10 Dicas para viagens econômicas: durante a viagem

economizarE aí que você não deixou de viajar por falta de grana, parabéns! Aproveitou as dicas anteriores para planejar a viagem, comprar passagens, escolher um destino de acordo com a moeda local e reservar hospedagem. Tudo certo para sua viagem econômica. Mas ainda há maneiras de reduzir os custos finais dela!

Essa é a série “Viagens econômicas”, e hoje vamos falar sobre economizar lá no destino, durante a viagem, com a alimentação, locomoção, passeios pelas atrações e compras.

Alimentação: É onde, normalmente, dá para economizar mais. Mas também é um gasto que não dá para prever certinho de antemão.

  1. Se o hotel for all inclusive, relaxe e passe para a próxima dica.

    Cozinha no quarto do Hotel Divi Aruba Phoenix

    Cozinha no quarto do Hotel Divi Aruba Phoenix

  2. Se tiver apenas café da manhã, aproveite bem essa refeição no hotel, e faça um almoço bem leve ou lanchinho (pode até fazer sanduíches e levar), e deixe para comer bem em um bom restaurante apenas no jantar. De quebra, não perde tempo no meio do dia entre uma atração e outra.
  3. Procure hotéis com uma mini-cozinha no quarto, como geladeira, microondas e até fogão. Albergues normalmente tem uma cozinha compartilhada. Comprar no supermercado e fazer sua própria refeição pode gerar bastante economia. Mesmo que não tenha cozinha, lanches comprados no supermercado (frutas, iogurtes, pães, frios, sucos, água, etc.) sempre serão mais baratos que em bares e restaurantes. Principalmente bebidas alcoolicas (vinho, cerveja) serão mais baratas se compradas em mercados, distribuidoras ou adegas, e geladas e consumidas no quarto do hotel.
  4. Refeições no hotel, principalmente no quarto, costumam ser mais caros que nos restaurantes em torno.Não tenha vergonha de olhar o cardápio antes de entrar.
  5. De modo geral, comidas e bebidas locais são mais baratas. Portanto nada de procurar japonês na Itália, vá de massas! Em Manaus, procure as frutas locais e experimente essas delícias, e esqueça banana-prata, maçã, …
As "crises" juntas, indo para Blumenau de excursão

As “crises” juntas, indo para Blumenau de excursão de agência de turismo

6. Locomoção: para esse item, cada caso é um caso. E mais uma vez é preciso pesquisar para ver o que é mais vantajoso em cada cidade: alugar carro (como na África do Sul), usar metrô e ônibus (como em Buenos Aires), usar taxis (como em Natal), caminhar (como em Paraty ou Aruba) ou procurar uma agência para um pacote.

Atrações: 7. Procure atividades gratuitas. Muitas cidades têm atrações gratuitas, como praias, parques, eventos culturais, feirinhas de rua, festivais abertos, shows etc. Algumas atrações são gratuitas ou com desconto apenas um dia na semana ou um determinado período (museus na Europa, carioquinha no Rio de Janeiro). Fique atento, pois essa informação pode lhe gerar uma economia considerável.

8. Eu costumo pesquisar atrações no Tripadvisor e montar meus roteiros a partir do Mochileiros.com e Viaje na Viagem. Neles você lê relatos de outros viajantes e pode também deixar seu relato. Nos 2 ultimos você pode interagir, fazendo perguntas. No Mochileiros.com existe a seção “Companhia pra viajar” onde é possível buscar parceiros. E no Tripadvisor você ganha milhas da Multiplus ao contribuir. Nem só de virtual vive o planejamento de viagens! Eu não abro mão de um bom guia (impresso mesmo, em papel, amo cheiro de livro!) como os da Lonely Planet. Não quer gastar com guias? Baixe aplicativos gratuitos no seu celular e partiu!

Compras: 9. Evite o cartão de crédito em viagens internacionais! Porque você fica refém da cotação do dólar no dia de fechamento da fatura, e ainda paga 6,8% de IOF.

10. Observe o limite de compras no exterior e no free shop para não ser pego pelas taxas alfandegárias (de US$ 500 cada, segundo a RF), e o limite de peso da bagagem em todos os seus vôos para não pagar excesso. Faça uma wishlist e lista de presentes e encomendas previamente e/ou e defina um limite de gastos diário para ajudar a não perder o controle e se manter dentro nos limites.

E boa viagem!!! 😉

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s