Cultura do Amazonas nos festivais e eventos

Festival de Ópera no Teatro Amazonas, Manaus

Festival de Ópera no Teatro Amazonas, Manaus

Quem quer visitar o Amazonas e aproveitar os eventos culturais do estado, confira essa agenda. É uma ótima maneira de conhecer também um pouco da cultura e gastronomia amazonense. Serve também para o pessoal local se programar, e não perder nenhum agito. 😉

Eu não conheço ainda todos os municípios. Essa lista foi gerada numa pesquisa que fiz enquanto montava o post anterior sobre Festivais Gastronômicos. Mas eu já estou morrendo de vontade de ir a vários eventos desses. Partiu?

Na capital Manaus:

  • Carnaboi no sambódromo (carnaval)
  • Festival Amazonas de Ópera, no Teatro Amazonas (segunda quinzena de abril ao fim de maio)
  • Festival Folclórico do Amazonas (junho)
  • Festival Internacional de Jazz (segunda quinzena de julho)
  • Boi Manaus (outubro)
  • Amazonas Film Festival (novembro)
Mapa do Amazonas com os principais municípios, onde ocorrem os eventos

Mapa do Amazonas com os principais municípios, onde ocorrem os eventos. Adaptado de Google Maps.

Festas no interior do Amazonas (em negrito, os eventos mais importantes de cada município):

A – Atalaia do Norte: Município a 1.136Km de Manaus, localizado no tríplice-fronteira com Colômbia e Peru. Principais eventos: Festa do Padroeiro São Sebastião (11 a 20 de janeiro), Festival Cultural (5 a 7 de julho), e o interessante Jogos das Três Fronteiras, com atletas do Brasil, Peru e Colômbia (13 a 15 de dezembro).

B – Tabatinga: Fica a 1.105Km da capital e faz fronteira com a Colômbia. Comemoram o Festival do Boi-Bumbá (junho), Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões (setembro), Festa dos Santos Anjos Miguel, Rafael e Gabriel (setembro), Festival da Canção (novembro).

C – Benjamin Constant: A 1.118Km de Manaus, localiza-se no Alto Solimões, entre Atalaia do Norte e Tabatinga. Festeja a Festa do Espírito Santo (maio), Festival Folclórico (junho), Festa da Padroeira N. Srª da Conceição (8 de dezembro).

D – Coari: presente nos jornais atualmente devido ao escândalo de pedofilia de seu prefeito, Coari se destaca pela produção de petróleo e gás natural em Urucu, que gera muitos royalties e pouco retorno para seus pobres habitantes. Coari possui como festejos: Festejo do Padroeiro São Sebastião (janeiro), Coarifolia (carnaval), Festival Folclórico e Festas Juninas (junho), Festa do Aniversário da Cidade (2 de agosto), Festival da Música Popular (outubro), Festa da Banana e Festa do Gás Natural (dezembro).

E – Barcelos: Conhecida no Amazonas por suas belas praias (de rio), possui a maior cachoeira do país (365m de altura) na Serra do Acará. Fica há 405Km de Manaus. Eventos: Festival do Peixe Ornamental (janeiro), Festejos de Santo Alberto (junho), Festival de Verão (novembro).

F – Novo Airão: Famoso pelos passeios de interação com botos-cor-de-rosa, fica a 180Km de Manaus. Festejos de Santo Ângelo, Padroeiro da Cidade (27 de abril a 25 de maio), Festival Folclórico (junho), Festival de Música Popular Airãoense (29 a 30 de agosto), Festival do Peixe-Boi (último final de semana de outubro), Festival de Verão (17 de novembro).

Presidente-Figueiredo2G – Presidente Figueiredo: Sede do ecoturismo da região, com quase 100 cachoeiras e a 107Km de Manaus. Comemora: Carnachoeira (carnaval), Festa do Cupuaçu (19 a 21 de abril), Festival Folclórico (julho), Festa do Sol (6 a 8 de setembro), Festa da Padroeira N. Srª Aparecida (12 de outubro), Torneio de Pesca do Tucunaré (novembro), Aniversário do Município (9 e 10 de novembro)

H – Rio Preto da Eva: Cidade com balneários e cachoeiras a apenas 85Km de Manaus, possui as festividades: Carnaval “Eva me leva” (carnaval), Aniversário do Município (31 de março), Festa de São Pedro, Padroeiro do Município (29 de junho), Feira da Laranja (agosto).

J – Iranduba: Apenas 25Km de Manaus, o município comemora o Festival Folclórico (junho), Festa da Cerâmica (data móvel), Festa da Melancia (outubro), Festival do Bodó com farinha (novembro).

K – Manacapuru: Logo depois de Iranduba, a 84Km da capital, a cidade comemora o Manacá Folia (carnaval), Festival Folclórico (julho), Festival das Cirandas (última semana de agosto), Festa de São Francisco (4 de setembro).

L – Itacoatiara: A177Km da capital, Itacoatiara é importante pólo agropecuário da região norte. Seu principal evento é o Festival da Canção (setembro).

M – Parintins: Fica a 369Km da capital e só se chega de barco (bubuia) ou avião, super caros e disputados durante o Boi-Bumbá. Carnailha (carnaval), Festa de Soltura de Quelônios (janeiro-março), Encenação da Paixão de Cristo (abril), Festas e Ensaios dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso (abril a maio), Festival Folclórico e de Quadrilhas (junho), Festival dos Bois-Bumbás de Parintins (ultimo final-de-semana de junho), Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Município (julho), Festival de Pesca do Peixe Liso (agosto), Festival de Verão do Uaicupará e Cabury (setembro), Festival de Música Sacra (setembro), Festival do Beijú (setembro), Aniversário do Município com Festival de Toadas (15 de outubro), Festival de Pastorinhas (23 de dezembro)guarana

N – Maués: Com lindas praias de rio e a 286Km de Manaus, a “Terra do Guaraná” possui a Festa do Divino Espírito Santo (junho), Festival Folclórico da Ilha de Vera Cruz (julho), Festival de Verão (setembro), Festa do Guaraná (novembro)

Você já foi em algum desses eventos, ou conhece algum outro que eu não listei aqui? Conte pra nós aqui nos comentários!

Leia mais:

14 opiniões sobre “Cultura do Amazonas nos festivais e eventos

  1. Pingback: Guia de Viagem para Manaus | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

    • Olá, Bruno.
      Muito obrigada por trazer mais informações. Eu realmente não conheço São Gabriel da Cachoeira ainda.
      Quando o Festribal acontece? Tem todo ano? Há algum site que o divulga? Conta mais pra gente!
      Abs, Cris.

      Curtir

    • Oi, Geovan. Tudo bem?
      Muito obrigada por trazer informações sobre o Festival de Açaí de Codajás. Eu realmente não conheço essa cidade ainda.
      Há algum site que o divulga o Festival de Açaí de Codajás? Conta mais pra gente!
      Abraços, Cris.

      Curtir

    • Olha, Eduardo, isso é uma tarefa bastante complexa. Desculpe, mas vou ficar lhe devendo, rsrsrs.
      As fontes de informações em Manaus são ainda bastante dispersas e incompletas.
      Sorry!
      Se eu, por acaso, descobrir algo, te aviso por aqui.
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s