Viagem de carro pelo sul do Brasil e Uruguai, roteiro de 12 dias

P1050842-Montevideo-praiaPocitosFomos passar o Natal no Rio de Janeiro com a família, e o bichinho-comichão-da-viagem começou a dar sinais. “Quero viajar”. Então organizamos em menos de 1 semana uma viagem de 12 dias pelo sul, com o objetivo de chegar a tempo para o réveillon em Montevideu. Calculamos cerca de 6 a 8h de estrada por dia (nem todos os dias) e, com ajuda do Google Maps mesmo, fomos escolhendo em que cidades parar. Aí foi só reservar os hotéis pelo Booking (os poucos que ainda estavam disponíveis numa data tão concorrida, e com isso tivemos que mudar algumas cidades) e baixar um aplicativo de GPS. Eu e meu marido, colocamos as 2 sogras no carro e bora pra estrada!

Roteiro Final

Ao longo do caminho fizemos pequenos ajustes no roteiro, no próprio aplicativo de GPS, para fugir do engarrafamento no litoral de Santa Catarina e para pegar estradas mais curtas mesmo que menos movimentadas no RS e no Uruguai. De forma geral, conseguimos seguir nosso roteiro inicial. Eis o que percorremos:

Roteiro final, após ajustes

Ajustes no Roteiro:

1. Na semana do Natal ocorreram deslizamentos e a estrada cedeu na Rio-Santos, estrada que liga o litoral sul do Rio ao litoral paulista, ficando completamente interditada. Queríamos passar por esse litoral e pernoitar lá na ida e volta, tivemos que mudar os planos por força maior.
  2. Na ida, pegamos bastante trânsito no litoral catarinense, na altura de Camboriú, Itapema e entrada de Florianópolis. Na volta tentamos fugir disso passando por Brusque (e aproveitando para fazer umas comprinhas, rs).
  3. O trajeto de Rio Grande para Florianópolis pelo litoral era bem menor do que voltando por Pelotas e Porto Alegre, apesar do GPS não mostrar como 1ª opção. E não mostrava por conta de uma interrupção da estrada logo na saída de Rio Grande para São José do Norte, trajeto realizado por balsa. Pesquisamos os horários e uma das balsas sairia em meia-hora, então arriscamos e deu certo. Lindo caminho entre o Oceano e a Lagoa dos Patos.

Quilometragem total percorrida: Incluindo passeios, percorremos 5.197 Km ida e volta.

Gastos com combustível: R$1.021,27. Enchemos o tanque 7 vezes. O preço do combustível no Uruguai é mais de 2 vezes mais caro que no Brasil. Evite abastecer lá, enchendo o tanque antes da fronteira e logo após voltar ao Brasil.

Gastos com pedágios: R$194,10. Abaixo está discriminado por dia:

1. Rio – São Paulo pela Dutra: 6 pedágios, total de R$42,90
  2. São Paulo – Curitiba pela Régis Bittencourt: 6 pedágios, total de R$10,80
  3. Curitiba – Itajaí pela Autopista Litoral Sul: 3 pedágios, total de R$5,40
  4. Itajaí – Porto Alegre pela Autopista Litoral Sul + Rodovia Osório-Porto Alegre: 3 pedágios, total de R$8,70
  5. Porto Alegre – Montevideu pela Rodovia Osório-Porto Alegre + Rodovias do Sul: 4 pedágios, total de R$31,30 no lado brasileiro, 1 pedágio no Uruguai de $65 pesos uruguaios (R$7,00)
  6. Montevidéu – Rio Grande. 2 pedágios no Uruguai de $65 pesos uruguaios cada (R$14,00)
  7. Rio Grande – Florianópolis pela Rodovia Osório-Porto Alegre + Autopista Litoral Sul: 2 pedágios, total de R$12,10
  8. Florianópolis – Registro pela Autopista Litoral Sul + Régis Bittencourt: 6 pedágios, total de R$11,40
  9. Registro – Rio de Janeiro pela Régis Bittencourt + Rodoanel Oeste + Dutra: 10 pedágios, total de R$50,50

Aplicativo de GPS “salvador-da-Pátria”: Sygic. Você baixa no celular ou Ipad e ele funciona offline. Assim não dependemos de sinal de rede, internet, celular, nada, e não gasta créditos do celular de ninguém. Baixamos o aplicativo e compramos bem barato todos os mapas (foi coisa de R$30 o mapa do mundo inteiro).

UruguaiFronteiras com o Uruguai: Na ida, saímos de Porto Alegre e cruzamos a fronteira através das cidades Jaguarão – RS e Rio Branco – Uruguai. Na volta, cruzamos na fronteira Chuy/Chuí. Ambas foram tranquilas. Todos os 4 passageiros do carro estavam com o passaporte (mas também valeria uma carteira de identidade atual – desde que não militar nem de classe de trabalho, também não vale a carteira de motorista). Temos que estacionar o carro e, pelo menos 1 dos passageiros, se dirigir a cabine do controle de imigração com o documento de todos. É necessário dar entrada no país vizinho e carimbar a saída depois. Ninguém nos parou, mas mesmo assim deve-se parar e ir lá dentro. Caso você precise mostrar o passaporte (ou a identidade com o papel de entrada no país) no Uruguai e não tiver a entrada, vai se complicar. Se for parado pela PF brasileira para conferir compras e documentação e não tiver os carimbos de entrada e saída, também vai se complicar. Faça tudo certo e fique tranquilo, ok? Tiramos a Carta Verde, um seguro do carro válido na América do Sul pelo tempo estipulado, que não foi verificado na imigração. Mas, pelo menos, estávamos cobertos pelo seguro caso algo acontecesse. A imigração pode exigir, então é bom tirar sim.

