8 Dicas para viagens econômicas: moeda e hospedagem

IMG_1007E aí, já se animou a desbravar o mundo também, mesmo sem ter “dinheiro sobrando”? Essa é a série “Viagens econômicas”, onde nos propomos a dar dicas para tentar reduzir os custos das viagens, mas não deixar de viajar por falta de grana. No post anterior falamos sobe planejamento e passagens, hoje vamos dar dicas sobre como economizar na viagem com a moeda local e hospedagem:

IMG_10011º- Moeda: para viagens internacionais, buscar o destino pela cotação da moeda local em relação ao real pode te beneficiar. Uma viagem para a Venezuela (com suas paradisíacas ilhas no mar caribenho, Isla Margarita e Los Roques) ou Argentina (que tal esquiar em Penitentes ou Bariloche?) pode ser absurdamente mais vantajoso que ir para Aruba ou Canadá para fazer os mesmo programas. Olhe em um conversor on line as cotações do dia, para ter uma ideia.

2º- Se não tiver como fugir do dólar ou euros nesses tempos de alta, vá comprando a moeda aos poucos por mês e fique de olho em dias de baixas.

3º- Evite usar o cartão de crédito no destino, devido a taxas e IOF. Temos conseguido melhores taxas fazendo saques no destino, no caixa eletrônico, direto na moeda local (funcionou super bem na África do Sul e em Aruba). Verifique a possibilidade pesquisando sobre o destino e com seu banco.

IMG_10104º- Hospedagem: Podem rivalizar com as passagens como a parte mais cara da viagem, por isso merecem uma pesquisa cuidadosa. Como fazer as buscas e reservas de hotéis: no Booking eu pesquiso os hotéis com diárias mais baratas no destino e data que eu quero (escolhidas após verificar as passagens). Ordeno pela localização de algum ponto específico (alguma atração ou bairro recomendados) e filtro os que possuem avaliação acima de “Muito Bom” (8,0). Vejo os melhores hotéis, abro o mapa que mostra todos eles e seleciono os melhores pela localização. Aí vou no Tripadvisor conferir as avaliações dele, se batem com o Booking. O Booking pode dar alguns descontos, mas antes de reservar sempre visito o site do hotel e confiro a diária. Sendo igual ou pouco diferente, prefiro fechar direto com o hotel.

5º- Não deixe de dar atenção aos B&B (Bed and Breakfast): são como uma pousadinha. Normalmente, são casas particulares com menos de 10 quartos disponíveis para uso comercial, onde você tem apenas 1 única refeição disponível, e é atendido pelo próprio dono. São ideais para pernoitar numa viagem se deslocando e costumam ser mais baratos. Usei e abusei na minha viagem para a África do Sul, nos percursos da Garden route e Panamorama route.

6º- Algumas pessoas ficam de olho também em sites de compra coletiva (como o Viajar BaratoViagens Coletivas, ou até os mais famosos e não específicos como Peixe Urbano e Compra Coletiva), mas eu nunca usei. Prometo que vou tentar e volto pra falar sobre a experiência.

7º- Não tenha medo de se hospedar em albergues/hostels! Muitos possuem quartos para 2 pessoas, com cama de casal e banheiro privativo. (Eu fiquei em um em Buenos Aires com 3 camas e banheiro privativo, que foi mão-na-roda). Os funcionários sempre dão informações e dicas de passeios em conta. Muitos albergues possuem agências low-cost associadas (em Mendoza, na Argetina, fizemos nosso passeio de esqui para Penitentes através do albergue). E muitos hostels têm sua própria vida noturna, com bares/restaurantes sempre animados.

8º- Outra categoria de hospedagem que vem ganhando adeptos é o CouchSurfing, literalmente “surfar no sofá”. Sofá da casa de pessoas… estranhas! kkk Pode parecer surreal, e é, mas no sentido bom! No site as pessoas disponibilizam seus sofás e são avaliadas constantemente por quem já surfou por lá, tornando a situação mais confiável. No post anterior falei sobre uma brasileira que passou 3 meses na Europa sem dinheiro assim. E há diversos relatos pela internet.

Algumas dicas de outros blogs:

Do Aprendiz de Viajante: Como conseguir upgrade gratuito em hotéisSites que dão descontos na reserva de hotéis

Do Viaje na Viagem: Reserve seu hotel pela internet

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s