Indo para Machu Picchu: Peru Rail

MachuPicchuNo post anterior, falei sobre a cidade de Cusco e meu roteiro nela. Reforço a importância de parar por, pelo menos, 2 dias em Cusco para aclimatar na altitude. Conto aqui embaixo como foi todo o trajeto e preparação (compra de passagem do trem e ingresso) para chegar até Machu Picchu desde Cusco. Nos próximos posts falarei sobre Aguas Calientes e o passeio e trilhas em Machu Picchu.

De manhã cedo, pedimos um táxi no hotel em Cusco. No check-out do hotel, nos avisaram que não podemos levar os mochilões/malas com mais de 5Kg no trem para Machu Picchu. Que M! Então separamos uma roupa completa (em 3 camadas) bem quente para usar nos 2 dias e já vestimos tudo. Levamos numa mochila pequena apenas pijama, roupa íntima para trocar, e itens de higiene de 1ª necessidade. Além do Soroche Pills, que devemos continuar a tomar.

As 6h, o táxi nos levou até a estação de trem, que fica em Poroy, fora da cidade de Cusco uns 30 minutos, e bem alto. O preço sempre combinado na hora de entrar no táxi, e sempre bem justo e barato para os padrões brasileiros (S/.25). O motorista se ofereceu para vir nos buscar no dia seguinte, no horário de chegada previsto do trem. Combinamos o mesmo valor para voltar. Ele nos esperaria em caso de atraso do trem (que é muito comum). É bom combinar o retorno pois Poroy é uma cidade muito pequena, sem transporte.

Paisagens incríveis a bordo do Peru Rail

Paisagens incríveis a bordo do Peru Rail

Como chegar a Machu Picchu: Você precisa ir até Cusco (eu fui de avião da Star Peru vindo de Lima). De lá, há algumas formas diferentes.

  1. Você pode pegar o trem direto da Peru Rail de Poroy (30 min de Cusco) até Aguas Calientes (que é a estação final, de onde você pega um ônibus até o Parque). A viagem possui 3h de duração. Pode-se escolher entre os trens Expedition e Vistadome, com horários, preços e conforto diferentes. (O que eu fiz)
  2. A 2ª forma é pegar uma van de Cusco para Ollantaytambo (S/.20 em viagem nada confortável) ou ir no passeio para o Valle Sagrado e pedir para ficar em Ollantaytambo, último ponto visitado. Em Ollantaytambo, você pode pegar o trem da Peru Rail ou da Inca Rail.

* Vi que entre janeiro e abril de 2015, a estação de Poroy está fechada devido a obras de manutenção entre Cusco e Valle Sagrado. A estação Ollantaytambo funciona normalmente. A Peru Rail está vendendo em conjunto a passagem de trem de Wanchak (a 5 minutos de Cusco) até a estação Pachar com 2h20 de duração, e o trem para continuar a viagem até Aguas Calientes por mais 2h10.

Mapa da rota do Peru Rail. clique para ampliar

Mapa da rota do Peru Rail. clique para ampliar

Comprando as passagens: As passagens do trem da Peru Rail foram previamente compradas, ainda do Brasil, pelo site. É bom comprar com antecedência. Como o sistema de cartão de crédito no Peru possui o Verified by Visa, não conseguimos completar a compra pelo site. Mas chega automaticamente um email no endereço utilizado no cadastro, pedindo as informações necessárias para completar a compra. Eles pedem o nº do cartão, o código verificador, vários dados. Respondemos com os dados necessários, incluindo as imagens do passaporte e cartão digitalizados, e recebemos as passagens, sem nenhum problema. Compramos ida no Expedition (mais barato, US$73) e volta no Vistadome (com serviço de bordo, US$88), em dias seguidos, para dormir uma noite em Aguas Calientes. Pode confiar. Ou deixar para comprar no Peru em uma das agências da empresa.

Mesmo com as passagens já impressas, convém chegar com antecedência na estação. Nossa saída de Cusco era às 7:42 e chegada em Aguas Calientes às 10:51.

Estação da PeruRail em Poroy

Estação da PeruRail em Poroy

Ao entrar no trem, no nosso vagão, apenas 3 pessoas estavam com mochilas maiores que o permitido. A bagagem viajou em prateleiras na entrada do vagão, longe dos donos. Não tem como carregar nada nas poltronas junto a nós nem nos corredores. Até nossa pequena mochila preferimos colocar nas prateleiras. Seria completamente impossível caber bagagem das 50 pessoas do vagão. Então, no final, valeu por não se estressar nem carregar peso.

Interior do vagão da Peru Rail: a esq ida no Expedition, a dir o lanche do Vistadome.

Interior do vagão da Peru Rail: a esquerda, ida no Expedition; a direita, o lanche do Vistadome.

A paisagem no caminho é fabulosa. De ambos os lados, a vista é boa. Mas achei o lado esquerdo melhor, beirando o rio.

paisagens_Peru-Rail

 

No próximo post, a cidade de Aguas Calientes e a subida para Machu Picchu.

5 opiniões sobre “Indo para Machu Picchu: Peru Rail

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s