Fronteira Brasil - Uruguay, através das cidades Jaguarão - RS e Rio Branco - Uru.

Fronteira Brasil – Uruguay, através das cidades Jaguarão – RS e Rio Branco – Uru.

Locais de Pernoite, Roteiro detalhado e distribuição dos dias: Não só de estrada e correria foi a viagem, não! Paramos por 2 dias em vários pontos. Veja:

• Dia 1) Rio – São Paulo. 1 noite em São Paulo. Compras na Av. Santa Efigênia (eletro-eletrônicos e “bugingangas” como carregadores e adaptadores USB para o carro).
  • Dias 2 e 3)São Paulo – Curitiba. 2 noites em Curitiba. Jantar da 1ª noite em Santa Felicidade. Passeio no ônibus turístico com descida nas atrações e almoço em Santa Felicidade. Jantar da 2ª noite no Largo da Ordem. Feira do Largo da Ordem no domingo pela manhã.
  • Dias 4 e 5) Curitiba – Joinville – Itajaí. Parada em Joinville para rápido city tour e almoço. 2 noites em Itajaí. Praia em Balneário de Camboriú e Itajaí.
  • Dia 6) Itajaí – Porto Alegre. Parada em Torres para ver a praia e almoçar. 1 noite em Porto Alegre. City tour a pé pelo Centro, jantar no shopping.
  • Dias 7 e 8) Porto Alegre – Montevideu. 2 noites em Montevidéu. Réveillon, City tour pela cidade. Perrengues para comer no feriado.
  • Dia 9) Montevidéu – Rio Grande. Passagem pelo norte do Uruguai, parada e almoço em Punta del Este, parada na praia em Punta del Diablo. Compras na fronteira Chuy/Chuí. 1 noite em Rio Grande.
  • Dia 10) Rio Grande – Florianópolis. 2 noites em Florianópolis. O dia dos engarrafamentos. Jantar na estrada, quase perder a reserva. Praia em Canasvieiras e Jurerê. Comércio e restaurantes em Canasvieiras.
  • Dia 11) Florianópolis – Brusque – Registro. Fugimos do litoral para não pegar engarrafamento. Parada em Brusque para almoço e compras. Íamos até o litoral sul de São Paulo, mas pegamos muita muita chuva no caminho. Parada em Registro por cansaço.
  • Dia 12) Registro – Rio de Janeiro.

Foi bem divertido! Nos próximos posts darei mais detalhes e dicas da viagem, e falarei sobre cada destino. Acompanhe! 😉

70 opiniões sobre “Viagem de carro pelo sul do Brasil e Uruguai, roteiro de 12 dias

1. Olá. Acho que está errado o cálculo dos pedágios em Porto Alegre – Montevideo. Acabei de fazer o trajeto Porto Alegre – Montevideo por Jaguarão e, pelo que lembro, havia pelo menos 2 pedágios de $65 entre Rio Branco e Montevideo. Entre POA-Jaguarão, acho que havia uns 4, sendo 2 de 10,30. Não consigo achar o número exato de praças e pedágios na internet…

• Oi, Francisco.
      Olha, eu guardei todos os comprovantes de pagamento de pedágios para saber certinho o que foi pago. Não creio que tenha erros não.
      Será que passamos por caminhos diferentes? rsrsrs
      Mesmo assim,obrigada pelo comentário.
      Abraço, Cris.

• Estamos pensando em fazer este viagem no final do ano, somos em 6 ou 7, estamos querendo alugar um carro que comporte todos, mas tbém pensamos em deixar o carro e voltarmos de avião…o que acha? Gostaria de seu roteiro mais detalhado…deve ter sido uma aventura maravilhosa…bjs

• Olá, Clarinha. Tudo bem?
        Podendo alugar o carro e devolver no final (mesmo que não seja n Uruguai, mas no RS, diminui o cansaço. Vale a pena sim.
        Mas, se voltar parando também em locais diferentes, dinamiza e anima a viagem.
        Programem para não dirigir mais de 6h (3h para 2 motoristas). Mais do que isso, começa a ficar bem cansativo. Passamos alguns perrengues com engarrafamentos não programados que desgastam demais os passageiros todos, e principalmente os motoristas.
        Eu estou com dificuldades de tempo para retomar os posts nesse momento. Prometo que assim que eu ficar mais folgada de tempo, volto a escrever.
        Mas vejo os comentários sempre. Pode perguntar aqui que te ajudo.
        beijo

• Olá Cris! Lendo sobre sua viajem, fico imaginando a diferença entre viajar de carro e de avião. De avião é muito rápido, muito mais barato, mas não é passeio. É viajem mesmo. Sempre tive vontade de viajar de carro por esse Brasilzão, até que me aposentei (está fazendo dez anos hoje) e não saio da estrada. Chego de uma viajem já com a próxima planejada. A penúltima que fiz deu 7.400 km ida e volta. Só eu dirigindo (é favor quem viajar comigo me deixar dirigir sozinho. Rs). Outro dia fui sozinho a Foz do Iguaçu (Macaé, rj x Foz), já que não consegui companhia, e gastei 408 reais de pedágio. Ao ler os valores que voce gastou, fiquei em dúvida se voce não estava enganada, mas voce confirma que foi isso mesmo. Estou falando em valores de março/2016. Já tenho programado para o inicio de abril o seguinte: Macaé, Porto Velho (Rondônia), Humaitá (Amazonas), Porto velho de novo, Rio Branco (AC) até Cusco no Perú. Eu sou aposentado, minha esposa não. Então nem sempre ela pode ir comigo. Ai não me deixo abater. Arranjo um amigo e parto, ou até sozinho mesmo. Se eu te falar minha idade voce cai dura! Mas é o que de fato me dá vida. Boa (próxima) viajem e curta muito, porque a vida é muito curta.

