Um passeio pelo Lago di Como, Itália

IMG_3292Sabe aquela famosa frase “Paris is always a good idea”? Pois é, eu mudaria para “Itália is always a good idea” (Itália é sempre uma boa ideia)! Boa comida, anfitriões simpáticos e uma energia que se assemelha a nossa alegria e intensidade brasileira.

Um feriado de 4 dias no início de Maio era um prato cheio pra desfrutar um pouco mais desse país. O norte da Itália faz fronteira com o sul da Suíça. Resolvemos então alugar um carro e conhecer o famoso Lago di Como, na Região da Lombardia. Ele fica alí coladinho com a Suíça Italiana, bem pertinho de Lugano. De Zurique até lá, um trajeto de aproximadamente 3h30.

IMG_3301O Lago di Como é de origem glacial e é considerado um dos lagos mais profundos da Europa. Em extensão é o 3o maior lago do país. Seu tamanho e beleza realmente impressionam.

O Lago tem formato de um “Y” invertido e do outro lado da “perninha” desse Y está o Lago di Lecco. Ao longo desses lagos, existem pequenas cidades, cada uma com seu charme e encanto.

Onde ficar:

Tinha lido que Bellagio (bem ali na interseção dos 2 lagos) era uma das cidades mais interessantes da região, então decidimos ficar lá. E não me arrependo, Bellagio é realmente encantadora com suas ruaszinhas estreitas, suas lojinhas tipicamente italianas e restaurantes deliciosos. Por estar bem na ponta, a paisagem também é linda. Em breve, posto sobre o hotel que fiquei.

Como é a principal cidade do Lago (que dá o seu nome) e muita gente fica hospedada lá, mas é bem maior que Bellagio . Eu, sinceramente, prefiro cidades menores e mais pitorescas. Passamos também em Cernobbio, que parecia ser uma gracinha.

como2 como1

como3

Bellagio – vista do Lago

 O que fazer:

Como fomos durante a primavera na Europa, as temperaturas ainda estavam em torno dos 15ºC, o que infelizmente não favorece um tchibum nas águas do lago. Mas durante o verão, a grande atração do lugar são os (1) esportes aquáticos: canoagem, windsurf, wakeboard e até mergulho. Veja aqui.

Mas se estiver friozinho e ainda assim você quiser aproveitar o Lago, eu recomendo um (2) passeio de barco pelo Lago. Há opções 3 opções de passeio: privativo, pequenos grupos ou em barcos maiores (uma espécie de barca). Optamos pelo passeio de Taxi Boat em grupos menores de aprox. 12-14 pessoas (€ 50 cada um – 2h30). No trajeto, um tour aquático pelas principais cidades que beiram o lago e uma visita (incluída no preço) a Villa del Balbianello. Nós fechamos o passeio com o Bellagio Water Taxis e fomos super bem atendidos por uma australiana bem simpática.

(3) A Villa del Balbianello é um lugar que realmente merece uma visita. É uma antiga propriedade de um dos muitos magnatas do Lago Como. A visita ao interior da propriedade é bacana, mas o show mesmo fica por conta da bela vista que se tem do Lago e de seus jardins impecáveis!

Ah! Já ia esquecendo de dizer que a Villa foi cenário do filme 007 Cassino Royale. =)

como 6 como5

como4

Villa Del Balbianello

como7

Como pegamos alguns dias de chuva também, o jeito foi conhecer um pouco mais a cidade de Bellagio e ir às (4) compras. A região é famosa pela produção de seda, vale a pena dar uma olhada nas gravatas e outros itens. Nós ficamos nas compras de vinhos e outros itens gastrônomicos. Se você é um amante da cozinha, procure pelos azeites, pelo sal trufado e pela manteiga trufada (divina!).

Outro programa obrigatório é, claro, se entregar à (5) culinária italiana. Eu recomendo um restaurante ótimo em Bellagio (nota máxima em todos os quesitos!), chamado Aperitivo el al. Reserve, pois fica sempre cheio.

Um outro restaurante espetacular, pela vista, pela comida e também pelo atendimento fica no Hotel Villa d’Este, mas o preço já é bem mais “salgado”. Em breve um post sobre ele.

Gostou? Realmente a Região do Lago Como é belíssima e deixa vontade de voltar e explorar cada canto do seu entorno.

3 opiniões sobre “Um passeio pelo Lago di Como, Itália

  1. Olá Chris …muito boas suas dicas. Só queria saber o preço mais barato dos barcos de passeio.Achei um pouco salgado 50€.
    Obrigado pelas dicas e continue postando para nós.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s