Manaus: dicas importantes para viajantes

Teatro Amazonas: símbolo do tempo áureo da borracha

Teatro Amazonas: símbolo do tempo áureo da borracha

Hoje faz 1 ano que cheguei a Manaus pela 1ª vez. Vim para passar férias, sem imaginar que poucos meses depois viria de “mala e cuia”. E me apaixonei!

Manaus é conhecida como “Paris dos trópicos” devido a intensa modernização da cidade durante a “Belle Époque brasileira” graças à borracha das seringueiras. Nessa época áurea, o norte do país era mais rico e desenvolvido que o sudeste e sul, pasmem! O saneamento, eletricidade e os bondinhos chegaram primeiro em Manaus. As damas da borracha vestiam a ultima moda de Paris, comprada lá. Durou pouco, mas deixou marcas como o Teatro Amazonas, diversos palácios e arquitetura das construções. Além da 1ª universidade do país: UFAM! (de 1909, quando tinha o nome de Escola Universitária Livre de Manáos, enquanto a UFRJ é de 1920!)

Localização de Manaus. Google

Localização de Manaus. Google

Hoje a cidade vive do pólo industrial e da Zona Franca, sendo a 6ª mais rica do país, e possui 2 milhões de habitantes. Isso mesmo mané! Há quem ache que Manaus é floresta e só tem bicho e índio. É uma cidade bem desenvolvida – uma mini-São Paulo – e para chegar na floresta é preciso pegar barco.

“Manaos” era o nome de uma das tribos indígenas que habitava a região e foi quase toda dizimada pelos portugueses, missões religiosas e crescimento urbano que se intensificou com a ditadura militar. Os sobreviventes contribuíram para a formação da maioria da população cabocla atual. Também vemos muitos nordestinos em Manaus, que chegaram incentivados pelo crescimento urbano no governo militar.

O Turismo na cidade gira em torno do Ecoturismo. São muitas opções e digo com toda a ênfase: VOCÊ PRECISA CONHECER A AMAZÔNIA!!! Venha de avião, de barco, ou até de cruzeiro (sim! O Rio Negro, que banha Manaus, é tão grande, largo e profundo, que dezenas de navios de cruzeiros acessam e desembarcam ali). Só não tem como chegar via terrestre, sorry! rsrs

ecoturismo-Manaus

Copa: Manaus será sede da Copa em 2014, e o estádio Arena da Amazônia foi construído onde era o Vivaldão (Estádio Vivaldo Lima). Ele se situa na Av. Constantino Nery no bairro Flores, próximo aos bairros Chapada, Parque 10, Vieiralves (N. Srª das Graças) e Adrianópolis, que são bons bairros para se hospedar. Do Hotel Caesar Business, por exemplo, dá pra ir andando.

Dicas sobre Manaus:

– Não há outono e inverno, em termos de temperatura. Por estar muito próxima da linha do Equador, faz muito calor. Menos que o verão do Rio, mas constante. 30ºC todo dia o dia todo. Não refresca a noite, não há brisa ou ventinho. A chuva não refresca. Nem o banho refresca!

Mala: não leve peso a toa com calças e casacos. Não há inverno, lembra? Qualquer época do ano, leve apenas shorts, bermudas, saias, regatas… E tênis. Para sapatilhas e sandalias, prefira as com palmilha de tecido, ou vai ficar escorregando. Sério, vai suar no pé e em todo o corpo, de escorrer!!! Relaxe e curta! hehe

Pegando chuva no INPA: senta e espera passar

Pegando chuva no INPA: senta e espera passar

Chove sempre e muito! Há o período chuvoso (Dezembro a Maio) e o período menos chuvoso (Junho a Novembro). A diferença é que no chuvoso vai chover TODO dia, muuuita água. No menos chuvoso chove alguns dias, menor volume de água. Não há hora certa pra chover. Pode chover várias vezes no dia.

– Carregue SEMPRE um guarda-chuva. Você sai com um belo sol e céu azul, mas vai cair toró a qualquer momento. E é um toró de encharcar até sua roupa de baixo e o tiver dentro da bolsa/mochila. Se não chover, pode ser usado como sobrinha para te proteger do sol.