2. Oie.. curti muito o roteiro, pretendo fazer uma dessa em junho.. perguntinha básica. O seu carro é 1.0? foi com 4 pessoas e como foi o desempenho? Obrigado.. e boa sorte nas próximas viagens.

• Olá, Júlio.
      Sim, o carro é 1.0 e aguentou bem os 4 passageiros com bastante bagagem (3 eram mulheres! hehe) com ar condicionado em boa parte! Esse roteiro todo tem pouco declive. Pegamos mais ladeiras no trecho entre Rio e São Paulo, aí foi só desligar o ar.
      Boa viagem! Vocês vão adorar o roteiro!
      Abraços, Cris.

• Olá, Rita. Tudo bem?
      No Uruguai, recomendo ficar em Montevideu e Punta del Este. Quantos dias em cada uma, vai depender do seu roteiro e tempo total de viagem.
      Beijo, Cris.

3. Olá, acabei de chegar dessa aventura rodei 4300 km em 7 dias dias…muito corrido. Sai de São Paulo 1ª parada Tubarão, 2º dia Torres e dormimos em Pelotas, 3º dia Chui, 4º dia Punta del Este, 5º dia Porto Alegre, 6ª dia Joinville, São Paulo….sempre quis viajar sem destino…o que me custou caro não fazer reservas antes, mas não queria ter a obrigação de chegar num destino…porém, chegar num hotel sem reserva é o preço de balcão e acaba saindo mais, a cada hotel que chegava ia ficando mais caro, deu medo….ai de tanto meu marido insistir aceitei entrar no booking e reservar em Punta, nossa hotel muito legal, próximo a praia, cheguei até pensar que tinha confundido o preço de tão bom, segui para Porto Alegre de novo não vou reservar tem Ibis tá ótimo, chegando lá uma super tarifa R$ 229,00 + 34,00 café da manhã e 18,00 estacionamento…corri para o “santo” booking hotel muito bom por R$ 187,00 já incluído o estacionamento e o café da manhã…me rendi para o próximo destino reservar Joinvile, outra lição, a viagem foi cansativa se não tivesse reservado poderia parar em alguma cidade antes, o fato de ter um destino para chegar me cansou parecia que a viagem não acabava, bobeira né….poderia ter feito como fiz em Porto Alegre, reservado na hora….O que aprendi…tem que reservar hotel, ficar pelo menos 2 dias em cada cidade, para ter tem de conhecer tudo com tranquilidade, ah a carta verde, meu corretor chegou a pedir por volta de 400,00 ainda bem que não fiz….em cada esquina do chui você consegue tirar a carta verde, até mesmo de sábado e domingo, paguei 80,00. E já que isso vicia e lá vamos nós agora partir numa aventura por Minas Gerais…

Curtido por 1 pessoa

• Que delícia de viagem, né Marisa? Que bom q vc veio nos dar seu relato. Obrigada por compartilhar!
      Eu prefiro viajar com reserva, mas sempre prefiro as que poem ser canceladas e só pagamos no hotel. Mas… nesse tipo de viagem pode ficar mais cansativo sim ter a “obrigação” de chegar em determinado lugar. Em alguns dias pegamos engarrafamentos e muita chuva na estrada que não estavam previstos e fizeram uma viagem de 6h virar mais de 10h. Insuportável dirigir assim! No ultimo dia não aguentei chegar em São Paulo e parei em Registro. Abandonei a reserva do Booking.
      Quanto a Carta Verde, consegui por essa valor baixo no Rio.
      Que vício bom esse de viajar, não é? E o Booking me acompanha sempre, viciei nele tb! rs
      Depois volta pra contar sobre Minas!
      Beijão, Cris

• Oi Marisa, gostaria de maiores detalhes da famosa “CARTA VERDE”. como ficou sabendo que na fronteria seria mais barato, compra-se com qualquer um ou devemos nos preocupar com procedencia, existem exigencias para comprar este seguro?
      Ficarei muito grato peças informações.

Curtido por 1 pessoa

• Eu quase fiz através do meu corretor que iria ficar muito mais caro…como eu não tinha certeza, se iria chegar até Punta, por ser minha primeira viagem de carro… resolvi viajar e arriscar…chegando no Chui me informei no Hotel que me indicou uns 3 lugares, próximo ao hotel….é muito comum isso, as pessoas tem a guia paga você preenche seus dados e pronto você está com a carta verde na mão…super simples, trabalham sábado, domingo e feriados.

• ola marisa, adorei seu post, e o custo no uruguay como é?…caro para comer, vc foi em praia, as cidades q vc passou no uruguay como perigosas, nao li todas as postagens….mas ninguem detalha muito, me perdoem se estou sendo injusto…mas quem puder postar irei agradecer, obrigado.

