Favelatour em Cantagalo e Pavão/Pavãozinho – Rio de Janeiro

P1280524-1Em meados de maio fui convidada pela Thais Costa do blog Viagem em Cena, através da RBBV, para participar de um tour nas favelas Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Era o Museu da Favela, projeto de moradores dessas comunidades situadas entre os bairros de Ipanema e Copacabana, com uma galeria de arte a céu aberto.

Trata-se de um conjunto de portais e pinturas grafitadas por paredes de casas e muros, ao longo de uma trilha
dentro das favelas, que retratam a história e cultura local. Os artistas são moradores locais, e os guias do tour também.

P1280513-1P1280536-1
P1280537-1A visita leva 3h e tem grau moderado, pois é preciso subir e descer escadas e vielas dentro da comunidade. O tour começa no elevador da estação de metrô General Osório, onde os guias Valquíria e Sidney foram nos encontrar. O tour guiado custa R$60 para brasileiros e R$100 para turistas estrangeiros, que contribuem para o investimento no local. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail querovisitar@museudefavela.org .

P1280535-1

Além das telas grafitadas, passamos por diversos mirantes, um com a vista mais bonita que a outra. E o passeio termina no melhor deles: uma bela vista pra Lagoa. Depois retornamos para sair.

P1280582-1

P1280633-1

Eu me senti muito segura, achei tudo muito tranquilo. Vi o dia-a-dia dos moradores e suas dificuldades em subir com materiais (compras, eletrodomésticos grandes, …) e descer (lixo, entulho, …), pela ausência de ruas para passagem de veículos na maior parte da comunidade. Pena ver que o Estado, mesmo após a instalação da UPP, não é tão atuante. Pior ainda foi ver uma instalação enorme do criança esperança, que todo ano bate recordes de arrecadação, vazio. Os moradores contaram que o centro só abre no horário comercial, quando as crianças estão na escola, portanto é bastante sub-utilizado. Tudo isso porque os administradores do espaço não são moradores da comunidade, então não ficam lá mais tarde nem aos finais-de-semana. Triste!

O passeio valeu muito a pena! Recomendo!

Leia também o post da Thais Costa no blog Viagem em Cena: Museu de Favela: Cantagalo e Pavão-Pavãozinho sob um outro olhar

Uma opinião sobre “Favelatour em Cantagalo e Pavão/Pavãozinho – Rio de Janeiro

  1. Pingback: O Museu de favela no Cantagalo, Pavão e Pavãozinho - Viagem em Cena : Viagem em Cena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s