Como curtir o Reveillon no Rio de Janeiro: Copacabana e muito mais!

imagensgratis-com-br-reveillon4

Chegamos em dezembro, falta 1 mês pro ano acabar. Já sabe onde vai comemorar o réveillon?

O Rio de Janeiro recebe milhares de turistas, que se unem aos cariocas, para virar o ano em uma de suas muitas festas. Há para todos os gostos: festas gratuitas e pagas em vários cantos da cidade e do estado!

O réveillon mais famoso do Rio ocorre na Praia de Copacabana.
São os 4 quilômetros de areia (calçadão e pistas – que têm o trafego fechado) mais disputados do país. É uma festa de proporções gigantes que reúne queima de fogos de artifício (em 2014 foram 16 minutos de duração, com 24 toneladas de fogos distribuídos em 11 balsas ao longo da orla) e shows musicais das 18h às 03h da manhã (!) em 3 ou 4 palcos com DJs, bandas e baterias de escola de samba. A estimativa é que quase 2,5 milhões de pessoas passem em Copacabana! As atrações para 2015 ainda não estão confirmadas. Tão logo a Prefeitura divulgue, vamos postar aqui no blog. Mas parece que, entre elas, estarão: Jorge Ben Jor, com participação de Ben Harper, Tiago Abravanel, Titãs, Unidos da Tijuca, Seu Jorge, Detonautas e Baia Toca Raul.

Famoso calçadão de Copacabana

Famoso calçadão de Copacabana

Como chegar em Copacabana no réveillon: As principais ruas de acesso são fechadas, é impossível chegar de carro e/ou estacionar. Turistas devem tentar se hospedar em Copacabana para não ter transtornos com o deslocamento, e poder andar a pé. Bairros vizinhos também são uma boa pedida, como Leme, Ipanema e Botafogo. Cariocas e pessoas hospedadas em outros bairros devem pegar o metrô. Atenção que os bilhetes devem ser comprados previamente, não haverá venda no dia! Comprado o bilhete, deve-se respeitar o horário indicado para as viagens de ida e volta.

Venda de bilhetes do Metrô para o réveillon: do dia 03/12/2014 ao dia 24/12/2014, das 8:00h às 21h
Locais de compra: Estações Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. Ou pelo site Ingresso.com
A partir do dia 25/12/2014, das 8:00h às 21h.
Locais de compra: Estações Pavuna, Central, Carioca e Largo do Machado.

Horários de viagem
Ida – Serão cinco faixas de horário, cada uma de uma cor diferente. Azul (entre 19h e 20h), laranja (entre 20h e 21h), verde (entre 21h e 22h), vermelho (entre 22h e 23h) e amarelo (entre 23h e 0h).
Volta – Sem marcação de horário, entre 0h e 5h. Os bilhetes de volta terão as cores cinza.
Cheque disponibilidade de horários no site metrorio.com.br

Preço: Só de ida ou de volta – R$ 3,50. Ida e volta – R$ 7,00
Passageiros com direito a gratuidade (pessoas com deficiência e maiores de 65 anos) – Estarão disponíveis 10 mil bilhetes. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que faz jus ao direito.
OBS: Não serão aceitos os cartões Vale Transporte Eletrônico, Unitário, Pré Pago e de Integração durante a Operação Especial de Réveillon. Somente após as 7:00h de 01/01/2014, os mesmos estarão valendo. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 bilhetes.

imagensgratis.com.br

imagensgratis.com.br

Para quem preferir ir de ônibus, haverá 4 pontos de saída de Copacabana (mas prepare-se para andar até 2Km): Enseada de Botafogo; Corte do Cantagalo (Av Epitácio Pessoa, Lagoa); rua Prudente de Moraes (Ipanema) e rua Real Grandeza, ao lado do cemitério São João Batista (Botafogo). Táxis e Vans podem pegar passageiros nesses pontos também, mas sem parada fixa.

Onde festejar: cariocas costumam fazer festas com ceia na casa de amigos/parentes em Copacabana e se encaminhar para a areia na hora da virada. Alguns privilegiados assistem tudo de varandas e janelas de frente pro mar, outros de navios de cruzeiros que se posicionam na orla de Copa. Quem não tem essas opções, pode procurar um restaurante a beira-mar ou um quiosque, muitos fazem festas e cobram antecipado o “all inclusive” (Exemplo: Quiosque Itaipava). Mas não se acanhe de levar seu isoporzinho com champanhe e ficar na areia mesmo para brindar o novo ano.

Veja aqui o vídeo dos fogos em Copacabana em 2014.

Há queimas de fogos e palco com shows promovidos pela Prefeitura em outros bairros:

  • Zona Sul: Flamengo (palco na altura da Rua Dois de Dezembro).
  • Zona Oeste: Pedra de Guaratiba (Rua Barros de Alarcão), Sepetiba (Praia do Recôncavo). Não há mais na Barra da Tijuca.
  • Zona Norte: Madureira (Praça do Samba, no Parque Madureira), Ramos (piscinão), Penha (Praça do Conjunto Habitacional IAPI), Ilha do Governador (Praia da Bica).
  • Centro: Ilha de Paquetá (Praia da Moreninha).

Outros bairros podem ter queima de fogos promovidos por particulares.

Praia do Flamengo, e enseada de Botafogo ao fundo

Praia do Flamengo, e enseada de Botafogo ao fundo

Festas Pagas na cidade, para quem curte os sistemas all inclusive com DJs e bandas:

Você vai curtir uma dessas festas? Ou vai em outra que nós não listamos? Foi em alguma dessas ano passado e quer nos dizer como foi, se é roubada ou maravilhosa? Diz aí nos comentários!!!

Leia mais:

Uma opinião sobre “Como curtir o Reveillon no Rio de Janeiro: Copacabana e muito mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s