4. Curti muito esse roteiro, espero fazer um em outubro desse ano, será que saberia dizer o quanto se gasta em média por pessoa fora gasolina e pedágio? Pretendo ir somente eu e minha esposa, mas estou com um pouco de receio quanto ao planejamento da viagem. grato

Curtido por 1 pessoa

5. Uruguai é um país incrível. Sou de Porto Alegre e todos os anos (desde 2011), vou sempre de carro com um amigo que vem do Ceará e que também viciou neste pequeno país. Este ano, irei com outros amigos, sempre em carro 1.0 e sempre sem destino certo. Nas primeiras vezes, o trajeto óbvio: Jaguarão, Montevideo e Punta del Este. Já nas últimas, incluímos Colônia del Sacramento no roteiro (é a cidade mais encantadora de lá. Ir ao Uruguai e não ir à Colônia, é um pecado…hehe). Este ano iremos pelo litoral uruguaio: Cabo Polônio, La Paloma, Punta del Diablo e Piriápolis, além de Punta (onde passaremos o réveillon). Tenho amigos que moram em Montevideo, o que me tranquiliza quanto à hospedagem. Dias 2 e 3, iremos para Colônia, com direito a um pulo em Buenos Aires, do outro lado do rio da Prata. E quanto à carta verde, paguei em dezembro de 2014 para meu corretor, R$ 74,00 por 6 dias.

• Cris como sua postagem está me ajudando…e as demais tambem..Somos do interior do Mato Grosso,e programamos de parar o ano novo no Uruguai..ainda não sabemos se em Montevideo ou em Punta…O ano passado fomos conhecer a Bolívia..adoramos!
        Preciso de sugestões quanto á hotel,restaurantes…queremos conhecer pelo litoral do Rio Grande do Sul..Como é a questão de dinheiro…tem bancos lá que dá para sacar dinheiro…ou tem q levar? Pq na Bolivia sacar no banco era muito caro…e essa carta verde onde faço? é perigoso a estrada para ir de carro? Pq não nos recomendaram ir conhecer a bolivia de carro,tivemos que alugar um carro lá…
        Muito obrigado a todos pelas dicas..

• Oi, Laudinéia.
        Também Irei passar o réveillon em Punta.
        Assistirei a queima de fogos em frente ao Conrad.
        Sobre seus questionamentos, não posso responder sobre bancos, porque nunca saquei dinheiro lá, mas sei que tem o Itaú em Montevidéu.
        Ou pesquise se teu banco tem agência por lá.
        Sobre hotéis também não posso responder, pois sempre fico em casa de amigos.
        Já sobre a estrada no Uruguai, posso te garantir que é um sossego só.
        Eu sempre vou por Jaguarão, partindo de Porto Alegre, pois é o trecho mais rápido até a fronteira.
        Mas a BR-116, no lado gaúcho, é tensa. Principalmente na região de Pelotas, com muitos caminhões e obras.
        Mas atravessando a fronteira até chegar a Montevidéu, é uma tranquilidade só.
        Lá é exigido faróis acesos sempre.
        Caso vá de carro, procure no google dicas para quem vai entrar de carro no país.
        Carta verde eu faço com meu corretor na véspera de viajar, pois ele calcula os dias em que ficarei lá, com o valor do dólar.
        Mas também pode fazer na fronteira.
        Ajudei pouco, mas espero que tenha servido.
        Boa viagem & aproveite este delicioso país.

Curtido por 1 pessoa

• Oi, Laudinéia. Que bom que os posts estão te ajudando. Pena que eu não consegui ainda postar o restante da viagem! Desculpe, gente! Muita correria na vida, sempre, né? rs
        Acho que Punta deve ser mais animado que Montevideo no reveillon. Em Montevideo quase tudo estava fechado, até comer foi difícil pois nem o restaurante do hotel ou qq shopping abriu dia 24 e 25. Mas se for encarar Montevideo mesmo, reserve antes algum restaurante que ofereça a ceia, ou compre comida. Se informe tb no seu hotel.
        Tem caixas eletronicas para sacar sim, tranquilo. Vivemos de saques em moedas locais e cartão de crédito.
        E não foi perigoso pegar a estrada não. Só ter mais atenção se pegar chuva no caminho (peguei uma braba na serra de São Paulo).
        Beijo e boa viagem

• olá Antonio,
      eu e meu marido queremos fazer POA – colonia (realmente é a mais encantadora) – buenos aires. Estamos na dúvida se vale a pena a pernada de carro (queremos fazer pois meu marido ama viajar de carro) ou se vale pegar aéreo, que está saindm em torno de 1600 ida e volta pros 2.
      Quanto se gasta na média pra fazer POA pra colonia de carro, entre gasolina e pedágios?
      Fomos pra Colônia em março e estava bem tranquilo, em janeiro é muito lotado?
      Obrigada desde já

Curtido por 1 pessoa

• Oi, Kati. R$ 1600 ida e volta até Montevidéu ou Buenos Aires? Olha, viagem de carro só vale a pena se tiver tempo e vontade de ir parando no caminho. Mas se o objetivo é Colônia ou Buenos Aires direto, acho que de avião é mais vantajoso. Não saberia te informar os custos exatos de carro, pois tudo subiu. Mas costumo gastar um tanque de POA até Montevidéu (ida e volta são dois tanques). E meio tanque ou mais, rodando até Colônia. Em dezembro, quando eu for de novo, é que vou verificar quanto estará o litro da gasolina aqui e lá e fazer o cálculo. Quanto a pedágios, a mesma coisa. Mas dá para tirar uma base de valores, num relato postado acima. Quando fui dia 02/01/2015, Colônia estava fervendo de gente, hehe. Desculpa não ajudar muito. Em dezembro volto aqui e disponibilizo os valores atualizados. Abraço e boa viagem para vcs.

