É Carnaval no Brasil: onde ir (parte 1)

Carnaval-pgmHoje começa oficialmente o carnaval! Muitos foliões já estão com destino garantido. Mas para os atrasildos, dá tempo de resolver na ultima hora. Ou para os precavidos começarem a sonhar com o carnaval do ano que vem.

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. É comemorado por, pelo menos, 4 dias em todo o país: de sábado a terça-feira. Alguns foliões já incluem a sexta-feira anterior e emendam até o próximo domingo. E há cidades onde há folia o mês inteiro!

Vou listar aqui as folias mais agitadas e conhecidas no Brasil. Escolha a sua, ou nos dê dicas de outros destinos animados nos comentários.

Bloco de rua típico: banda, galera e folia

Bloco de rua típico: banda, galera e folia

Rio de Janeiro – O maior carnaval do mundo, segundo o Guiness Book, o Rio tem carnaval na Sapucaí, nas ruas, clubes, onde você procurar. Toda a cidade embarca no ziriguidum fulltime. Os blocos tomam as ruas da cidade, os mais famosos desfilam pela zona sul e centro, mas há blocos em praticamente todos os bairros. Há desde os mais tradicionais como o Cordão da Bola Preta, aos mais modernos como Monobloco e Sargento Pimenta, todos arrastando multidões. Há ainda carnaval de rua em quase todas as cidades do estado. O carioca costuma viajar pra Região dos Lagos, pra Serra ou pra Costa Verde, todas as regiões com ziriguidum garantido. Veja mais sobre o carnaval do Rio aqui.

Imagem: http://carnavalsalvadorbahia.com.br/

Imagem: carnavalsalvadorbahia.com.br

Salvador, Bahia – Impossível falar de Carnaval de rua no Brasil sem falar de Salvador, onde começa quinta-feira, durando quase 1 semana. Trios elétricos com cantores famosos percorrem três circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Seja com abadá, na “pipoca”, nos camarotes ou arquibancadas, é imperdível. Os mais procurados (e caros) são Chiclete com Banana e Asa de Águia, mas há blocos afro como Olodum e Timbalada, das musas Ivete Sangalo e Claudia Leite, e muito mais.

Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, Bahia – Muito axé, sol e praia garantidos! E as melhores atrações do carnaval de Salvador (e outras cidades) dão as caras aqui. Porto Seguro vem com tudo com seus blocos, trios e abadás desfilando na praia de Taperapuan. São 7 dias de folia: os 4 tradicionais mais 3 do CarnaPorto, que começa na quarta-de-cinzas. (Por isso muita gente faz a dupla Salvador-Porto, Arraial-Porto ou como eu já fiz: lhéus/Itacaré-Porto). O fervo de Arraial ocorre na Rua do Mucugê. Sobra folia até pra Trancoso, na Praça da Independência.

IMG_1012Olinda e Recife, Pernambuco – Esqueça o samba, em Pernambuco, o povo agita ao som do frevo e do maracatu. Entre as dezenas de blocos que desfilam pelas ladeiras de Olinda, os principais atrativos são os famosos bonecos gigantes fantasiados, ou mamulengos. No “Enquanto Isso na Sala de Justiça”, por exemplo, os bonecos são heróis como o super-homem. É pra pular de sombrinha na mão! Vizinho de Olinda, Recife também tem carnaval animado, concentrado no Centro Histórico. O Galo da Madrugada leva a marca de maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo (registrado no Guinness Book): são mais de 1,5 milhão de foliões pulando ao som de muito frevo. Tem também mais de 20 trios elétricos para você se esbaldar, além de palanques em diversos pontos. Leia mais sobre Recife e Olinda aqui.

Ouro-Preto-carnaval_2007Ouro Preto e Diamantina, Minas Gerais – Longe do litoral, os carnavais mais agitados estão nas cidades históricas de Minas. Não importa qual desses destinos, esteja com o preparo físico em dia: pela manhã dos 4-5 dias de folia, blocos sobem e descem ladeira entre as ruas estreitas e os casarios antigos das cidades. O público universitário é o foco na festa de rua de Ouro Preto, e as repúblicas estudantis hospedam os foliões e organizam os desfiles de blocos que usam abadás. Um dos mais tradicionais e disputados é o Bloco do Caixão. A noite em OP é comandada por festas nas Repúblicas e shows em palcos na cidade. Em Diamantina a folia fica por conta de vários palcos animados por bandas de vários ritmos, onde você pode fugir do vuco-vuco nos camarotes. A noite em Diamantina é animada por as duas famosas batucadas: a Bartucada e a Bat Caverna, na Praça do Mercado Velho.

Tem carnaval que não acaba mais, não é? Tanto que dividimos essa folia em 2 partes. Veja a continuação aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s