Passeio de canoa por igapós: floresta inundada

Passeio de canoa por igapós: floresta inundada

Quando vir: depende do seu objetivo. Nos meses entre outubro e dezembro chove menos, o rio ainda está na vazante (seco), então é melhor para pescar, ver botos, ver as praias de rio e fazer caminhadas em terra firme. Já no auge da cheia (junho), com os rios bem altos, é melhor para fazer passeios de canoa na floresta inundada e ver animais que vivem na copa das árvores, como aves e macacos.

– Carregue também boné, protetor solar e água. Esqueça maquiagem e cremes, vão derreter e você vai ficar com cara de Coringa em The Dark Night.

– Locomover-se em Manaus é complexo. Já estou aqui há 10 meses e tenho dificuldades em usar os ônibus. Ninguém sabe informar que ônibus pegar se não for do seu roteiro diário (nem o jornaleiro! pode?), não há essa informação no Google Maps. As calçadas, quando existem, são esburacadas, ladrilhadas (chove sempre, lembra? é tombo na certa!), mega inclinadas ou com degraus surreais, ou estacionamento. Dificil! Se puder, recorra ao taxi.

Não há mosquitos em Manaus, como muitos pensam! A acidez do Rio Negro não deixa que os mosquitos se reproduzam bem nele.

Leia também:

– Turismo e ecoturismo em Manaus: 10 experiências imperdíveis na Amazônia

– O que e onde comer: Comidas e bebidas típicas de Manaus, e Restaurantes de comida regional.

– Onde se hospedar: Hotel Caesar Business, Hotel Tropical Manaus e o hotel de selva Amazon EcoPark.

39 opiniões sobre “Manaus: dicas importantes para viajantes

  1. Pingback: Guia de Viagem para Manaus | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

    • Olá, Cairo. Tudo bem?
      Eu não sei de qual hotel você quer informações, pois eu cito pelo menos 3 nesse post.
      É melhor você entrar no post de cada um deles, aqui no blog mesmo, que tem o link para os sites deles. E entrar em contato direto com os hotéis para ter os valores atualizados.
      Se precisar de mais alguma informação, estou às ordens.
      Abraço, Cris.

      Curtir

  2. Oi, adorei suas dicas! Estou indo para Manaus em Julho… 04 a 12… 5 dias vou ficar no Gran Amazon… Hospedar em Adrianópolis é melhor que no centro? Tem alguma rua ou local onde se concentram bares e restaurantes?
    Obrigada!

    Curtir

    • Olá, Gisele. Tudo bem?
      Você vai se hospedar no Grand Amazon? É o cruzeiro. Vc pretende pernoitar fora dele, é isso? Quer indicação de hotel?
      Se você tem como entrar e sair todo dia do cruzeiro, me parece uma boa opção. O porto fica no Centro. Dali você consegue acessar rápido todas as atrações da cidade, que em 1 ou 2 dias você conhece. E nos outros 3 dias recomendo conhecer um ou dois hotéis de selva (EcoPark e/ou Ariaú).
      Sobre os bares e agito noturno, há 2 opções melhores:
      – ou no Centro, ao lado do Teatro Amazonas (há um trecho fechado a carros, um quarteirão de rua de pedestre, com restaurantes e bares, onde às 4ªs feiras ocorre um showzinho de graça ao ar livre chamado Tacacá na Bossa, em frente a barraca de tacacá da Gisela)
      – ou em Vieralvez (um trecho do bairro Nossa Senhora das Graças), na rua Rio Branco e suas esquinas há grande concentração de bares com alto movimento principalmente nos dias de jogos e lutas, e às 6ªs feiras (happy hour).

      Portanto… para se hospedar em solo firme, recomendaria ou algo perto do Teatro Amazonas ou no Vieralves.

      Boa Viagem! Abraço, Cris.

      Curtir

      • Olá Cris, obrigado pelas dicas… estou considerando pra achar um hostel em algum lugar que seja mais badalado… vc tem whatsapp ?