6. Olá Pessoas,

Quero fazer uma viagem de aventura, porém, minha aventura tem certo receios rsrsrs. De Salvador, estava pensando em ir novamente a Porto Alegre para de lá ir e ônibus para Montevideo, Punta e quem sabe atravessar por colonia para Buenos Aires, que já conheço, mais não custa!! rsrs

O que vocês me aconselham?? Não queria ir direto de Salvador, pensei em conhecer outros lugares. Quero ir de avião até Porto Alegre e de lá colocar mochilas nas costas!! Porto Alegre seria o local parada para chegada e volta para Salvador.

Ah há conheço, Gramado e Canela.

Abraços,
    Cristiane

• Olá, Cristiane (xará)
      Isso aí, ponha a mochila nas costas e vá ganhar o mundo! Ele está te esperando! 😉
      Só não posso ajudar muito sobre transporte de ônibus nesse roteiro. Nós alugamos carro e fizemos tudo com o carro alugado.
      Recomendo buscar no mochileiros.com
      Abração e boa viagem!

7. olá Cris e Antonio
    Estou tentando calcular o que vale mais a pena. Viagem de RJ para Uruguai em 8 dias. Carro direto X Avião e aluguel de Carro para fazer várias cidades no Uruguai.
    Podem me ajudar a calcular quanto gastaria com viagem de carro (pedágio / gasolina)?
    E quantos dias levaria para chegar a Montevideu sem muita parada pelo caminho?
    vcs tem ideia de quanto se gasta para alugar carro por lá?

Curtido por 1 pessoa

• Oi, Andrea. Acho que a 1ª postagem da Cris, reponde bem seus questionamentos em relação a gastos com combustível e pedágios, mesmo sendo de 1 ano atrás. E ela também partiu daí, do Rio de Janeiro.
      Como moro em Porto Alegre, demoro por volta de 11h para chegar a Montevidéu, indo por Jaguarão/Rio Branco, que é a fronteira mais próxima.
      Irei novamente dia 29/12/2015 passar o réveillon em Punta.
      Nunca aluguei carro lá, portanto, esta questão não posso te responder.
      E sobre carro x avião, depende de quantas pessoas viajarão.
      Calcule mais ou menos os valores que a Cris postou lá em cima e os preços da passagem aérea.
      Eu farei meus cálculos mais próximo do final do ano, para ter certeza do que realmente irei gastar.
      Grande abraço e boa viagem!
      Tu vais adorar este pequeno país.

Curtido por 1 pessoa

• Obrigada por responder a Andrea, Antônio.
        É isso aí mesmo.
        Nós fomos com carro próprio, então não tenho ideia de aluguel no Uruguai, desculpe.
        Beijos e boa viagem aos 2.

• Oi, Cris.

Ando invadindo teu espaço, te peço desculpas, mas também curto dar dicas, hahaha.
        Parabéns pelo espaço!!!

Me perguntaram aí em cima sobre combustível no Uru, e num grupo de brasileiros no Uruguai, no Face, falaram que o litro está por volta de R$ 6,00!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bj, feliz natal, ano novo & boa viagem a todos!

• Oba! Super obrigada pela invasão e por trazer as respostas, Antônio. Fique a vontade!
        Adoro quando vocês aproveitam o blog para se comunicar! Sinto que estou ajudando.
        Beijos, Feliz Natal, ótimas viagens e um 2016 com mais e mais viagens! 😉

8. Olá, Estava pensando em visitar o Uruguai nestas férias. Apos ler seu texto, a vontade virou decisão. Só que gostaria de ir até Colônia mas vou dar uma passada rápida por Montevideo.
    Voce que conheceu Montevidéu, o que tu achou da cidade e o que sugere como imperdível para uma pessoa que irá passar rápido pela cidade não deixar de ver nela (qual local mais interessante?)

• Oi, Fábio.
      Que bom! Fico feliz em ter estimulado alguém a viajar, aproveitando algum de meus roteiros.
      Eu acabei não conseguindo publicar os posts do Uruguai ainda. Desculpe. Assim que conseguir um tempinho faço isso. Quando você pretende viajar pra lá?

Mas adianto: Montevideu é super fofa! Gostei mesmo. Fui 2 vezes já. Nas 2 vezes fiquei pouco tempo na cidade, entre 2-3 dias.
      Caminhar pela orla (ramblas) é bastante agradável, a Plaza Independencia é o grande ponto turístico da cidade com o monumento a Artigas e a Puerta de Lã Ciudadela, Monumentos La Diligencia e La Carreta tb são pontos famosos para fotos, o Mercado del Puerto vale uma visita e almoço por lá.
      Abraços

9. Olá Cris,que bacana compartilhar essa experiência com a gente. Estou com frio na barriga, pois minha família, mais um casal de amigos, estamos estudando essa viagem.
    Somos do Rio de Janeiro e agora em dezembro fomos pra Floripa, conhecemos Balneário Camboriú e Penha. Fomos na verdade ao Beto Carrero comemorar o aniversário do filhote, fomos de avião e em Florianópolis alugamos um carro. Foi uma experiência maravilhosa, tanto que queremos voltar nas férias de julho, mas de carro.
    Estamos pegando dicas e seu blog está ajudando bastante.
    Obrigada! Beijos.

Curtido por 1 pessoa

10. desculpe a invasão também: fui em junho de 2014 para Montevidéu, de avião, saindo de SP. Adorei. Quem for não deixe de visitar o mercado e a cidade de Colônia…tudo de bom aquele país. Quero voltar. Quem sabe de carro.

11. Olá, gostaria de saber se preciso registrar a entrada do meu bebê de 6 meses, e se sendo um bebê pode ir só com certidão de nascimento?
    Outra dúvida, os pedagios dentro do Uruguai são pagos em pesos somente ou aceitam real? Desde já obrigada

• Oi, Jessica!
      Os pedágios no Uruguai aceitam real, sim. E dólar também.
      É uma praticidade, bem diferente do Brasil, que só aceitam nossa moeda.
      Quanto ao documento do seu bebê, andei lendo em sites de viagem, que o ideal seria o RG.

