Ilha Grande: um paraíso a poucas horas da capital, no Rio de Janeiro

Ilha Grande 2004Pensa num lugar com muito verde, um lindo mar azul, mais de 100 praias, cachoeiras, onde carro não entra… Pensou? Esse paraíso existe! Fica há poucas horas da cidade do Rio de Janeiro, e se chama Ilha Grande.

Como chegar: Ilha Grande fica na Costa Verde, sul do estado do Rio, e pertence ao município de Angra dos Reis. Para chegar é preciso pegar uma barca em horários pré-determinados em Angra, Conceição de Jacareí ou Mangaratiba (veja horários e preços aqui), ou barcos particulares, que chegam até Abraão ou algumas outras praias. Não é possível chegar de carro, não há pontes ou balsas que levem. Se você estiver de carro, vai precisar deixá-lo numa dessas cidades (use estacionamentos pagos). Também pode ir de ônibus desde a rodoviária Novo Rio e não se preocupar (Viação Costa Verde, 2h de viagem, cerca de R$30).

Pôr-do-sol, visto do quarto da Pousada Camiranga

Pôr-do-sol, visto do quarto da Pousada Praia da Camiranga

Onde se hospedar: A maioria das pousadas e campings fica em Abraão. Mas há opções em algumas outras praias. Cuidado ao se programar em ir pro sul da ilha, próximo a Aventureiro, pois se o mar estiver muito agitado os barcos não conseguem chegar. Acampe apenas em campings autorizados.

Fui lá pela ultima vez no feriado de 7 de setembro de 2012 com meu noivo. Queríamos uma experiência mais romântica e tranquila, fugindo do agito da Vila do Abraão. Nos hospedamos na deliciosa Pousada Praia da Camiranga, na praia de mesmo nome, que fica na Enseada da Estrela. A pousada oferece translado em lancha própria em horário combinado desde a Marina Porto Real em Mangaratiba, onde há estacionamento gratuito. A diária inclui café e jantar feito pelo dono: um chef de cozinha.

Café da manhã gourmet da Pousada Camiranga

Café-da-manhã gourmet da Pousada Praia da Camiranga

Já acampei em Abraão algumas vezes. E já me hospedei em Dois Rios, mas estava pela faculdade no alojamento da UERJ. De todos esse locais (maravilhosos), Camiranga foi o melhor.

Clique para ver mapa maior

Clique para ver mapa maior

Passeios: Há passeios de escuna e lancha para a maioria das praias saindo de Abraão de manhã cedo, que devem ser agendados na véspera. Saídas de outros locais podem ser combinadas. Há muitas trilhas para diversas praias, grutas, cachoeiras e picos: verifique a distância, tempo e nível de dificuldade antes de se aventurar. A ilha é muito grande (não tem esse nome a toa) e dar a volta nela levaria pelo menos 5 dias com bom preparo físico (e autorização do INEA e Ibama para passar por áreas preservadas).Veja a localização das praias e enseadas, e as trilhas que as ligam num ótimo mapa aqui e aqui.

Para um período de 3 dias recomendo esse roteiro que fizemos, partindo de Camiranga:

  • Dia 1– Dia relax: Passeio a pé pela Praia da Camiranga e toda Enseada das Estrela (Pr. Perequê, de Fora) e trilha até o Saco do Céu, onde dá para fazer um snorkeling e ver estrelas-do-mar. Voltamos pela areia das Praias de Dentro, Raposinha, do Saco) e almoçamos num restaurante da Praia de Fora.
  • Dia 2– Nos unimos a outros 2 casais da pousada e fechamos um barquinho de passeio. Fomos à Praia do Pouso e, por trilha curta, para Lopes Mendes (considerada uma das praias mais bonitas do país e uma das 10 mais do mundo). Almoçamos em Abraão. Os passeios custam cerca de R$30/pessoa.
  • Dia 3– De novo passeio de barquinho com outros 2 casais. Lagoa Azul (ótimo snorkeling e muitos peixinhos, o passeio já incluía máscaras) e Freguesia de Santana (praia, trilha curta e igreja). Almoço na Pr. Fora de novo e a tardinha: hora de ir embora.
Lopes Mendes

Lopes Mendes

Lagoa Azul

Lagoa Azul

Freguesia Santana

Freguesia Santana

Canto esquerdo do Abraão

Canto esquerdo do Abraão

Quando me hospedei em Abraão, fiz as trilhas para 1) Canto – Abraãozinho – Palmas – Pouso – Lopes Mendes e 2) Praia Preta – Ruínas do Lazareto (um dos presídios que funcionaram na Ilha) – Cachoeira da Feiticeira, e 3) passeio de barco para Lagoa Azul – Lagoa Verde – Gruta do Acaiá.

Quando me hospedei em Dois Rios, além de curtir essa praia maravilhosa, os rios que desembocam em suas extremidades e as ruínas do famoso presídio Cândido Mendes que funcionou ali, fiz a trilha para Caxadaço e em outro dia para Parnaióca.

Dois Rios

Dois Rios

Restaurantes e noite: A maioria dos restaurantes fica em Abraão, onde também há farmácias, mercadinhos, agências de turismo e lojinhas de artesanato. A noite, em alta temporada, costuma rolar festinhas com muito forró por lá.

Dicas:

  • Não há caixas eletrônicos ou bancos na ilha. Leve o dinheiro que precisar do continente. Muitos estabelecimentos aceitam cartão de débito e crédito.
  • Leve repelente. E todo o “equipamento” de quem vai a praia: protetor solar, chapéu/boné, canga (não há aluguel de cadeiras e barracas).
  • A Praia de Abraão é considerada suja, porque muitos barcos ficam ancorados ali e a água acaba ficando com óleo. Não é nada comparada a praias no continente, mas com tantas outras praias lindas e super limpas na ilha, ninguém costuma tomar banho de mar em Abraão.
  • Em Abraão há carregadores de mala para as pousadas e campings, mas nenhuma fica a mais de 10 min de caminhada.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s