Peru: Viajando entre Aguas Calientes – Cusco – Puno

PeruRail vista

A tarde-noite do dia 5 foi toda viajando. Descemos da maravilhosa Machu Picchu na hora do almoço. E pegamos o trem em Águas Calientes às 15:20. Novamente uma linda vista a viagem toda. Na ida, fomos no trem Expedition, mais simples. Na volta, por conta dos horários, pegamos o Vistadome, mais arrumadinho e com lanche bom.

A previsão era chegar de volta a Cusco (Poroy) às 19:50. Mas houve muuuito atraso. O trem parou umas 2 ou 3 vezes, e ficou parado mais de meia-hora. Enquanto isso, eles nos distraiam com apresentações folclóricas nos vagões. Chegamos com quase 1h de atraso.

Belas paisagens ao longo da viagem

Peru Rail

Dança folclórica no vagão: distração enquanto o trem estava parado

Ainda bem que marcamos com o taxista de nos pegar na rodoviária de Poroy, porque estava um caos, e nenhum sinal de “ponto de táxi” organizado ali. Um casal de brasileiros que conhecemos no trem aproveitou e pegou carona em nosso táxi.

Voltamos no Hotel Casa Andina em Cusco para pegar nossos mochilões, ir ao banheiro e tomar um chá de coca. O mesmo taxista foi deixar os brasileiros em outro hotel e voltou para nos levar na rodoviária. Minha intenção de jantar com calma foi por água abaixo com o atraso do trem. Fomos direto pra rodoviária, e lanchamos lá.

Na verdade, o ônibus sai da empresa Cruz del Sur (Cusco Santiago, Av Industrial 121, Ubr. Bancopata). Saiu no horário às 22h, leito (“bus cama”), para pernoitarmos. A previsão de temperatura para a madrugada era de -2ºC a 15ºC, mas o ônibus era climatizado, e não precisei usar o saco de dormir para baixas temperaturas que levei (mais por causa de Uyuni, lá será absolutamente necessário!).

A viagem foi tranquila, dormi bem. Mas meu marido não consegue dormir muito em ônibus. Chegamos em Puno às 4:30 da manhã, tudo ainda muito escuro. Os passeios para a Ilha de Uros começariam a partir das 9h. Então, preferimos pegar um quarto bem furreca na rodoviária mesmo, no 2º andar, para dar uma esticada numa cama e dormir mais 3h horas. E fizemos bem, acordamos renovados!