12. Olá, amigos.
    Como prometido ali em cima, voltei para relatar mais uma viagem minha ao Uruguai. Deve ter sido a 8ª desde 2007.
    Eu e mais um grupo de amigos estávamos programando esta viagem desde o meio do ano de 2015.
    Como eu era o único que conhecia o país, eles deixaram que eu fizesse o roteiro.
    Como sempre faço o trajeto Montevidéu/Colônia/Punta del Este, desta vez queria algo diferente e percorrer o litoral uruguaio, partindo da fronteira com o Chuy, passando por Punta del Diablo, Cabo Polônio, La Paloma, Punta del Este, Piriápolis e Montevidéu.
    Cheguei a ver preços em hotéis e pousadas e enviei aos meus amigos.
    Nosso plano seria passar o réveillon em Punta e sair de Porto Alegre dia 29/12.
    Mas a enrolação por parte deles foi tão grande, que o tempo foi passando.
    De 3 carros e uma média de 12 pessoas programadas, acabamos indo em 1 carro com 4 pessoas, hahaha.
    Ninguém respondeu minhas solicitações de reservas de hotéis e eu acabei deixando pra lá.
    Se queriam aventura, iriam ter, hehe.

Dia 28/12 chegou um amigo do Piauí e dia 29/12, com o restante (todos de Porto Alegre), partimos rumo à Jaguarão.
    Jaguarão?Mas não seria Chuy?
    Pois é…resolvi fazer o trajeto que eu conhecia mesmo.
    Tenho um pouco de receio daqueles 200 km sem nada lá no Taim, caso fosse pelo Chuy.
    O carro que usamos foi um J6, da Jac Motors, motor 2.0, com ar ligado a maior parte do tempo.
    Enchemos o tanque em Porto Alegre e pernoitamos em Jaguarão, na Pousada Azul, que é uma pousadinha bem simples (mas bem simples mesmo, hahaha), que fica na entrada da cidade, mas que tem estacionamento, ar nos quartos, café da manhã (simples) e diária a R$ 35,00.

No dia seguinte fomos dar uma volta na Laguna Merin, que fica a 20km de Rio Branco.
    Adoro esta praia de água doce.
    Tranquila, silenciosa (era dia de semana) e não é funda.
    Sempre passo lá.
    Acabamos ficando o dia todo, inclusive almoçamos num restaurante “à beira mar”.

À noite, resolvemos seguir viagem, mas antes completamos o tanque em Jaguarão.
    Meu novo roteiro seria Rio Branco/Piriápolis/Punta/Montevidéu e Colônia.
    Escolhi Piriápolis como nosso QG, por ser mais barata e mais próxima à Punta del Este.
    Conheço bem a Ruta 10, para ir a Montevidéu. Com ela nunca tem erro.
    Só que para Piriápolis, teríamos que entrar na cidade de Melo e pegar a Ruta 60.
    Como era noite e as placas estavam confusas, acabamos indo pela Ruta 12, que também nos levaria ao nosso destino.
    Só que esta Ruta 12 é traumática. Ela não está muito bem conservada, cheia de curvas, estreita e se o carro estragasse ali, teríamos que pernoitar no meio do nada, pois não passava viva alma e não se via residências, só campo.
    Da próxima vez irei estudar bem o trajeto e pegar a Ruta certa, que é a 60.
    De preferência que seja durante o dia, hehe.

Chegamos em Piriapólis (que eu não conhecia), por volta de 5h da manhã.
    Não tínhamos peso, só reais e num posto de conveniência onde paramos para lanchar, não aceitavam real.
    Fomos circulando e achamos um McDonald’s que fica aberto 24h e…ueba! Aceitavam real!!!
    Como não tínhamos feito reserva em lugar nenhum (nunca façam isto, hahaha), procurei pelo booking um hostel e perto da rambla existia um, com vaga, mas que só abria às 8h!.
    Estacionamos na frente e fomos tirar um cochilo até o tal hostel abrir.
    Quando o dia clareou, resolvi caminhar por esta rua para ver se achava algo aberto e encontrei um senhor bonachão sentado na área de sua casa.
    Perguntei se ele conhecia um hostel ou algo para que pudéssemos nos hospedar.
    Ele disse que tinha uma casa e nos levaria lá.

Vocês não vão acreditar, era a casa de um filho dele, numa zona meio rural da cidade, mas a 5 minutos do centro e por R$ 50,00 a diária.
    O filho dele mudou-se e a casa ficou fechada.
    Não acreditamos na nossa sorte. Tinha 2 quartos, uma sala grande com tv led, lareira, banheiro com aquecedor, cozinha com fogão zero km, pois tivemos que tirar o plástico dele, janelões, churrasqueira e um sossego só.
    Fiz amizade com ele, com a filha que mora na rua atrás, com o vizinho, enfim…vai ser meu QG agora toda vez que for para lá!
    Fizemos compras num mercadinho e as refeições eram feitas em casa.
    O resto do tempo foi para desbravar a cidade (linda! Nos apaixonamos!)
    Piriápolis era a praia mais top do Uruguai, no passado.
    Tem um teleférico no alto de um morro, de onde se tem uma vista incrível da praia (lá é praia de Rio. O Rio da Prata, igual Montevidéu).
    Não tem como eu detalhar as maravilhas do lugar, apesar de querer muito, haha.

