Petrópolis, na serra no Rio de Janeiro: 1 dia na cidade imperial

Palácio Quitandinha

Palácio Quitandinha

Cidade do Rio de Janeiro de passado imperial, nela fica o Palácio (hoje Museu Imperial) onde D. Pedro II e a corte se refugiavam durante o verão, fugindo do calor da capital.

Hoje em dia, muitos cariocas ainda vão pra serra fugir do calor, ou curtir um friozinho no inverno. Mas outros tantos vão aproveitar a Rua Teresa para comprar roupas por preços mais em conta. Ela fica aberta de 9 às 18h. Prepare perna para bater nessa rua (e em algumas transversais, e galerias), que é uma bela ladeira.

De uma forma ou de outra, por que não aproveitar para turistar pela cidade imperial? Ela ainda guarda muitos tesouros daquela época, apesar de seu crescimento.

Como chegar: a partir da capital do Rio, de ônibus com horários regulares a cada 30 minutos (Viação Única) da rodoviária Novo Rio e do terminal Menezes Cortes. Ou de carro pela Washington Luiz (BR040). São 66Km de viagem.

Quando ir? Em qualquer época, embora a cidade fique mais charmosa no outuno-inverno. Se preferir ir em eventos: Festival de Inverno, 2ª quinzena de julho: Música clássica, apresentações de ballet e shows. Petrópolis Gourmet, em novembro: degustações, oficinas e shows.

Parada no mirante antes de chegar a Petrópolis

Parada no mirante antes de chegar a Petrópolis

Mapa para se guiar

Roteiro de 1 dia full day em Petrópolis com compras:

  •  Ainda na rodovia Washington Luiz, parada no Mirante do Cristo, com uma vista muito bonita.
  • Logo na entrada da cidade fica o Palácio Quitandinha, construído (com areia da praia de Copacabana) para ser o maior hotel cassino da América Latina. Possui um lago com o formato do mapa do Brasil. Atualmente é um condomínio privado.
  • Rua Teresa: entregue-se às compras 😉 Há vários estacionamentos fechados, seguros e pagos no início dela.
  • Almoço pela rua Teresa mesmo.
  • Universidade Católica de Petrópolis, com o Relógio das Flores. Rua Barão do Amazonas, 124

relogio-flores

  • Museu Imperial: residência e sede do 2º reinado nos meses quentes do ano. Muita coisa foi mantida
    Catedral de Petrópolis

    Catedral de Petrópolis

    desde 1888,e há jóias históricas como as coroas e cetros de D. Pedro I e II, e a pena que Princesa Isabel usou para assinar a Lei Áurea. Rua da Imperatriz, 220

  • Catedral São Pedro de Alcântara: Em estilo gótico, contém o mausoléu imperial, com estátuas em tamanho natural sobre as lápides da família imperial. Rua São Pedro de Alcântara, 60
  • Palácio de Cristal Rua Alfredo Pachá
  • Cervejaria Bohemia, museu da cerveja, com tour e degustação, oferece cursos e possui restaurante e loja no local. Rua Alfredo Pachá, 166
  • Praça da Liberdade, ali em volta estão a Praça 14 Bis e a Casa de Santos Dumont com objetos e invenções do pai da aviação (Rua do Encanto, 22)

casa-Santos-Dumont14bis

 

 

.

Esse foi um tour básico que dá pra fazer em 1 dia de carro, com metade do dia para as compras. Há muitas outras atrações e construções históricas na cidade. Para conhecer tudo, o ideal é passar um final de semana inteiro e curtir o clima de serra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s