Comidas e Bebidas típicas colombianas em Cartagena

Lagosta com mariscos, arroz de coco e patacones: acompanhamentos comuns nos pratos colombianos

Lagosta com mariscos, arroz de coco e patacones: acompanhamentos comuns nos pratos colombianos

A culinária em Cartagena, como boa cidade costeira, se baseia em peixes e mariscos. Peixes nobres como o Mero, Parco, Robalo, e mariscos nobres como camarões, lagosta , … são facilmente encontrados. Servidos assados, fritos inteiros, em Ceviches, de todos os gostos. Mas também há carne de boi (res), frango (pollo), porco e outras mais exóticas como coelho, …

Há influências espanholas, andinas, caribenhas e africanas na culinária colombiana. Se usa muito ingredientes como milho, banana, aipim e abacate nos pratos.

Arepas – feitas de farinha de milho branco (maiz), como uma panqueca (redonda e achatada), que podem conter ovos também. É presença certa no café-da-manhã (muitas vezes substituindo o pão), em lanches, como acompanhamento de alguns pratos. Eu adoro! Normalmente são servidas inteiras, pequenas. Mas podem ser recheadas e fechadas (dobradas).

Café-da-manhã: 1) frutas com suco (corozo), 2) arepas, bolinho de aipim frito, e ovos com café, 3) patacóns

Café-da-manhã: 1) frutas com suco (corozo), 2) arepas, bolinho de aipim frito, e ovos com café, 3) patacónes

Plátanos – um tipo de banana-da-terra quase nada doce. Com ele se faz o Patacón – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados

Aborrajado – São plátanos (banana-da-terra) recheados com queijo, empanados e fritos

Arroz de coco – nas versões “queimado” (marronzinho, o mais comum) e branco. É um arroz agridoce

Doces vendidos no Portal de Los Dulces

Doces vendidos no Portal de Los Dulces

feito com leite e óleo de coco, açúcar mascavo (que dá o tom marrom) e passas

Ajiaco – sopas cremosas, com batatas, frango e creme de leite

Molho aji – molho com pimenta aji e ervas, pode ter abacate também.

Sobremesas: a maioria são doces tradicionais conhecidas pelos brasileiros, como o arequipe (doce-de-leite) e cocadas.

Frutas – Adoro experimentar frutas exóticas, mesmo que em sucos, sorvetes ou drinks. Além de fazer uma busca prévia sobre as frutas do país pra onde viajo, quando estou no destino vou visitar os mercados, lá eu descubro suas iguarias. As frutas colombianas diferentes que encontrei: lulo, corozo (parece uma uva, mas é muito ácida e não se consume pura, só em sucos e sorvete), granadilla e curuba (essas 2 são da família do maracujá), feijoa (parece uma goiaba branca), borojo, papayuela, caimito, tomate de árbol, tamarindo, gulupa, mamoncillo, uchuva, pitaya. Outras frutas são conhecidas nossas, mas possuem outros nomes: guanábara (graviola), mamey (abricó), zapote (sapoti), fresa (morango), sandia (melancia), anón (fruta-do-conde).

Frutas colombianas: 1ª linha: pitaya, curuba, picolés de várias frutas; 2ª linha: lulo, tome de árbol, e granadilla

Frutas colombianas: 1ª linha: pitaya, curuba, picolés de várias frutas; 2ª linha: lulo, tome de árbol, e granadilla

carrocinha de arepa

carrocinha de arepa (clique para ampliar)

Comidas de rua – Se entregue às carrocinhas com lanches na rua! São muito comuns: pan de bono (pan de yuca = aipim), arepas, patacones. As palenqueiras (mulheres com roupa típica e bacias com frutas) vendem saladas de frutas (com sandia, …), e mangobiche (tiras de manga verde com sal)

Cervejas: As cervejas mais populares são Aguila (e Aguila Light) e Club Colombia, que estão no nível das nossas Brahma-Antarctica. Há ainda a Costeñita, … e as artesanais, principalmente da BBC (Bogotá Beer Company) e Apóstol.

cervejas

Outras bebidas alcoólicas: o Rum caribenho é muito conhecido e a Colômbia não fica atrás em sua produção, consumo, e produção de drinks. Michelada é um drink feito com cerveja, suco de limão e molho de pimenta

Refrigerantes Locais (gaseosas): Postobon (cor-de-rosa), Quatro, Colombiana. Muitos refrigerantes de maçã (manzana) e até de café!!!

Refrigerantes colombianos: versão Fanta de maça, Coca-cola enfeitada pra Copa, o local Postobon, e refrigerantes de café

Refrigerantes colombianos: versão Fanta de maçã, Coca-cola enfeitada pra Copa, o local Postobon, e refrigerantes de café

Outras bebidas não alcoólicas: Malta (uma cerveja não fermentada, sem álcool, doce e com gosto de melado), Limonada de coco (suco de limão com leite de coco, com um sabor sensacional!), chica de mamón (suco da fruta mamoncillo), mangobiche (versão suco da mistura de manga verde com sal, leva cafe2suco de limão).

Café – como não falar do café colombiano, né? Eu não bebo café, mas meu marido sim. E ele adorou o café colombiano. Mais fraco que o nosso, mas delicioso. As marcas famosas são Juán Valdez e Sello Rojo, encontradas em qualquer mercado.

Leia também:

5 opiniões sobre “Comidas e Bebidas típicas colombianas em Cartagena

  1. os cafés colombianos não são mais fracos que o nosso brasileiro.
    Ele tomou o puro? deve ter tomado apenas o tinto nas ruas.
    achei o cafés mais apurados e ricos que os do brasil.

    Curtir

    • Olá, Mario. Tudo bem?
      Então, ele foi em uma loja só de cafés e comprou vários cafés, incluindo os “gourmets”. Ele não tomou na rua não, só nos hotéis, e esses vários que ele comprou, de marcas diferentes. Ele adorou, achou mais apurados sim, mas mais fracos.
      Abraço e obrigada pela visita e pelo comentário

      Curtir

  2. hola cris,sou dalmir duarte moro em curitiba e estou querendo ir pra cartagena fazer um curso de comidas tipicas deles e latinas,consegue me indicar um lugar legal que poderia me dar esse curso???obrigado e gostei do seu blog

    Curtir

    • Hola, Dalmir. Como estas?
      Cara, vou ficar devendo a indicação de curso. Realmente não busquei por nada parecido quando fui a Cartagena e não sei dizer.
      Boa sorte! E volta pra nos contar depois. Deu até vontade de voltar lá e fazer um curso desses também… rsrs
      Beijo

      Curtir

  3. Pingback: 7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Cartagena | Viajantes de Primeira Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s