanesburgo. E levei 20 dias para isso. Se fizerem o trecho entre Nelspruit e Port Elizabeth de carro, vai quase dobrar o tempo de viagem, ok? Tenham isso em mente. E por conta de tantos dias assim, o aluguel do carro tb sobe.
      Verifiquem se é isso mesmo o que vocês pretendem.
      Qualquer ajuda a mais que precisarem, estou às ordens.
      Beijo, Cris

      Curtir

  2. Boa Tarde Cris, estou indo agora em Dezembro para Joanesburgom kruger, suazilandia, nelspruit e pretória.
    Adorei sua postagem, bem simples…. Alugaremos um carro Manual, vc acha difícil se acostumar?
    Vi tb que a locadora pede um depósito no valor de 19000 Rands….Vc teve problemas com isso?
    Estão cobrando um absurdo tb para alugar o GPS…Conhece algum que possa ser instalado no iphone?
    Obrigado desde Já!
    Eduardo

    Curtir

    • Bom dia, Eduardo. Tudo bem?
      Ah, que viagem maravilhosa! Só o Kruger já vale! Queria muito ter ido a Suazilândia mas não deu tempo. Boa viagem! E na volta escreve dicas pra gente aqui.
      Olha, dirigi carro manual e automático na Africa, na mão inglesa. Não é difícil se acostumar não. Dava um frio na barriga quando a estrada estava vazia e vinha um caminhão, por exemplo, na pista contrária. Você fica perdido pensando “O que está acontecendo?” rsrsrs Mas quando a estrada está mais cheia, aí você segue e fluxo e vai tranquilo.
      As locadoras sempre pedem depósito/bloqueio. Inclusive aqui no Brasil. Mas na devolução estornam e fica tudo certo. Achei o aluguel de carros na Africa do Sul super tranquilo. principalmente o processo de devolução nada burocrático. rs
      Não aluguei GPS lá não. Eu baixei no ipad o aplicativo Sygic que funciona off line, não dependendo de rede. Funcionou tranquilamente. Uso ele em todas as viagens que faço. (Curiosamente apenas os mapas da América Central não estão disponíveis).
      Espero que as dicas te ajudem.
      Abraço e uma ótima viagem!

      Curtir

  3. Oi tudo bem ? estou indo para la agora dia 21 e vc falou que precisa de uma carteira de habilitação internacional , como assim?
    to preocupada… nos Eua e Europa é só a habilitação normal!
    me ajuda por favor
    Vamos alugar um carro em joanesburg para ir até o Kruger e lá fazer o safari
    Voce fez o safari de carro ou com os guias? se fez de carro, é de boa ? e como funciona lá dentro, tem placas? tenho medo de me perder lá dentro hahaha e outra coisa, vamos ficar num hotel a 1 Km do parque, quanto paga para entrar?

    e assim, o gps é super caro então? voce baixou esse aplicativo e funciona normal?? sem problemas de sinal ?

    Obrigada
    beijos

    Curtir

    • Olá, Ana Luiza.

      Sim, eu usei minha carteira internacional, pq vem em inglês e no mundo todo é aceita. Tirei no Dentran mesmo. Foi rápido. Procure tirar a sua logo. (Página do detran-RJ: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4646)

      Eu fiz o safari sem guia, eu mesmo dirigi. É tranquilo. Tem que respeitar o limite de velocidade, de 40Km/h em alguns trechos, por causa de possíveis travessias repentinas de animais, e para não os espantar. Afinal, você está lá para vê-los. Tem poucas placas, o principal é se guiar pelo mapa que eles te dão. Como as estrada tem pouquíssimas bifurcações, é fácil dirigir lá.

      Não me lembro mais o valor da entrada, mas era caro. A entrada + uma taxa diária de conservação do Parque.

      Olha, o GPS era caro e não vai pegar dentro do Parque. Lá dentro não tem sinal de celular, nem de internet, nada. Só o mapa em papel mesmo vai te guiar. Fora do Parque, o aplicativo funcionou perfeitamente. Dirigi o país quase todo com ele. Ele funciona offline, não precisa de sinal.

      Beijo e uma ótima viagem! 😉

      Curtir

  4. Olá Cris, tudo bom?

    Estou indo agora para a África do Sul e vamos alugar um carro. Sou a condutora principal, mas o cartão de crédito internacional para o caução não está no meu nome, ele é de uma pessoa, que vai estar comigo na viagem, mas não dirige.

    Acha que tem algum problema?

    Obrigada!

    Bjs

    Curtir

    • Olá, Letícia. Tudo bem, e com você?
      Olha, até aqui no Brasil, o cartão de crédito para caução no aluguel de carro deve ser do condutor. Só se essa outra pessoa também foi condutor, aí coloca ele como principal e você como secundária.
      Se ele não dirige, então tem que usar o seu cartão como caução.
      O pagamento pode até ser feito no cartão dele, mas o seguro caução só pode ser no cartão do condutor.
      Saco isso, né? Já tive problemas assim também pq o limite do cartão do meu marido é maior que o meu, mas ele também não dirige, nem tem mais carteira de motorista. :/
      Boa sorte.
      Beijos

      Curtir

  5. Cris, tudo bem?

    Qual carro você utilizou pra fazer o safari dentro do kruger? Foi o Polo que aparece nas fotos?

    Eu vou pra África do Sul em Agosto e queria alugar um carro menor, em função do preço, acha que carros menores aguentam as estradas internas e nos arredores do kruger?

    Ainda insistindo na história da caução que algumas pessoas perguntaram, tenho algumas dúvidas:

    1 – O estorno ou desbloqueio do valor, acontece automaticamente quando você devolver ou você pega algum recibo informando que tal procedimento foi feito?

    2 – Li algumas coisas informando que esse depósito só aconteceria em dinheiro, teve algum problema em usar o cartão?

    Dentro do kruger, perto dos animais, em algum momento você sentiu era uma opção insegura?

    Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s