        Curtir

  3. Oi Cris,tudo bem?

    Em setembro vou estar aí em Manaus e nos dois primeiros dias ficarei no Blue tree em Adrianópolis e não encontro um hotel para ficar próximo a praia de Ponta Negra assim que sair desse hotel.
    Os dois que encontrei são caros (Tropical e Suites Park)Vc sabe de mais algum?
    Obrigado!

    Emerson

    Curtir

  4. Tô suando só de imaginar. Lendo esta resenha lembrei de um repórter falando do tempo em julho deste ano e cito ‘Hoje o dia começou nublado com muito vento e frio, temperatura na casa dos 22° mas no decorrer do dia o sol aparece e deve chegar aos 35°, teremos ai um dia bem agradável para o Manauara’. PQP, 35° é agradável?. Bom, eu particularmente não aguentaria viver nesta cidade pois no verão paulista, com 32° já fico de mau humor. Mas uma coisa me chamou a atenção, a origem do nome da cidade. Convenhamos que é sempre a mesma coisa; expiação de pecados e alivio de consciência. Tipo, os europeus chegaram ai, mataram os índios, estupraram as mulheres (E depois mataram também), roubaram o que puderam e depois, com peso na consciência disseram ‘Vamos homenagear o bravo povo que aqui vivia e batizar a cidade com o nome de sua tribo em honra a tudo que fizeram’. Uma pena que coisas assim ocorram em praticamente todo lugar das Américas.
    Saudações aos Manauaras e Amazonenses.
    Ah sim, quanto a locomoção, tem o site http://www.onibusmanaus.com.br/ que pode ser de grande ajuda para quem usa os ônibus (Já que, claro, o monotrilho sairá do papel no dia que fizer frio em Manaus).

    Curtir

    • Ei, Claudinei. Tudo bem?
      Ótimos comentários, muito espirituoso.
      Ta suando de pensar? Imagina a gente aqui! kkkk Agora em agosto é o mês mais quente! Hj deu 37°C. Mas com a umidade, a sensação térmica passa dos 45°C fácil! Nunca vi 22°C aqui. Nunca desce mais de 25°C, é raro chegar a isso.
      Mas é o normal daqui, né? Por isso, o “agradável”.
      Sobre os índios, continua acontecendo. Antes eram os europeus, hoje são americanos, brasileiros, “antropólogos”, “missionários” de igrejas católicas e evangélicas… continuam levando doença para os índios, matando, estuprando, acabando com a cultura deles. Quando não chegam os grileiros, fazendeiros, madeireiros… Infelizmente nada mudou. Continuamos bárbaros. Já viu o documentário “Segredos da Tribo”, de José Padilha? Vale a pena ver, fantástico e estarrecedor.
      Enquanto isso, aguardamos o monotrilho e o frio. rs.
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Abraço

      Curtir

  5. Bom dia. Pretendo fazer um passeio entre o dia 13 e 20 de outubro. Já li varias dicas de passeios, gastronomia, recomendações sobre vestuários. Contudo, apreciaria saber sobre a questão da SEGURANÇA. Podemos passear nas ruas de manaus de dia e de noite sem grandes preocupações?
    Pode nos dar esta dica?
    Grato
    Claudio

    Curtir

    • Olá, Claudio. Tudo bem?
      Como em toda cidade grande, você deve tomar cuidados básicos de não usar joias nem manipular grandes quantias de dinheiro na rua. Mas considero Manaus mais segura que o Rio de Janeiro, por exemplo. Moro em Manaus há 3 anos e nunca fui assaltada, nem presenciei nenhuma cena, nem soube de nenhum amigo que passou por essa situação. Não quer dizer que não exista assalto, mas ocorre em menor frequência.
      Tudo depende também de onde você vai andar e de um pouco de sorte.
      Mas pode andar sim sem grandes preocupações.
      Abraço, Cris.