Bom, ficamos quase 3 dias, indo e voltando à Punta del Este, que fica bem pertinho.
    Nosso réveillon foi em frente ao Conrad, onde eu já havia passado antes e é onde se reúne o povo todo e tem queimas de fogos.
    O bom é que dá para entrar e sair do Conrad a todo momento e curtir algumas coisas. Inclusive jogar e ganhar uma graninha.
    Lanchamos num lugar mais povão, que fica duas ruas atrás do cassino e que eu já conhecia.
    Bom, Punta é aquilo que todo mundo já sabe. Levei meus amigos nos points como a ponte ondulada, la mano, Casapueblo e seu por do sol…
    Abastecemos em Punta (a partir daqui não conseguirei mais lembrar quantas vezes abastecemos lá, pois não enchíamos o tanque. Só colocávamos para poder rodar, pois lá é muito caro).

Com dor no coração, nos despedimos de Piriápolis e fomos para Montevidéu.
    O objetivo seria apenas almoçarmos e abraçar uns amigos brasileiros que residem na capital e depois seguir viagem para Colônia.
    Tentamos almoçar no Mercado del Puerto. Era dia 1º e um transatlântico lotado de turistas tinha acabado de ancorar no porto de Montevidéu.
    Resultado: impossível se mexer dentro do local.
    Resolvemos então ir para o centro da cidade (que estava vazia pelo feriado).
    O Uruguai é vendido como um país relativamente seguro e isso sempre me tranquilizou.
    Claro, na capital o buraco é mais embaixo, principalmente na região do porto e cidade velha, mas mesmo assim nunca tive problemas, inclusive em 2012, quando passei 4 dias na cidade e deixei o carro direto na rua (coisa que não fiz mais nos anos seguintes).
    Bom, fomos almoçar no Mercado de Los Artesanos, bem no centro e deixamos o carro estacionado na mesma rua, só que duas quadras para baixo, para fugirmos de um flanelinha.
    Almoçamos, e na volta, o vidro do nosso carro estava quebrado e a mochila do meu amigo do nordeste, com um notebook dentro, foi furtada.
    Inocência dele, claro. Não se deixa objetos à vista assim, mas lá houve aquele relaxamento natural e aprendemos a lição.
    Fomos fazer BO numa delegacia ali perto, com a ajuda de meus amigos que moram lá.

A viagem para Colônia foi cancelada e resolvemos ficar na casa de meus amigos por dois dias.
    Curtimos a cidade com toda a calma, inclusive a famosa feira dominical gigantesca que acontece no centro de Montevidéu e onde se vende de tudo.
    Voltamos para Rio Branco pela Ruta 10, aquela que eu sempre ando e que não tem erro.
    Pernoitamos novamente na tal Pousada azul, hahaha, fizemos compras no free shop (o dólar estava cotado pelas lojas em R$ 3,70) e jantamos no centro de Rio Branco.
    Já sobre a cotação do real, dependia do dia e local. R$ 1,00 valia em média 7,50 pesos.

Só pegamos chuva no dia seguinte, na estrada e já no Brasil.
    Ou seja, dias de céu azul, perfeitos!
    Ficou um gostinho de quero mais no pessoal e inclusive em mim, pois quero conhecer aquelas outras praias que eu tinha colocado no roteiro lá no início, hehe.

Quem quiser ver fotos deste meu relato, pode me adicionar no Facebook, mas antes manda uma mensagem pelo inbox ou pelo meu email> aferreira66@gmail.com e desculpa o tamanho do texto! Gracias!

• Gracias, Cris.
        E vai uma dica deliciosa para quem não conhece as praias hippies do Uruguai. O canal no Youtube do Tastemade Brasil, tem uns vídeos muito legais feitos em Cabo Polônio, José Ignácio, Punta del Diablo e La Pedrera.
        Gracias, muchacha!

Curtido por 1 pessoa

13. Estou “programando” kkkkk uma viajem saindo de SP direto para Bariloche (12/07/2016)…..viajando direto acredito chegar lá entre 3 a 4 dias….ficar um fim de semana lá e ir subindo até o dinheiro ou o tempo acabar (limitado em 20 dias)…..estou na dúvida entre voltar pelo Uruguai ou subir pelo chile, visto que no total tenho no máximo 20 dias de viajem, qual dos dois países seria a melhor opção para conhecer, visto que é minha primeira vez e vou com a esposa e filhos de 15/13 anos. Detalhe kkkk de toda esta programação kkkk a única coisa que fiz foi reservar o hotel de bariloche e baixar o booking para ir reservando conforme a viajem, visto que não quero ter compromisso de ir aqui ou ali, quero deixar acontecer. Gostei bastante das dicas de todos, não sei se deixei passar…..necessita de alguma vacina em especial para entrar no Uruguai??

• Que delícia de viagem, Marcos!
      Não precisa de vacina não, mas do Seguro do carro sim, a tal Carta Verde.
      Sobre escolher entre o Uruguai e Chile… que escolha difícil, hein…
      Eu fiquei 20 dias só no Chile e foi pouco pra conhecer tudo, país fantástico que eu adoro! Já voltei e voltaria mais 100 vezes.
      Já que você estará em Bariloche, que é tão pertinho do Chile… Acho que recomendo o Chile sim. Mas verifique o estado das estradas no inverno, pq o caminho passa por serras e pode ter muita neve. Se ficar difícil, a opção do Uruguai estará te esperando! 😉
      Boa viagem! E volta pra nos contar como foi!
      Abraço, Cris

• Olá, Beatriz, tudo bem?
      Para entrar no Uruguai e demais países do Mercosul, não precisamos de visto nem nenhuma permissão. Basta estar com o passaporte ou carteira de identidade recente (não serve carteira de motorista nem carteira funcional).
      Se estiver de carro, precisa da Carta Verde, um seguro válido na América do Sul.
      Abraço, Cris

14. Vou fazer São Paulo – Buenos Aires , passando por Punta del Diablo, Punta del este, Montevideo e Colônia do Sacramento esse mês, será minha primeira vez fora do Brasil e escolhi fazer de carro. Já tenho a carta verde e fiz um seguro viagem para cobrir algum eventual problema médico, porém tenho uma dúvida, os pedágios entre RS e Punta del este podem ser pagos em reais?

