Voando South African

IMG_1279-1Na viagem para a África do Sul, fizemos todos os nossos vôos pela South African Airways, incluindo os domésticos. Começamos saindo do Brasil por São Paulo e chegando na África do Sul por Johanesburgo, onde chegam e saem os vôos internacionais. Compramos o vôo com uns 3 meses de antecedência (*).

De Johanesburgo, nem saímos do aeroporto e embarcamos de novo para Cape Town. Não recomendo fazer isso. Foram muitas horas em vôos e aeroportos (Rio – São Paulo – Johanesburgo – Cape Town) e ficamos mortos de cansados. Durma uma noite e aí sim prossiga viagem.

Ao final da Garden Route, em Port Elizabeth, pegamos 2 vôos daqueles “adicionar destino”, que é uma escala estendida. O 1º foi um vôo de PE para Durban. Dorme uma noite. E depois um vôo de Durban para Nelspruit. Fizemos isso para conhecer Durban, mas ficou muito corrido e nem deu pra entrar no complexo Ushaka, então recomendo 2 noites.

Compramos pela South African também, mas eram operados pelas filiadas SA Expresso e Airlink. Nos aeroportos, a fila para check-in e despacho de bagagens são as mesmas da South African.

Avião pequeno, bagagem nos pés (conforto!!!), mas linda vista!

Vôo Port Elisabeth – Durban: Avião pequeno, bagagem nos pés (conforto!!!), mas linda vista!

O interessante desses vôos foi o tamanho dos aviões. Nunca havia entrado em aviões tão pequenos. Sempre gostamos de sentar bem no fundo do avião, mas nesses o “fundo” era nas fileiras 12 ou 13. E havia apenas 4 colunas de assentos por fileira, no vôo saindo de PE, ou 3 colunas, no vôo saindo de Durban. Os bagageiros eram minúsculos e nossa bagagem de mão teve que ir nos nossos pés porque não cabia. Mas tinham 1 corredor, 1 comissária de bordo e lanchinho servido!

Vôo Durban - Nelspruit

Vôo Durban – Nelspruit

(*) Tem uma história engraçada aí: na hora da compra, o site da South African pergunta sobre preferência na refeição, para o caso de haver restrição alimentar. Há opções de comida para bebês, diabéticos, sem glúten, lactose baixo, Hindu, judaica, muçulmana, baixo teor de calorias, colesterol ou sal,  e diversas opções de vegetarianos. Recomendo: para a opção “normal”, não selecione NADA! Nos vôos internacionais, selecionamos “baixo teor de colesterol”. Aí a aeromoça, em todas as refeições (foram 8h de vôo de ida, com jantar e café-da-manhã, e 10h de volta, com almoço e jantar), atendia as preferências primeiro, e chegava a nos acordar para entregar. Salada, prato principal (carne assada com molho e batata / frango apimentado e arroz ) e frutas de sobremesa. Beleza! Mas ficamos aguando os pratos normais dos vizinhos, com pelo menos 3 opções e sobremesa com doces com uma ótima cara! kkkkk Mas nos vôos domésticos havia bem menos opções de preferência no site. Aí não sei por que cargas d’água resolvemos experimentar e marcar: judaica e muçulmana. kkkkkkkkkk Ficamos mega apreensivos sobre o que seria servido. Eu estava tensa mesmo, porque na correria não deu tempo de almoçar e eu estava com fome. Quando a aeromoça foi servir, ficou procurando um casal bem incomum e achou estranho quando confirmamos que a comida era nossa. A comida muçulmana era bem parecida com o que foi servido no normal (batata chips, mix de castanhas e mix de frutas secas), mas o João se deu bem: o lanche judaico era melhor que o normal (pão salgado recheado e de sobremesa bolinho com chocolate e canela). Ufa! rsrs Mas na próxima vez, não vou contar com a sorte, não marcarei nada!

Surpresa (ma delas) em Nelspruit: aeroporto parece um quiosque! Fofo e minúsculo!

Surpresa (uma delas) em Nelspruit: aeroporto parece um quiosque! Fofo e minúsculo!

Veja o roteiro completo da África do Sul aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s