      Curtir

      • Por nada, Claudio.
        Só uma questão… Você vai ficar no ou próximo ao Hotel Bluetree? Ele fica no bairro Adrianópolis, próximo ao shopping Manauara (que eu considero o melhor de Manaus). É um ótimo bairro para se hospedar. Mas… não fica perto do Teatro nem do Centro da cidade, ok?
        Abraços, Cris

        Curtir

      • De taxi sim. rs De ônibus não. De carro (alugado) médio, pq o GPS normalmente não é atualizado e manda entrar em ruas sem saída ou contra-mão.
        A vida noturna “melhor” de Manaus (claro que isso depende profundamente de gosto, de pessoa pra pessoa) é na 4ª feira a noite no Centro (na praça em frente ao Teatro ocorre o Tacacá na Bossa, com shows de graça) ou nos bares do bairro Vieralves (assim tudo junto mesmo, principalmente na Av Rio Branco e algumas transversais) com muitos bares onde o pessoal vai assistir jogos, lutas e alguns bares tem música ao vivo.
        Vieralves fica bem perto de Adrianópolis. O táxi fica bem barato, no máximo R$10-15.

        Curtir

  6. Olá, Estivemos em Manaus durante 10 dias e não foram suficientes para curtir todos os atrativos.
    Fiquei hospedado no Hotel Tropical, claro para curtir mais de perto o Rio Negro, o por do sol e poder fazer aquele passeio maravilhoso de bimotor sobre o encontro das águas e a cidade de Manaus.
    Apesar da distância do centro da cidade, embora para os paulistanos levar 40 minutos em 23 kms é fichinha, não nos constrangemos em andar de “buzão” à R$3,00. Praticamente tudo que fizemos foi de transporte público, onde pudemos interagir com os cidadãos e cidadãs da cidade.
    Fizemos diversos passeios através das empresas de turismo local, com custo menor se contratado num pacote de viagens.
    Fomos até o Distrito Industrial nas fábricas de relógios Dumont e Champion, valendo a pena comprar a um valor bem reduzido em relação aos shoppings e lojas em outras cidades.
    Estivemos no centro, no mercando central.
    Dica: Ao percorrer as ruas do centro não ostentar jóias, relógios que chamem a atenção. Previnam-se, de resto é tranquilo a caminhada e efetuar compras nas lojinhas.
    Não deixar de conhecer as cachoeiras, embora no período de outubro as águas estão baixas, recomendaram o mês de junho a agosto para contemplar uma maior beleza. Isto não tirou a beleza dos locais.
    Ir conhecer uma tribo indígena e interagir não tem preço.
    Ver o boto cor de rosa, não tem preço,
    Comer as comidas tipicas, tomar os sovertes de cupuaçu e graviola…. não tem preço.

    Valeram as dicas da Cris que nos ajudaram muito em decidir viajar para o Amazonas..

    Vale a pena.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  7. Cris, estou indo conhecer Manaus e estou na dúvida quanto a região a se hospedar. Me falaram para ficar no centro, perto do teatro Amazonas, mas meu foco é nos bares e vida noturna. O que voce me recomenda ? Quero conhecer a culinária local também é claro e alguns passeios turísticos, mas sendo que o foco é nos bares, qual região vc me indica melhor custo-benefício ?

    Curtir

    • Olá, Rodrigo. Tudo bem?
      Como seu foco é a vida noturna, recomendo mesmo ficar no Centro próximo ao Teatro Amazonas. Os melhores e clássicos bares ficam ali no entorno.
      Ali, há também hostels e hotéis com preço em conta.
      Boa viagem e que você curta Manaus!
      Abraço

      Curtir

      • Obrigado Cris, agora fico mais tranquilo. Sabe me dizer um hostel bom custo-benefício ali perto ? Outra dúvida que eu tenho, compensa alugar um carro no aeroporto ao chegar ? Fiz uma simulação aqui e reservando antecipado sai a 77 a diária. Como vou ficar 9 dias, eu gastaria em torno de 700 com o carro, fora gasolina. Em virtude do transito e preco dos taxis, compensa ? Pelo que percebi, só uma ida do aeroporto ao centro já pagaria uma diária né…