Curtido por 1 pessoa

• Bom dia, Andreia. Tudo bem?
      Olha, não sou especialista em sul do Brasil não, ainda mais pelo interior. Não fui a Gramado ainda.
      Fiz essa viagem, relatada acima, dirigindo, uma outra de ônibus de excursão e poucas viagens direto para algumas cidades.
      Estou devendo escrever sobre cada cidade, eu sei. Ta faltando tempo.
      Beijo e boa viagem!

• Oi, Andréa!Não sei quantos dias tu terá. Em SC, todo o litoral é apaixonante. POde pegar a Br-101 e ir parando nas praias pelo caminho, hehe. Eu sou apaixonado pelas praias mais ao sul, como Guarda do Embaú, Garopaba, Praia do Rosa…Na divisa com o RS, tem os cânions do Itaimbezinho,que tem rota que desemboca em Canela-Gramado. A serra gaúcha é muito linda. Sugiro uma ida ao Templo Budista, em Três Coroas, também pertinho de Gramado (no sentido para Porto Alegre). Desbrave também a rota romântica e cidades como Nova Petrópolis e Bento Gonçalves. Joga no google e veja imagens e mapas. Boa viagem!

• Puxa vida, Maria do Carmo. Não desiste por isso não! Já viajei muito sozinha, ou em excursões em que só conheci as pessoas durante a viagem. Não desista por isso não! Coragem!

• Tanta gente viaja sozinha e encontra pessoas muito legais pelo caminho. Sugiro entrar no grupo Mochileiros, do Facebook. Sempre tem um povo fazendo grupos ou marcando de se encontrar em muitos lugares do Brasil e do mundo.

15. Vou ter uns 25-30 dias a partir de 26 de Dezembro para tirar de férias.
    Estou eu, minha namorada e um casal de amigos. Temos aproximadamente uns 3k para gastar.

Inicialmente, pensamos em pegar o carro, passar ano novo no extremo sul e ir para o Uruguai (pegar Chuy, Punta Del Este, Punta Del Diablo, Montevidéu…), depois ir para Argentina (Buenos Aires) – comentamos de Chile, mas acho que não da pra conquistar o mundo com pouco $ e dias, rss – e aí voltaríamos por dentro, pegando Bonito e outras cidades.

Depois pensamos em ver ofertas para ir pro Chile direto de avião e lá fazer um roteirozinho.. Ou fazer algo mais pelo extremo sul mesmo do Brasil.

Enfim, estamos BASTANTE confusos. Não tenho também noção assim de viagem legal, gastando pouco, sem perrengue, mas sem luxo.. Hostels, restaurante só se for classicos, paisagens incríveis – é um resumo do que imaginamos.

Alguém consegue dar um norte e ajudar falando em custos, dicas, etc.?
    Procurei tópicos relacionados, mas a época em que vamos não achei nada parecido.

Obrigado desde já!

• Olá, Marcos. Tudo bem?
      Olha, por esse post e os comentários todos com contribuições de colegas, dá pra ter uma ideia de custo desse roteiro.
      Realmente não dá pra fazer tudo de uma vez só, rsrs. Uruguai + um pedacinho da Argentina, ok.
      Mas incluir o Chile vai ficar corrido. E o Chile tem taaaanta coisa legal que vale 30 dias só lá.
      Tente organizar o que você prefere nessa 1ª viagem e deixe o resto para a próxima;)
      Abraços

16. Cris seu roteiro caiu como um presente para mim. Sairemos do Rio em direção ao Parque Beto Carrero daí bateu um comichão de ir em Porto Alegre, Montevideo, Punta… obrigada pelas dicas.

17. Olá, Cris!
    Seu post e os comentários me ajudaram muito e já fiz as reservas para uma loucura parecida no reveillon desse ano. Eu e meu namorado vamos sair de carro de Sorocaba/SP rumo a Punta del Este para passar a virada com amigos. Vamos quebrar a viagem em Floripa e Pelotas. Pelos comentários, já vi que terei que voltar para o Uruguai para conhecer Colonia também rsrsrs
    Já conheci outros continentes, mas será a primeira vez para outro país na América do Sul além do Brasil. Não vejo a hora! 😀

Parabéns pelo site!

Brunna

18. Olá Cris, parabéns pelo post, já faz um tempo que publicou, mas veja se consegue tirar uma duvida, esse seu gasto de combustível foi gasolina? onde achou que foi mais barato abastecer em todo trajeto? estou saindo do RJ e vou até Buenos Aires… Obrigado!!!

• Olá, Gabriel.
      Sim, usei gasolina como combustível. Preços de janeiro de 2015, ok?
      Olha, no Uruguai é bem mais caro. Abasteça no Brasil antes de atravessar a fronteira. Nunca dirigi (ainda) na Argentina, então não posso falar de lá.
      Na estrada, de modo geral, os preços são mais baratos do que nas cidades.
      Espero ter ajudado. E tenha uma ótima viagem!