Restaurantes de comida regional em Manaus

 

Banda de Tambaqui com acompanhamentos. O arroz pode ser branco ou baião de dois.

Já falei aqui sobre a deliciosa culinária de Manaus e do norte do Brasil. Peixes, frutas, iguarias divinas! Agora vim contar para vocês onde comer essas e outras delícias.

Os restaurantes que eu mais gosto em Manaus são:

Cachaçaria do Dedé – É um misto de bar e restaurante. Além das cachaças e cervejas artesanais, tem quase todos os peixes e pratos típicos, num ambiente descontraído. Rola ver as rodadas dos campeonatos de futebol na loja do Parque 10, ou aproveitar a loja estilo armazém (com deliciosas frutas cristalizadas) na loja do Shopping Manauara. Não deixo de levar meus hóspedes lá. Recomendo e acho um restaurante imperdível!

Cachaçaria do Dedé do Manauara Shop.: caipirinha de cupuaçú, Empório com cachaças e cervejas artesanais, e Amazon Beer de Açaí (Fotos da Vivi - uma de minhas hóspedes - e minhas).

Cachaçaria do Dedé do Manauara Shop.: caipirinha de cupuaçú, Empório com cachaças e cervejas artesanais, e Amazon Beer de Açaí (Fotos da Vivi – uma de minhas hóspedes – e minhas).

Recanto do Peixe, em Iranduba

Recanto do Peixe, em Iranduba

Recanto do Peixe – Possui loja em Manaus e Iranduba. Vou sempre no 2º, mas é necessário carro para chegar lá, atravessar a ponte e andar uns bons 20 e poucos Km. Eles fazem praticamente todos os peixes de diversas formas diferentes. Vale a distância. No caminho, pare na feira de frutas regionais na beira da estrada, são beeem mais baratas do que nos mercados em Manaus. Também vale a parada num dos “banhos” na estrada, que são áreas inundadas na época da cheia do Rio Negro, onde as pessoas tomam banho de sol, bem interessante!

Tambaqui-BandaTambaqui de Banda – Possui várias lojas, uma no bairro Parque 10, perto do Parque do Mindu, outra ao lado do Teatro Amazonas no Centro. É um restaurante conhecido e premiado. Provei, na 1ª loja, o bolinho de pirarucu, tacacá e costelas de tambaqui. Para beber, suco de taperebá. De sobremesa, torta de cupuaçú com chocolate. Mais recentemente, na loja do Centro, o famoso Tambaqui de Banda (foto). Hummm. O site do restaurante é bem interessante, pois tem o cardápio com preços.

Banda de Tambaqui com acompanhamentos. O arroz pode ser branco ou baião de dois.

Banda de Tambaqui com acompanhamentos. O arroz pode ser branco ou baião de dois.

Jakaru – Fica na praça de alimentação do shopping Amazonas, e serve a maioria dos peixes também. A dona é muito simpática, e a comida maravilhosa! Ótima opção para aquele dia corrido em que você precisa comer no shopping mesmo.

Banzeiro – Também é super famoso, premiado (e carinho), e costuma ter fila na porta. Fica em N. Srª das Graças. Tem todos os pratos típicos, com peixes, frutos do mar e carnes. Ele participa do Prato da Boa Lembrança, uma associação de restaurantes que fornecem anualmente uma receita especial que vem junto com um prato de cerâmica colecionável. No site há o cardápio.

Banzeiro e o Pirarucu com farofa de tucumã

Banzeiro e o Pirarucu com farofa de tucumã (Prato da Boa Lembrança 2014)

Zefinha_BistroZefinha Bistrô – Também fica em N. Srª das Graças, no Vieralves. No almoço de 2ª a sábado, funciona com buffet, com feijoada no sábado. No jantar e aos domingo, funciona a la carte. Ótimo cardápio com opções requintadas dos peixes regionais e carnes. Provei o magnífico filé de tucunaré com purê de banana-pacovã e purê de açaí (salgados! O de açaí parece um tutu de feijão, com gosto mais acentuado). Di-vi-no! Tão bom que nem comi os complementos de arroz branco, farofa Uarini e vinagrete. Depois comi o famoso Pirarucu de Casaca. Entrou pra minha lista dos restaurantes que mais gosto.

O restaurante, o pirarucu de casaca e o tucunaré ao encontro das águas.

O restaurante, o pirarucu de casaca e o tucunaré ao encontro das águas.

Waku Sese – em estandes em shoppings e no aeroporto, e lojas próprias com restaurantes, vários pela cidade. Serve, além de vários pratos salgados e lanches, um açaí mais parecido com o que estamos acostumados no sudeste (doce, com calda de guaraná e opções de frutas e granola), mas também outras opções regionais (grãos de tapioca, castanha).

Adoro ir aos domingos na feira da Rua Eduardo Ribeiro, bem perto do teatro Amazonas, comer os lanchinhos regionais (x-caboquinho, tapioca) e ver artesanato! Lá também várias das frutas regionais! 😉

Leia também:

3 opiniões sobre “Restaurantes de comida regional em Manaus

  1. Pingback: Guia de Viagem para Manaus | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  2. Cris,

    Segui a dica do blog e fui ao Tambaqui de Banda ao lado do Teatro Amazonas, gostei muito.
    O tamanho médio para 2 pessoas é uma porção considerável , assim o pequeno já seria suficiente.
    O sabor é excelente e a localização permite combinar a visita guiada e depois um almoço.

    Parabéns pelas dicas!

    Curtir

    • Oi, Vaneza!
      Obrigada pelo comentário. Dica importante essa da tamanho da porção. 😉 Valeu!
      O Tambaqui de Banda tb atende delivery. Quando pedimos o médio, sobra pro jantar, rsrs.
      Espero que a estadia em Manaus tenha sido ótima, apesar do calor!
      Beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s