Comida Típica Brasileira

Baianas no Pelourinho vendendo acarajé, cocadas e pé-de-moleque

Baianas no Pelourinho vendendo acarajé, cocadas e pé-de-moleque

A culinária brasileira é uma mistura de culturas e ingredientes de índios, africanos e europeus. Devido às grandes dimensões, e histórias um pouco diferentes quanto ao processo de colonização, as diversas regiões brasileiras possuem algumas diferenças marcantes e pratos típicos exclusivos. Aqui vamos dar uma passada geral em pratos produzidos e consumidos em quase todo o país. No final, direcionamos para artigos sobre culinária regional e de alguns estados/cidades. É uma viagem que enche os olhos e a boca!

CAFÉ-DA-MANHÃ: O brasileiro costuma tomar café-com-leite com pão com manteiga no desjejum. Pode acompanhar, frios (queijos, presuntos), sucos, frutas, bolos e doces. No norte do país, o pão costuma ser substituído por tapioca.

LANCHES

Coxinha de galinha: massa de farinha de trigo frita, em forma de gota, recheada normalmente com frango desfiado e

Pastel de feira

Pastel de feira

catupiry.

Pastel: massa de farinha bem fina, normalmente em formato quadrado/retangular ou meia-lua, com os mais diversos recheios possíveis. Os mais comuns levam queijo ou carne. Mas pode ser de palmito, bacalhau, … Entre os doces, os mais comuns são de banana e queijo com goiabada.

Pão de queijo: bolinhos de queijo cozido e polvilho, sem fermento. Reconhecido como comida mineira, mas ganhou todo o país.

Misto quente: sanduíche de presunto com queijo no pão de forma, grelhado até derreter o queijo.

Requeijão: Creme pastoso de queijo branco, produzido a partir da gordura do leite, usado principalmente para rechear sanduíches ou cobrir torradas.

Queijo Prato: queijo amarelo, muito utilizado fatiado em sanduíches.

Aipim (ou mandioca, ou macaxeira) frito: pedaços de aipim frito, com sal. Servido como lanche, tira-gosto, ou acompanhando pratos.

PRATOS SALGADOS

O almoço (e muitas vezes jantar também) do brasileiro costuma ser arroz com feijão e uma carne, e pode incluir farinha/farofa, macarrão, batata e/ou salada.

Feijoada: guisado de feijão preto com diversas carnes de porco e boi salgadas e linguiças. Acompanhado de arroz, farofa, couve a mineira e laranja em rodelas. É um prato típico, principalmente, carioca e mineiro. No norte, é feito com feijão mulatinho e leva legumes no lugar das carnes.

Farofa: farinha de mandioca torrada em manteiga, podendo ter alho, cebola, ovos, bacon, linguiça, banana, entre outros. Acompanha diversos pratos brasileiros, principalmente feijão (feijoada), peixes, PF’s (pratos feitos), ou qualquer prato. No nordeste, é feita com azeite de dendê no lugar da manteiga, o que confere uma cor e gosto bem apurados.

Moqueca: Cozido de peixe e/ou camarão e/ou outros frutos do mar, em leite de coco e azeite de dendê em panela de barro, com tomate, cebola e coentro. Considerado um prato típico baiano, mas há uma versão capixaba (sem o leite de coco e dendê, trocados por azeite e urucum), e adaptações cariocas (inclui pimentão).

Moqueca de camarão com vatapá e farofa de dendê.

Moqueca de camarão com vatapá e farofa de dendê.

Carne seca: Cozida em cubos ou desfiada, é servida com abóbora, com cebola ou aipim (mandioca).

Salpicão: Salada fria de frango cozido desfiado, presunto, cenoura, uva passa, azeitona, maionese, entre outros ingredientes, coberta com batata palha.

Empadão: Tipo de torta salgada com recheio geralmente de frango desfiado, com palmito, azeitona e/ou milho, que podem ser substituídos por carne ou camarão.

Iscas: São filetes de carne ou frango ou peixe fritos, empanados ou não, servidos com molho (tártaro, rose, …). Há iscas também de fígado de boi, servidas com cebolas fritas.

O doce mais amado pelos brasileiros e turistas

Brigadeiro: O doce mais amado pelos brasileiros e turistas

DOCES

Brigadeiro: leite condensado e chocolate cozidos, enrolados em forma de bolinhas, cobertas com chocolate granulado. Ultimamente tem ganhado novas versões (gourmet) e ingredientes. Não pode faltar em uma festa de aniversário, principalmente infantil.

Beijinho de coco: versão branca do brigadeiro, com coco no lugar do chocolate, enfeitado com um cravo e coberto com açúcar cristal.

Cajuzinho: versão do docinho de festa infantil feita com amendoim torrado e moído. É enrolado na forma de um caju, coberto com açúcar e enfeitado com uma castanha-de-caju ou amendoim.

IMG_4334Açaí: fruta da palmeira açaizeiro, batido e consumido normalmente como um smoothie. Pode ter como acompanhamento xarope de guaraná, granola e banana (como é consumido no sudeste). Mas o açaí original, do norte do país, não leva nenhum ingrediente além da fruta e pode ser consumido acompanhando comidas salgadas (com peixes, camarão, e farinha de mandioca).

Bolinho de chuva: massa de farinha de trigo (que pode levar banana) frita e polvilhada com açúcar e canela.

Creme de Papaia: mamão-papaia batido com sorvete de creme ou baunilha e coberto com licor de cassis.

romeu&julieta

Romeu & Julieta

Romeu e Julieta: queijo minas com goiabada. Só. Mas podem, juntos, virar recheios e coberturas de diversos pratos.

Pavê: Torta feita em camadas, com biscoito, creme, e um recheio principal que pode ser chocolate ou frutas.

Quindim: Sobremesa feita de gema de ovo, açúcar e coco ralado.

Cuscuz de tapioca: Fécula da mandioca (tapioca) com coco ralado, leite e açúcar ou leite condensado. Um prato africano que, no Brasil, ganhou ingredientes indígenas, se tornando brasileiríssimo.

Canjica: Mingau de grãos de milho ralados, com leite, leite condensado, leite de coco, canela em pau ou pó, e coco ralado. Normalmente servido quente. Mais consumido durante as festas juninas.

Paçoca de amendoim: Feita com amendoim, farinha de mandioca e açúcar prensados, também é típica de festas cachacajuninas.

BEBIDAS

Cachaça: bebida destilada, é o aguardente de cana-de-açúcar. É muito popular e consumida em todo o território.

Culinária Brasileira Regional:

Quer dar dicas de comidas típicas do seu estado, ou da sua região? Acha que esquecemos de citar algum prato brasileiro? Deixe a dica aí nos comentários! 😉

11 opiniões sobre “Comida Típica Brasileira

  1. Acrescenta a mujica Cris ♡
    No Amapá fazemos muito, é um caldo de farinha d’ água peneirada , camarão cozido e muita verdura ♥ é uma delícia e serve para qualquer momento principalmente no período chuvoso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s