Carnaval 2014 no Rio de Janeiro

Carnaval de rua e os banheiros químicos!

Carnaval de rua e os banheiros químicos!

“Ô abre alas, que eu quero passar!” Está chegando o carnaval 2014, entre 01 e 04 de março. E o carnaval mais famoso do Brasil (do mundo?) acontece no Rio de Janeiro. Tem pra todos os gostos: Desfile de Escolas de Samba, blocos de rua, bailes em clubes, praia… Se você quiser curtir o carnaval carioca, reserve muito antecipadamente sua hospedagem e passagem, bem como ingresso e fantasia para o Sambódromo.

Quer ver o desfile das Escolas de Samba na Sapucaí? Confira no site da Liesa como comprar ingresso, que não é muito baratinho, mas há vários setores com preços diferenciados. Abaixo o calendário dos desfiles. O desfile das campeãs acontece no sábado dia 08 de março, e também é necessário comprar o ingresso, um pouco mais barato. Quer desfilar? Escolha a(s) escola(s) e acesse seu site, há o endereço de todas no site da Liesa. Está sem grana mas quer ver sua escola mesmo assim? Vá a um ensaio técnico ou ensaio na quadra, veja quando no site WikiRio.

Ordem e horário dos desfiles das Escolas de Samba na Sapucaí. Imagem: Liesa

Ordem e horário dos desfiles das Escolas de Samba na Sapucaí. Imagem: Liesa

Eu, vestida de índia, perdida num bloco no Humaitá

Eu, vestida de índia, num bloco no Humaitá

Blocos de Rua: o carnaval democrático! Em qualquer bairro, dia, horário… você vai dar de cara com um bloco. Não é necessário pagar nada, nem abadá. Há os mais cheios, mais vazios, para crianças, fantasiados, parados, andando, com carro de som ou não, os famosos e os família… Tem pra todo mundo! São centenas, muitos ao mesmo tempo, alguns já começam o “esquenta” em fevereiro, portanto veja o calendário no site do WikiRio e se programe com seus amigos. Esteja preparado para acordar cedo, pois muitos dos melhores blocos concentram até antes do divulgado para fugir do tumulto. Não deixe de tomar um café-da-manhã reforçado antes da bebedeira, para aguentar o dia todo e não estragar o carnaval dos amigos! Carnaval de rua no Rio é um carnaval matutino, poucos blocos saem a noite e nenhum entra a madrugada. Durma cedo para estar de pé no dia seguinte. A noitada na rua acontece pelos bares da Lapa.

Não esqueça de elaborar sua fantasia! Libere sua criatividade!!! No Saara você pode comprá-las prontas em tamanho adulto e infantil, ou encontrar os itens que precisa para montar a sua.

Bloco de rua típico: banda, galera e folia

Bloco de rua típico: banda, galera e folia

Dicas:

  • As praias estarão lotadas. Paciência! Leve sua canga ou cadeira, porque encontrar uma para alugar será impossível.
  • Esqueça o carro. Nada anda, pois várias ruas da cidade estarão fechadas ao trânsito para desfiles e bloco. Não tem onde estacionar. Fora que carnaval combina com cerveja, que não combina com direção. Use e abuse dos transportes públicos, principalmente metrô.
  • Prefira se hospedar na Zona Sul, que concentra os blocos mais famosos e animados, ou algum bairro perto do metrô.
  • Nós, as Crises do bog Pequeno Grande Mundo (eu fantasiada de empregadinha) e amigas no carnaval da Lapa

    Nós, as Crises do blog Pequeno Grande Mundo (eu fantasiada de empregadinha) e amigas no carnaval da Lapa

    Beba muita água sempre, abuse do protetor solar, e use bonés ou chapéus: esteja preparado pro calor! Ou pras chuvas-de-verão que sempre acompanham.

  • Se alimente bem entre uma folia e outra. É mais fácil encontrar vendedores de bebidas nas ruas, mas procure uma lanchonete próxima para forrar o estômago: sua pilha vai durar muito mais. Na Lapa e Copacabana, por exemplo, não há dificuldade em encontrar comida. Já no Aterro do Flamengo é tudo mais longe.
  • Não faça xixi nas ruas, canteiros, praia, … além de emporcalhar a cidade, a Prefeitura aplica “tolerância zero com os mijões”, que rende prisão e multas. Procure um banheiro químico. Mas não deixe ficar muito apertado, porque rola fila.
  • Também não jogue lixo no chão. Também é passível de multas. Se não houver uma lixeira próxima, leve a latinha vazia quando for comprar a próxima, na certa o ambulante tem uma lixeira.
  • Cuidado com sua segurança: leve pouco dinheiro e documentos, cuidado com câmeras e celulares, evite bolsas grandes (além dos mais, são desconfortáveis) e também não guarde nada nos bolsos traseiros de bermudas. Prefira pochetes ou similares! Eu sei, são cafonas, mas aproveite o clima descontraído do carnaval e saia fantasiado de brega! Ande em grupos, evite ficar sozinho.
  • Nada de brigas, né galera! Peça desculpas mesmo se você não for o culpado pelo esbarrão, dê um sorriso e siga o bloco! Alguém vai mexer com sua namorada, derramar cerveja em você, pisar no seu pé… se você se estressa muito com isso, fique em casa ou viaje para o Nepal. rsrs
  • bailes em clube famosos, como os do Scala, do Jockey Club, do Copacabana Palace, do Clube Monte Líbano… todos com preços bem salgados. Mas se você pode pagar, vale conferir pois são bastante tradicionais. Há atrações mais em conta na Lapa para quem quer curtir a noite.
  • E pra quem acha que carnaval é só pegação e que “amor de carnaval não sobe a serra”… posso afirmar que pode dar namoro (noivado, casamento) sim 😉

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s