É Carnaval no Brasil: onde ir (parte 2)

Carnaval-pgmAlalaôoooo, mas que calooorrr… Hoje começa oficialmente o carnaval! Começamos a mostrar aqui para onde ir atrás da folia. Mas é folia que não acaba mais, não é? Tanto que dividimos essa folia em 2 partes. Veja a continuação:

Florianópolis e Balneário de Camboriú, Santa Catarina – A ilha catarinense, além de belas praias, conta com desfile de escolas de samba na Passarela Nego Quirido, festas de salão pelos clubes da cidade, além de marchódromos e blocos carnavalescos levando os foliões. O desfile mais aguardado é o do famoso Bloco dos Sujos. A praia é animada por bandas e djs. O carnaval de Floripa (maior carnaval eletrônico do mundo) é destino famoso para o público LGBT. Já Balneário de Camboriú bomba pela praia e o agito é ali na areia mesmo, como na Praia do Pinho. O que agita é a música eletrônica e sertanejo,

Imagem: Prefeitura de Fortaleza

Imagem: Prefeitura de Fortaleza

mas há blocos no Estaleirinho e Praça Almirante Tamandaré.

Fortaleza, Ceará – Mais uma boa dose dupla: carnaval + praia! Fortaleza tem pelo menos sete points carnavalescos, entre eles o Aterrinho da Praia de Iracema, a Praça do Ferreira e a Avenida Domingos Olímpio, onde desfilam os animados blocos, muitos ao som de Maracatu. Como acontece em quase toda a região nordeste do país, o Carnaval em Fortaleza não fica restrito a cinco dias: o pré-carnaval começa semanas antes, por todo o mês de fevereiro, ao som de variados ritmos: de bandas locais a músicos populares, samba, e muito forró.

São Paulo – A cidade que só trabalha pára para pular carnaval também! Tem desfile de escolas de samba no sambódromo, mas também tem blocos e bandas pelas ruas da cidade (veja aqui). Pelo litoral do estado as cidade de São Sebastião e Bertioga possuem carnaval animado, com praia e blocos de rua também. As autoras desse blog que vos fala já passaram carnaval lá juntas.

Carnaval 2008 em São Sebastião: as "crises" juntas

Carnaval 2008 em São Sebastião: as “crises” juntas

São Luiz do Paraitinga, São Paulo – São Luiz do Paraitinga resgata o tradicionais carnaval de marchinhas, saindo da Igreja Matriz da cidade. Os blocos são, na maioria, a fantasia. E o carnaval tem código de conduta registrado no “10 Mandamentos do Folião da cidade”: é totalmente proibido tocar axé, funk e pagode para alívio de quem curte um carnaval tradicional.

Manaus, Amazonas – Aqui (literalmente aqui, onde me encontro nesse momento) também se deixa o samba de lá, e agito é embalado pelo regional Boi-Bumbá. Manaus mistura a batida carnavalesca com as toadas de Parintins para criar o CarnaBoi. A folia acontece no sambódromo, com desfile de escolas de samba e também ao som de trios elétricos que são seguidos por uma multidão – já chegou a reunir mais de 200.000 pessoas. A Banda da Bica (no pré-carnaval) e outros blocos animam os foliões pelas ruas da cidade, além de bailes em clubes, hotéis e no Teatro Amazonas. Esse ano eu vou conferir e depois conto pra vocês 😉

E aí? Vai pular carnaval em algum lugar diferente no Brasil, com folia animada? Conta pra gente!

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s