Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais

P1190032-1Preparem as pernas para o sobe-desce constante. Ladeiras de paralelepípedo e pedras por todos os lados. Ouro Preto é uma cidade encantadora! Estive lá em 3 ocasiões bem diferentes, e adorei todas! Fui quando adolescente para a Festa do 12, anos depois para o badalado carnaval ouropretano, e em 2012 para visitar amigos e turistar pela cidade. Deu pra ver que adorei a cidade, né? E vou voltar mais vezes!

história de Ouro Preto gira em torno da extração de ouro e outros minérios, que ainda perdura. Mas hoje a cidade vive mais do turismo graças a sua arquitetura histórica e inúmeras igrejas, e dos estudantes da UFOP e suas inúmeras repúblicas. É considerada Patrimônio da Memória Nacional desde 1933, foi tombada pelo IPHAN em 1938, e desde 1980 é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Como chegar: Fui de ônibus direto Rio de Janeiro – Ouro Preto (viação Útil). Mas pode-se pegar um avião até Belo Horizonte, então pegar um ônibus para Ouro Preto. Ou chegar de carro ou trem, a partir de outras cidade de Minas.

Ouro Preto: ladeiras de pedra, arquitetura colonial erepúblicas

Ouro Preto: ladeiras de pedra, arquitetura colonial e repúblicas

Transporte entre as Atrações: Apesar das ladeiras e do piso de pedra, a melhor forma de conhecer Ouro Preto é a pé. Vá com um tênis confortável e nem pense em salto. Se chover, prepare-se para bons escorregões. hehe

Onde se hospedar: Se você for muito desencanado, pode optar ficar em uma das inúmeras repúblicas de estudantes. Eu evitaria. Visitei algumas durante os eventos na cidade, que abrem suas portas para festas de estudantes, e não gostei do que vi. Falta de privacidade, sujeira… “Cerveja pra todo lado” tem limite pra mim. Então, eu já acampei no quintal de uma pousada perto da rodoviária (mas achei muito longe do Centro), já aluguei uma casa com amigos na Rua Carlos Thomáz (boa localização, sai um pouco do tumulto e nos permite dormir tranquilos), e já fiquei na casa de amigos queridos. Portanto, não posso indicar um hotel, sorry. Mas há ótimos na cidade. Tenho muita curiosidade em conhecer a Pousada do Mondego, no Largo do Coimbra, muito bem localizada.

Ouro-Preto-carnaval_2007Quando ir: Se você quer agito, siga o Calendário da cidade: Carnaval, Festival de Inverno de Ouro Preto – julho, “Festa do 12” – Feriado de 12 de outubro. Caso prefira turistar com a cidade mais calma, fuja desses eventos.

Compras e lembrancinhas: Como ir a Minas e voltar sem uma boa cachaça mineira? Adorei a loja “Milagre de Minas”, bem na Praça Tiradentes, com cachaças e licores, além de geleias doces e salgadas. Também super curti a “Fábrica de Chocolates Ouro Preto”, na R. Getúlio Vargas. Mas é obrigatório levar objetos de pedra sabão da feira do Largo do Coimbra.

Feira do Largo do Coimbra, ao lado da  Igreja de São Francisco de Assis

Feira do Largo do Coimbra, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis

Não deixe de …: Conhecer o máximo de Igrejas que conseguir. Em 2 dias completos você consegue ver as principais. São lindas e riquíssimas! Elas não abrem as 2ªs feiras e muitas cobram entrada, mas custam menos de R$10. Vale a pena!

Ouro Preto vista da Igreja São Francisco de Paula

Ouro Preto vista da Igreja São Francisco de Paula

Dica: Leve roupa de frio mesmo no verão. De manhã faz bastante calor, mas a noite a temperatura baixa bastante. No inverno, leve casaco pesado.

Confira o roteiro em Ouro Preto no próximo post.

Leia também:

2 opiniões sobre “Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais

  1. Oi Cris! Tô usando seus relatos de Ouro Preto pra montar meu roteiro 😉

    Obrigada pelo link lá no face, os posts tão excelentes! E eu morro de vontade de ir pro carnaval por lá, mas começo a achar que não tenho mais pique cof cof idade cof cof pra isso =P

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s