5 Dicas para viagens econômicas: planejamento e passagens

P1000012Algumas pessoas me vêem postando sobre alguma viagem ou publicando fotos e falam coisas como “Ta podendo, hein” ou “Ta chique agora!”. Pessoas, acordem é possível viajar bem e barato!

Então surgiu a ideia de publicar dicas para você se animar também a desbravar o mundo, mesmo sem ter “dinheiro sobrando”. Partiu? E, por favor, me deixe viajar em paz!

Nesse 1º post da série “Viagens econômicas” vamos falar sobre planejamento e passagens:

1º – Planejar o orçamento! É preciso ter em mente quanto você pode gastar e quanto sairia uma viagem para o lugar que você sonha, e ver se é possível casar os valores. Caso o custo do seu destino dos sonhos estoure seu orçamento, diminua o tempo de estadia, ou mude o estilo da viagem (trocar hotéis por albergues, por exemplo), ou mude o destino.

Guias, blogs, conversas com amigos... vale tudo no planejamento

Guias, blogs, conversas com amigos… vale tudo no planejamento

2º – Pesquisar muito. Hoje, com a internet, viajar pode custar bem menos do que você imagina, se usar a ferramenta certa a seu favor. Pesquise bastante (use as dicas seguintes) que você encontrará o que cabe no seu orçamento sem carregar dívidas por meses após a viagem. Mas vale também consultar amigos, guias de viagem, revistas especializadas…

3º – Como escolher quando e onde: Esqueça o “quero ir pro lugar X na data Y”. A não ser que você tenha filhos pequenos ou seja professor ou algo parecido (e assim fique preso a férias escolares), aí sorry! Mais do que optar por viajar em baixa temporada, é preciso certa flexibilidade na escolha de datas, pois 1 dia a mais ou a menos pode fazer grande diferença. Mas flexibilize também seu destino, escolhendo um lugar pela moeda ou hospedagem mais em conta, por exemplo. Mesmo que seja para um feriado, escolha pra onde e quando ir de acordo com as promoções disponíveis. Você pode se surpreender e passar 6 dias maravilhosos numa paradisíaca ilha caribenha quando pesquisava ir para Presidente Figueiredo (rsrs! Sério! Acabou de acontecer conosco!). E já foi o tempo que viajar pelo Brasil e de ônibus era mais barato. Esqueça! Muitas ilhas do Caribe, por exemplo, são beeeem mais baratas do que viajar pro nordeste!

4º – Por onde começar a pesquisa? Aposto nas passagens, talvez a maior porcentagem do total da viagem. Um site mudou nossas vidas: Melhores Destinos! Siga e receba em seu e-mail as dicas de promoções das empresas aéreas. Para melhor utilizar a ferramenta, não compre passagens com muita antecedência, não vale a pena. O melhor momento para comprar voos é 2-3 meses antes da viagem, mas você pode ficar de olho antes, as vezes rola promoções antecipadas. Também não deixe mais para cima da hora, com menos de 15 dias, porque é furada. Flexibilidade sempre: um mesmo trecho pode variar até 500%, então tente datas diferentes e evite 6ª e 2ª feiras, que possuem o maior fluxo. Sempre me surpreendo voando aos sábados, por exemplo.

5º – Usando as milhas e pontos do seu cartão de crédito a seu favor. Ah, pesquise também no site da companhia onde você possui programa de milhagens acumuladas (Ainda não tem? Ta esperando o que?). E aproveite para acumular mais voando, usando seu cartão de crédito no dia-a-dia, em empresas parceiras… As companhias aéreas mais usadas aqui no Brasil (TamGol e Azul) costumam fazer promoções para compra aos finais-de-semana, então crie o hábito de olhar (o Melhores Destinos costuma avisar das super promoções delas).

Algumas dicas de outros blogs:

Do Como planejar sua viagem: Uma calculadora de despesas de viagens

Blogs especializados em viagens econômicas: Onde viajar barato, Viagens para mãos de vaca, Across the universe

Incrível relato de uma garotA que viajou por 3 meses pela Europa sem dinheiro NENHUM: FALTA DE GRANA? PARE DE SE LAMENTAR E VIAJE MESMO ASSIM. Viu como não ter “dinheiro sobrando” não é desculpa? Partiu?

Leia também:

Uma opinião sobre “5 Dicas para viagens econômicas: planejamento e passagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s