Bonito, em Mato Grosso do Sul. Ou seria maravilhoso?

flutuacao-balnearioBonito – MS é um desses lugares que nos deixa de queixo caído quando vemos fotos. Mas quando chegamos lá, ao vivo, aí que o queixo cai mesmo! É ainda mais bonito, lindo, maravilhoso que nas fotos! Fui 1 vez e quero muito voltar lá, sempre!

Pra começar, todo o Pantanal te surpreende com a diversidade e a densidade de animais. Pra onde você olha, vê bicho. Pra quem gosta, e muito, como eu, é o melhor lugar do Brasil (e um dos melhores do mundo) pra ver animais silvestres em vida livre. Digo isso morando na Amazônia, onde a diversidade é maior, porém a densidade é baixa e você sai frustrado por não ver quase nada. Portanto, quer ver animais? Vá pro Pantanal!

Bonito é uma cidade bem pequena e rural. Há 1 rua principal asfaltada e pequena (a rua Coronel Pilad Rebuá, facilmente percorrida a pé) com a praça central e uma dúzia de ruas transversais de terra. Há comércio simples com mercados, muitas agências de turismo, lojinhas, bares e restaurantes, e um posto de gasolina. Não espere noitadas agitadas, nem shoppings. Ali, o que vale é acordar cedo e sair num dos passeios para ver natureza.

Bonito-placaComo chegar: Fui de avião até Campo Grande e lá aluguei um carro. Fui dirigindo pra Bonito e fiquei com o carro a semana toda. Há ônibus de Campo Grande para Bonito.

Passeios: Os preços são tabelados, então, em relação a preço, não se preocupe com qual operadora contratar. Mesmo indo de carro, todos os passeios devem ser anteriormente contratados (agendados e pagos) nas operadoras. Apenas o Balneário Municipal e Aquário Municipal não precisam reservar, paga uma taxa lá na entrada. Se você está sem carro alugado, as operadoras incluem o valor de transporte ou indicam um transporte compartilhado. Não há ônibus regulares dentro da cidade e o táxi é caro. Fizemos todos os passeios com o carro alugado. Os mapinhas que dão em qualquer operadora de turismo são bem fáceis de seguir para chegar nos pontos turísticos. As estradas de acesso são sempre de terra, dirija com cuidado pois há animais cruzando a pista.

Tamandua-bandeira na beira da estrada para Jardim

Tamandua-bandeira na beira da estrada para Jardim

Quando eu fui, estava em um congresso na cidade, então cheguei uns dias antes e saí uns dias depois para conseguir fazer os melhores passeios, e fiz tudo o que eu queria. A ordem das flutuações para mim foi importante, porque o avistamento de peixes diferentes foi crescente. No último vimos até jacaré. Mas, se puder, faça essas 3 flutuações, pelo menos. Ou mais. Organizando o roteiro em dias corridos, fica assim:quadriciclo

DIA 1
Manhã: Flutuação no Aquário Natural + Trilha dos Animais + tirolesa
Tarde: Balneário Municipal (flutuação por conta própria, foto abrindo o post)
A tardinha, início da noite: Aquário Municipal e Projeto Jiboia
A noite: passeio de Quadriciclo

DIA 2
Dia todo: Boca da Onça (trilhas e cachoeiras, com almoço incluído)
A noite: Restaurante Taboa (provar a cachaça, feita com mel, guaraná em pó e canela)

Cachoeira Boca da Onça, a maior do estado de MS.

Cachoeira Boca da Onça, a maior do estado de MS.

DIA 3
Manhã: Gruta São Miguel + Gruta Lago Azul
Tarde: Flutuação Rio Sucuri
Fim de tarde: Praia da Figueira

Gruta do Lago Azul. Esse azul é assim incrível mesmo! Esse foto não tem nenhum tratamento. Você tem que ver pra crer!

Gruta do Lago Azul. Esse azul é assim incrível mesmo! Essa foto não tem nenhum tratamento. Você tem que ver pra crer!

DIA 4
Manhã: Passeio de Bote (rafting) pelo Rio Formoso, com Ygarapé Tour
Tarde: Ilha do Padre

Rafting (passeio de bote) no Rio Formoso. Foto feita pela equipe do Ygarapé Tour (e comprada em CD)

Rafting (passeio de bote) no Rio Formoso. Foto feita pela equipe do Ygarapé Tour (e comprada em CD)

DIA 5
Dia todo: Flutuação no Rio da Prata (onde se vê peixe Dourado com maior facilidade. Com almoço incluído.) + Buraco das Araras + Balneário de Jardim + Lagoa Misteriosa, em Jardim, a 56 Km de Bonito

Entrada para o Rio da Prata, em Jardim - MS (56Km de Bonito) e peixe Dourado durante flutuação

Entrada para o Rio da Prata, em Jardim – MS (56Km de Bonito) e peixe Dourado durante flutuação

Buraco das Araras, em Jardim - MS (56Km de Bonito)

Buraco das Araras, em Jardim – MS (56Km de Bonito)

O único passeio que não fiz porque era mais caro, foi o Rapel e Mergulho de cilindro (ou snorkel) no Abismo Anhumas. Mas ainda volto lá!

Dicas:

Hospedagens: Eu me instalei na casa de amiga de uma amiga. Mas há boas pousadas na cidade. Não espere luxo! Nem preço baixo! Fique no Centro, para aproveitar a cidade a pé a noite.

Quando ir: No período de chuvas (verão, de dezembro a março), a vegetação está mais verde, o nível dos rios mais alto e as cachoeiras mais volumosas. No inverno, apesar de a vegetação ficar seca, as águas ficam ainda mais transparentes, melhorando a visibilidade. A alta temporada ocorre no verão, julho e feriados, quando os preços sobem e as atrações lotam. No final de julho, ocorre o festival de inverno, com música. Eu fui num mês de novembro, e adorei! Pouquíssima chuva, cidade e atrações vazias (apesar do congresso), os rios super cristalinos e muuuitos peixes!

Flutuação no Aquário Natural

Flutuação no Aquário Natural

$: Há bancos e caixas eletrônicos na cidade. Vários estabelecimentos aceitam cartão, inclusive agências de turismo.

Na mala: leve roupas leve e roupas de banho. Leve repelentes e protetor solar, mas eles não são permitidos nos rios para flutuação. Se tiver problemas com mosquitos ou alergias, use uma legging.

Não deixe de: fazer as flutuações! São o ponto alto de Bonito! Mas lembre de NUNCA ficar de pé e pisar no fundo do rio ou levantará a areia do fundo, dificultando a observação.

4 opiniões sobre “Bonito, em Mato Grosso do Sul. Ou seria maravilhoso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s