        Curtir

      • Oi, Rodrigo. Tudo bem?
        Olha, nunca me hospedei no Centro. Não te dizer sobre um hotel lá, desculpe. Melhor conferir no Booking algum bem pontuado.
        Sobre alugar o carro, para chegar e sair seria interessante sim (o táxi do aeroporto é tabelado e cobra salgado). E você pode aproveitar para fazer passeios mais afastados, em outros municípios (cachoeiras em Presidente Figueiredo, praia de rio em Iranduba, …). Use o waze no celular para passear na cidade (praia de Ponta Negra, zôo do CIGS, Bosque da Ciência no Inpa). Só os dias que você fizer passeios no Centro ou pegando barco do porto, que o carro vai ficar parado.
        Ah, busque um hotel com estacionamento.
        Abraço

        Curtir

  8. Oi, Cris. Muito legal sua ideia de ajudar os outros com suas dicas!!!
    No final de abril irei a Manaus para apresentar um trabalho. No site do evento tem a programação com o endereço da SEMED. Qual seria o melhor bairro para eu me hospedar e ir de ônibus para o evento? Um bairro que também seja seguro, se possível. Você saberia me informar? Abraços, Jane

    Curtir

  9. Oi Cris ,estou indo com um turma enorme na semana santa p Manaus,como está esse período muito quente?? devo levar roupas leves?? a noite galera sai despojada ou mais arrumada?? Já peguei várias dicas aqui com vc,obrigada,quero saber um pouco mais,abraço!

    Curtir

    • Olá, Ana Claudia. Tudo bem?
      Olha, Manaus é sempre quente e úmido. Portanto, leve só roupas leves, pra qq época do ano, ok? Mesmo a noite.
      Justamente por ser muito quente, ninguém se arruma demais, e nem usa maquiagem demais, porque você acaba suando. Então pode apostar em visual mais despojado.
      Espero que as dicas te ajudem a aproveitar e curtir Manaus. Boa viagem!
      Abraço

      Curtir

  10. Oi, adorei as dicas. Vou seguir tudo.
    Estou indo meado de junho e vou ficar na casa de uma amiga por 5 dias. Queria saber mais ou menos o quanto $$ que devo gastar, tentando fazer todos os passeios. Vi que a maioria dos locais tem que pagar a entrada.
    Desde já obrigada, Juliana.

    Curtir

    • Oi, Juliana. Tudo bem?
      Que legal que você está indo pra Manaus! Fico feliz em ter ajudado com as dicas.
      Em junho o Rio Negro estará bem alto, então não deixe de fazer passeios de barco pelas áreas alagadas (igapós).
      Sobre grana é sempre uma resposta difícil. Depende dos passeios que pretende fazer, do meio de transporte que utilizará e também muito da alimentação. Comida em Manaus é cara, mesmo (ou principalmente) no supermercado.
      Mas sim, a maioria dos locais cobram entrada, mas a maioria também não é cara. Há os passeios gratuitos (Praia de Ponta Negra, e tantas outras praias de rio e “banhos”, parques como o Mindu que tem um café-da-manhã regional excelente, city tour histórico pelo Centro, etc.), e há os passeios baratos (assistir uma apresentação no magnífico Teatro Amazonas pode custar cerca de R$10!!!, entradas de atrações como o Bosque da Ciência e o Zôo do CIGS, etc.) para fugir dos gastos excessivos.
      Espero ter ajudado mais um pouco.
      Beijo, Cris.

      Curtir

  11. Cris, bom dia!

    Estou indo a Manaus a passeio em companhia de namorado. Iremos dia 03/09/2016. Tenho muita dificuldade/pavor em sentir calor pois tenho excesso de suor no rosto e pescoço. . Qdo saio driblo a situação buscando estar sempre em locais climatizados, uso leque sempre (virou meu acessório obrigatório)

    Preciso de sua ajuda pois, a essa altura vc já deve ter percebido, estou apavorada em relação ao calor daí. Preciso de dicas caso você possa e tenha como me ajudar. Não quero usar seu espaço e tempo para terapia (Rsrs constrangido) mas a situação é bastante complicada para mim. Detalhe moro na Bahia. Obrigada.

