Cusco, no Peru

cuscoCusco é uma cidade de ladeiras, muitas ladeiras. É linda, charmosa, cheia de história e muito interessante. Mas ela te exige bastante. Esteja preparado! E ceda se não estiver. 😉

Breve História: Contei que me apaixonei pela história das culturas pré-colombianas. Então não tem como falar de Cusco sem falar dos Incas. O Império Inca foi o maior da América pré-colombiana. Surgiu nas terras altas peruanas no século XIII e sua sede ficava em Cusco (na língua quechua: “Umbigo do Mundo”). O império inca abrangeu diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quechua. De 1438 até 1533, os incas utilizaram vários métodos para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia. Se caracterizavam por desenvolvidos sistemas de engenharia hidráulica, agricultura irrigada, metalurgia do cobre e bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje desconhecidos), notação numérica, escrita ideográfica e técnicas de comunicação. Devido ao governo centralizado, a organização do império inca era semelhante ao socialismo. Como não amar?

Frio a noite na Plaza de Armas

Frio a noite na Plaza de Armas

Clima: Fomos em setembro e pegamos uma temperatura média de 12°C. O dia estava nublado, chuviscou e choveu a tarde quase toda. Eu senti muito frio, principalmente a noite. O frio + mal de altitude me fizeram ficar um bom tempo dentro do restaurante ou museus, andar pouco, e realmente descansar bastante no hotel.

Hospedagem: Procure ficar próximo a Praça. Andar muito pode não ser uma boa ideia. Ficamos no Hotel Casa Andina Classic Cusco Catedral, na Santa Catalina Angosta, 149.

Transporte: A cidade é pequena. Por causa da altitude e ladeiras, há dificuldade em percorrê-la a pé. Há vários ônibus turísticos (estilo red bus) fazendo os trajetos entre as principais atrações (recomendo) e táxis (onde não há taxímetro e você precisa acertar o valor antes da corrida). Use esses transportes para atrações mais afastadas da Praça.

cusco3Quanto tempo ficar: Fique 2 ou 3 dias completos. No 1º dia, você vai precisar se habituar a altitude. Então tire esse dia para descansar, tomar muito chá de coca, e andar apenas pouco e por perto. Vá passear com calma nos outros 2 dias. Eu pensei que 1 dia fosse suficiente, porque não eram tantas atrações e eram relativamente próximas. Mas realmente o mal de altura + ladeiras e escadarias + frio + chuva não nos permite andar normalmente. O corpo e a cabeça reclamam bastante.

Roteiro:

Chegamos em Cusco às 9:15 da manhã, vindos de Lima em vôo pela StarPeru. Deixamos as malas no hotel e saímos para conhecer a cidade. Ficamos apenas 1 dia e não fizemos aclimatação, nem ficamos 1 hora descansando no hotel, como recomendado, porque nosso check-in era apenas as 12h. E isso não foi bom.

1- Plaza de Armas e Igreja Companhia de Jesus. Boa vista da cidade, a partir de um vale.

Plaza de Armas e Igreja

Plaza de Armas e Igreja Cia de Jesus

2- Catedral (construída sobre um antigo templo e palácio Inca).  Estava curiosa para ver o famoso quadro gigante da Santa Ceia estilizada com características andinas. Mas fiquei admirada com a grandiosidade da igreja. É de assustar. O altar principal não fica no fundo, mas deslocado para o meio e no alto. A igreja toda é muito ornamentada e rica. Deixa as igrejas de Ouro Preto no chinelo. Impressionante! Para entrar, pagamos o Boleto Integral do Circuito Religioso que dá direito a outras igrejas/templos e museus (30,00 s/). Não pode fotografar lá dentro. catedral 3- Começou a chuviscar, então paramos para almoçar. Fomos no Restaurante Limo, de cozinha peruana e asiática, bem ao lado da Catedral, num 2º andar com vista da Praça (Portal de Carnes, 236). Entrada de batatas canoa com molhos deliciosos, e um pisco para cada um. Eu comi o cuy, meu marido foi de alpaca. Ambos os acompanhamentos (batata e quinoa) estavam maravilhosos.Museu-Inka

4- Depois de uma boa descansada, arrisquei subir degraus. No 3º, vi tudo preto e rodar. Fiquei branca e tive que me escorar. Mesmo com Soroche Pills e chá de coca. 😦 Então vi que não adiantava forçar. Andei bem devagar e consegui chegar ao Museu Inka (Córdova del Tucumán 103).

5- Museu de Arte Pré-Colombiano

6- Num beco estreito, encontrei sem querer o melhor museu: Museu de la Coca (Calle Palacio, 122. Atrás da Catedral). Valeu ficar um tempo lá e conhecer a história e importância da coca, que muitos discriminam sem saber como faz bem pra esse povo! Hatunrumiyoc

7- Não podia deixar de ver o muro Inca bem preservado na rua Hatunrumiyoc e a pedra de 12 ângulos.

8- Museu Arzobispal, ficava bem na esquina da rua Hatun Rumiyoc e entramos, mas não vale a pena.

9- Voltando para a Praça, passamos por um dos muitos Centros Artesanais de Arte Inka. Não precisa ir longe para comprar lembrancinhas e lã de alpaca. Voltei pro hotel quase arrastada.

A noite demos uma saída para jantar no ótimo Ristorante Incanto de comida peruana e italiana, bem ao lado do hotel. E fomos olhar a Plaza de Armas toda iluminada. Muito bonita!

Ladeiras de Cusco: prepare-se!

Ladeiras de Cusco: prepare-se!

Estavam no meu roteiro inicial, mas não dei conta de fazer:

  • Convento, Museu e Monastério Santa Catalina
  • Convento Santo Domingo
  • Mercado Central de São Pedro
  • vista do Arco de Santa Ana

No dia seguinte, já seguimos para Machu Picchu.

 

2 opiniões sobre “Cusco, no Peru

    • Olá, Giulliana, tudo bem?
      Olha, Cusco + Machu Picchu ou Cartagena são viagens bastante diferentes. Mas ambas não são baratas.
      Se você busca economia, talvez Cartagena seja melhor por conta da proximidade e o fator passagem. Pela Copa Air você consegue voar barato. Mas janeiro é alta temporada, aí… Não sei se você consegue tão barato assim.
      E janeiro está na estação chuvosa, talvez não seja tão interessante ir nesse período para Machu Picchu (Estação chuvosa: novembro a março).
      Espero ter ajudado.
      Beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s