Comida típica mineira e restaurantes em Belo Horizonte

Mercado Central, Belo Horizonte

Mercado Central, Belo Horizonte

Minas é a terra do pão de queijo, queijo canastra e doce de leite, mas também do angu/polenta e do feijão tropeiro. A carne de porco também é bastante utilizada. Agora pensa nessas delícias feitas em fogão a lenha, hein! Hummm…

Passei um final de semana em Belo Horizonte e não podia deixar de fazer a gulodice de provar o máximo de comida mineira que eu podia, direto na fonte.

Petiscos e lanches: O mais comuns são bolinha de mandioca frita, pão-de-queijo, queijos de todos os tipos (minas, meia-cura, …).

Três lojas novas na cidade estão inovando a arte de servir pão-de-queijo, recheando-os de maneira sublime. São as Pão de Queijaria’s. Fui conferir A Pão de Queijaria, que fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi, BH. A loja abre de 3ª a sábado (11h30 à meia-noite) e aos domingos (16h às 23h). Pequena, aconchegante, decoração moderna, e o mais importante: pão-de-queijo maravilhoso! Provamos os recheios Capresse Mineiro (queijo minas, tomate-cereja, manjericão e azeite) e Linguiça Artesanal Picante (linguiça, geleia de pimenta, rúcula e requeijão) com acompanhamento de polenta frita. De sobremesa Queijo e Goiabada, todos no pão-de-queijo do dia: Canastra. Para acompanhar, chá gelado de capim-limão caseiro. Amei!!! Ainda levei pão-de-queijo gruyère congelado pra casa 🙂

Pao De Queijaria, na Savassi

Pão De Queijaria, na Savassi

Pratos de Entrada:  Bambá de couve (caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e linguiça)

Pratos principais: frango com quiabo, frango ao molho pardo, fígado de boi com jiló, cozido à moda mineira, quibebe, feijão tropeiro (feijão cozido, farinha de mandioca, linguiça, torresmo e cebolinha), leitão à pururuca (muitas vezes o animal assado inteiro, é servido com arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve)

Da esquerda pra direita: banana frita, angu, fígado com quiabo, couve à mineira, coração de galinha, e uma saladinha pra disfarçar a gulodice, rsrs.

Da esquerda pra direita: banana frita, angu, fígado com quiabo, couve à mineira, coração de galinha, e uma salada pra disfarçar a gulodice, rsrs.

Frango com quiabo e feijão tropeiro, no restaurante Dona Conceição.

Frango com quiabo e feijão tropeiro, no restaurante Dona Conceição.

Fui atrás desses pratos no restaurante Armazém Dona Lucinha (Av. do Contorno, 6283 L.6. Lourdes), mas era domingo e ele estava fechado. Ali pertinho encontramos o Shopping Pátio Savassi e comemos no self service de comida mineira Dona Conceição. Delícia!

Acompanhamentos: tutu de feijão, couve à mineira, ora-pro-nóbis (folhas de um cacto arborescente, é utilizada em  saladas, petiscos, refogados, sopas, omeletes e tortas), angu/polenta.

Sobremesas: doce de leite, doce de abóbora (com coco, em compota), ambrosia ( leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela levados ao fogo, e depois gelados), queijo + goiabada. Compre-os no Mercado Central.

Delícias mineiras: comprinhas no Mercado Central.

Delícias mineiras: comprinhas no Mercado Central.

Bebida: a famosa cachaça mineira.Também no Mercado Central você encontra as melhores marcas e preços.

Recomendo o Restaurante-Boteco Casa Cheia, no Mercado Central. A comida vale a longa fila e a espera. Ele ganhou diversos prêmios da Veja e “Comida di Buteco” pelos maravilhosos petiscos. Provamos o Mexidoido Chapado (alcatra, lombo, linguiçinha caseira, bacon, misturados numa frigideira com arroz, legumes e ovos), e as almôndegas com arroz de brócolis e batata-frita. Sensacionais! São pratos mais pra petiscar, pedimos 3 e comemos em 4 pessoas, com muita cerveja Antarctica Original 😉

Casa Cheia, no Mercado Central

Casa Cheia, no Mercado Central

Leia também:

2 opiniões sobre “Comida típica mineira e restaurantes em Belo Horizonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s