    Curtir

    • Ola, Etelvanira. Tudo bem?
      Olha, não tenho muito como te ajudar não. Apenas tento preparar psicologicamente os novos visitantes de Manaus. E incentivar o passeio. Apesar do calor, super vale a pena conhecer a cidade arredores. Ande com boné, chapéu, e água gelada em uma garrafinha, para ajudar a aliviar. E prefira passeios pelo Rio ou próximo a ele, na floresta ou em locais sombreados, como o Inpa, hotéis de selva, passeios de barco, praias de rio e flutuantes, vá a Presidente Figueiredo e suas cachoeiras… Tem bastante coisa para fazer e fugir do calor, sem ser ficar apenas em locais climatizados. 😉
      Boa viagem! Beijo

      Curtir

  12. Oie Cris, boa Noite!. Estou pensando em ir para Manaus fazer prova em fevereiro de 2017. Só sei que a prova será dia 19 de fevereiro mas não sei o local onde será aplicada. Sabe me dizer onde normalmente as provas de concurso são aplicadas ai ? E qual o melhor lugar para me hospedar a fim de facilitar o deslocamento, além de barato é claro ? Rsrsr.

    Curtir

  13. Oi Cris, vou pra Manaus em16/julho, gostaria de saber em relação a preços de passeios pelo rio, se é mais barato fechar com agencias ou ir no porto e negociar na hora?

    Curtir

    • Olá, Lucimar. Tudo bem?
      Que legal que você vai a Manaus. Aproveite a viagem!
      Eu nunca fechei passeios na hora lá no porto. Sempre usei uma agência e fechei antes.
      Abraços

      Curtir

  14. boa noite;sair de Curitiba congelante e ir para Manaus será algo surreal;em Setembro;tuas indicaçoes amei;só faltou falar sobre a zona franca;é facil trazer comprinhas ???krssconta mais sobre compras.bgd Maria Luiza

    Curtir

    • Olá, Maria Luiza.
      Será um choque de temperatura sim, rsrs. Mas Manaus é gostoso. Principalmente sua comida, seus peixes. Não deixe de provar pirarucu e tambaqui.
      Olha, a zona franca não é mais como era antigamente não. Nos shoppings há lojas da ‘Top Internacional’ onde você encontra importados estilo free shop. Principalmente perfumes. Chega a ser um pouco mais barato que o Duty Free do aeroporto, com a vantagem que o valor é em reais, pode pagar no cartão e parcelar, sem susto com variação de câmbio no fechamento do cartão. 😉
      Também gosto muito das lojas ‘Comepi’, só com cosméticos e produtos de beleza. São enormes! Nunca vi nada assim no sudeste.
      Abraços e obrigada pela visita ao blog

      Curtir

  15. Oi Cris, tudo bem? Então, vou aí com meus pais em outubro (e meu pai, além de idoso, é deficiente, com dificuldade para locomoção). Mas meu irmão mora no interior e eles querem passar ao menos dois dias em Manaus, para conhecer.
    Você teria dica de hotéis ou acomodações próximas ao aeroporto e também de passeios para fazer com eles? Gostam de comprar lembrancinhas para os netos e bisnetos e das belezas naturais da cidade.
    E eu gosto de vestidos e roupas típicas e frescas…moramos em Goiás e não é menos quente…só mais seco!
    A propósito, se puder indicar guias ou agencias que fechem pacotes aí agradeceremos demais, pois será pouco tempo (chegamos na quinta e partimos na terça da outra semana) e com a limitação de meus pais temos que otimizar a viagem.
    Grande abraço e obrigada demais!

    Curtir

    • Olá, Edna.
      Olha, Manaus não é uma cidade fácil para deficientes. Vão precisar se deslocar de carro mesmo, porque as calçadas são péssimas e o transporte público meio doido, sem horários certos, e que eu me lembre não há muitos ônibus adaptados.
      O aeroporto fica afastado do Centro da cidade. É no Centro, na beira do Rio Negro, que ficam a maioria das atrações (como o Teatro Amazonas) e os locais para comprar lembrancinhas. Do porto no Centro que saem os melhores passeios, de barco.
      A agência que usei algumas vezes é a Amazon Explorer, segue o site deles: http://amazonexplorers.tur.br/index.php

      Abraços e tenha uma ótima viagem e experiência em Manaus.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s