Mais sobre a culinária típica do Amazonas: Festivais Gastronômicos

Falei num post anterior sobre as Comidas e bebidas típicas de Manaus. As pessoas gostaram e acessaram muito (obrigada!!!) e me pediram mais. Seu pedido é uma satisfação! 😉 Saí à caça de mais informações para vocês, leitores do PGM, mesclando comida com turismo através dos festivais regionais gastronômicos. Portanto, a maioria das informações aqui são de pesquisa, e eu não conheço ainda todos os municípios citados. Mas me deixou com água na boca, e pretendo visitar esses festivais.

Mapa dos Festivais Gastronômicos do Amazonas. Adaptado de Google Maps

Mapa dos Festivais Gastronômicos do Amazonas. Adaptado de Google Maps

P1210674-cupuacu

Começando pelas frutas:

A- Festa do Cupuaçu e Feira de Agronegócios: onde? Presidente Figueiredo quando? abril – maio, normalmente no feriado de Corpus Christi. Fica distante apenas 107Km de Manaus e chega-se facilmente de carro. Sede do ecoturismo da região, Presidente Figueiredo possui quase 100 cachoeiras. Na Festa do Cupuaçu, turistas podem degustar os frutos e vários quitutes preparados com ele, enquanto curtem shows. Paralela, é organizada a feira de agronegócios, voltada para o segmento rural. Em 2014, ocorrerá a 24ª edição da festa. (Mais sobre Presidente Figueiredo aqui, Divulgação oficial da Festa do Cupuaçu aqui)

B – Feira da Laranja, da Agricultura Familiar e Agronegócio: onde? Rio Preto da Eva quando? Agosto. Esta é uma cidade a apenas 85Km ao norte de Manaus, com muitos balneários públicos e cachoeiras. Chega-se de carro em 40 min. Além do turismo regional, a produção de laranja movimenta a economia local. A Feira da Laranja oferece shows, comidas típicas e feiras rurais. Em 2014 ocorre a 19ª edição.

C – Festival do Beijú: onde? Parintins quando? Setembro. Parintins fica a 369Km da capital. Para chegar é preciso pegar barco (bubuia) ou avião. O Festival é realizado na Agrovila do Mocambo e atrai visitantes dos municípios vizinhos com os deliciosos beijus, de origem cabocla. Já foi a maior festa do município, hoje perde em muito para o Festival de Boi-Bumbás.

Parece que há a Festa da Castanha, em Tefé, sempre em setembro. Mas eu não consegui muitas informações sobre ela. Se alguém puder colaborar…

guaranaD- Festa do Guaraná: onde? Maués quando? Final de Novembro. Possui lindas praias de rio, que aparecem somente entre setembro e janeiro (seca do rio). Maués dista 286Km de Manaus em linha reta, ou 356 km por via fluvial. Para chegar lá precisa pegar um ônibus de Manaus e até Itacoatiara (4h), e de lá, pegar uma lancha rápida (+5 h, mas a vista compensa). É conhecida como a “Terra do Guaraná”, por ser o maior produtor nacional. Realizada na Praia de Maresia, a Festa do Guaraná celebra a colheita do fruto, e mostra lendas, mitos e a cultura local em relação ao fruto. Há disputas de rainha e trajes típicos, premiações, apresentações de teatro e dança, shows, comida e bebida típica. O guaraná é exposto em estandes, em suas diversas formas de consumo. Em 2013, ocorreu em paralelo a Feira do Agronegócio e o Festival da Canção do Guaraná. Em 2014, ocorrerá a 35ª edição.

E – Festa da Bananaonde? Coari quando? dezembro. Coari ficou conhecida atualmente devido ao escândalo de pedofilia de seu prefeito. Ela fica a 363Km da capital e para chegar é necessário pegar barco ou avião. A banana-pacovã era um importante produto agrícola produzido na cidade. Mas a fonte de renda se modificou num últimos anos, tanto que essa festa desde 2000 é mais chamada de Festa do Gás Natural. Além das atividades petroleiras em Urucu, uma praga se abateu na cidade destruindo as plantações de banana.

Sobre os peixes: “A região amazônica é onde mais se consome peixe em território nacional. A média per capita ultrapassa os 200 quilos por ano.” (SNA) Os festivais gastronômicos refletem a cultura e turismo pesqueiros tão fortes na região.

C – Festival de Pesca do Peixe Liso: onde? Parintins, quando? Agosto. Ocorre na Comunidade do Paraná do Espírito Santo, com competições de pesca esportiva, regata, futebol e escolha da Garota Peixe Liso. Durante os 2 dias ocorrer também shows com banda locais. Em 2014 vai rolar a 24ª edição.

O bodó, ou acari-bodó, um peixe espinhento (por fora) e feinho.

O bodó, ou acari-bodó, um peixe espinhento (por fora) e feinho.

F – Festival Gastronômico do Bodó com farinha onde? Iranduba quando? início de novembro. Às Margens do Rio Solimões, o município se localiza a apenas 25Km de Manaus, com acesso de carro pela ponte sobre o Rio Negro. O Bodó é um peixe amazônico, apreciado na culinária cabocla. Há mais de vinte opções de pratos com o peixe, entre o X-Bodó, Kibodó, Bodó à Milanesa, caldeirada de Bodó, Bodó assado, empada de Bodó, Bodó de casaca, maionese de Bodó, vatapá de Bodó, e Piracuí de Bodó. O local do festival é o Big Bom da Várzea (início da Estrada da Várzea, próximo ao FRIUBA). Em 2014 rola a 11ª edição.

Leia também:

Uma opinião sobre “Mais sobre a culinária típica do Amazonas: Festivais Gastronômicos

  1. Pingback: Guia de Viagem para Manaus | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s