Viagem de carro do Rio ao Uruguai: 20 cidades e 7 hotéis em 12 dias

Fronteira Brasil – Uruguay, através das cidades Jaguarão – RS e Rio Branco – Uru.

Contei no post anterior que fizemos uma viagem de carro pelo sul do Brasil e Uruguai, num roteiro de 12 dias, saindo do Rio de Janeiro no dia 25/dez/14 com a meta de passar o réveillon em Montevideo, no Uruguai. Éramos 4 pessoas, sendo 2 motoristas, num carro 1.0. E lá fomos nós!

Já contei o trajeto e os ajustes que fizemos nele, a quilometragem percorrida (5.197 Km ida e volta), gastos com combustível e pedágios (valores de 2014/2015, pessoal!), o aplicativo de GPS que usamos (Sygic), trâmites de fronteira com o Uruguay em 2 pontos distintos (entre as cidades de Jaguarão – RS e Rio Branco – Uruguai na ida e na volta, Chuy/Chuí), a importância de ter a Carta Verde e realmente parar nos postos de fronteira para dar entrada e saída dos países mesmo que ninguém te pare, e o roteiro separado por cidades.

Agora vou mostrar os locais de pernoite, com os hotéis onde paramos. Quase todas as reservas foram feitas na véspera da viagem pelo Booking.

Hotéis do roteiro Rio – Uruguai

  • Noite 1) São Paulo. Hotel Ibis São Paulo Congonhas. Rua Baronesa De Bela Vista, 801, Vila Congonhas. Esse nós fechamos direto no site do hotel, pois estava mais em conta e com disponibilidade de vagas.
  • Noites  2 e 3) Curitiba – PR. Granville Park Hotel. Rua Desembargador Clotário Portugal, 35, Centro de Curitiba. A localização dele parece ótima, daria pra fazer muita coisa a pé. O problema é que fica muito perigoso e mal frequentado aos finais-de-semana. Não recomendo! Procure outro hotel!
  • Noites 4 e 5) Itajaí – SC. Essa hospedagem foi em casa de parentes, não ficamos em hotel.
  • Noite 6) Porto Alegre – RS. Lido Hotel. Rua Andrade Neves, 150, Centro de Porto Alegre.
  • Noites 7 e 8) Montevidéu – Uruguai. Punta Trouville Hotel, em Punta Carretas
  • Noite 9) Rio Grande – RS. Hotel Atlântico Rio Grande
  • Noites 10 e 11) Florianópolis – SC. Tropicanas Apart Hotel
  • Noite 12) Registro – SP. Era para termos nos hospedado em Itanhaém no Hotel Pousada Paraíso, conforme nosso roteiro inicial. Mas pegamos muito trânsito e muita chuva, eu estava dirigindo, estava muito cansada, então optei por perdermos a reserva e paramos em Registro. Acabamos passando a noite num hotel na estrada que nem anotei o nome. rs
Punta Trouville Hotel

Punta Trouville Hotel em Montevidéu

Onde eu fiz a Carta Verde

Eu fiz a carta Verde pela Sul América Cia Nacional de Seguros através do site da Luma Seguros. Custou cerca de R$48,00 a carta com validade para 3 dias. Paguei o boleto gerado e recebi por e-mail a confirmação. A entrega expressa leva 3 dias úteis para chegar.

Mas pode ser feito na fronteira, conforme algumas pessoas postaram nos comentários do post anterior.

Dinheiro no Uruguai: Onde sacar? Trocar?

pesos uruguaiosNos caixas eletrônicos de qualquer banco no Uruguai é possível sacar com seu cartão de crédito, tranquilo. Basta autorizar o uso do cartão no exterior previamente (no Internet Banking normalmente é fácil e rápido). Vivemos de saques em moedas locais e cartão de crédito. Em Montevidéu tem banco Itaú e Santander.

Se preferir, pode levar reais e trocar nas casas de Câmbio na Ciudad Vieja. No aeroporto o câmbio é menos favorável. Não troque reais por pesos no Brasil, o câmbio é muuuito desfavorável.

Segurança na estrada e no Uruguai

A viagem foi super tranquila, mas só dirigimos pela manhã, no máximo no início da tarde ou assim que anoitece. Alguns trechos com muitos caminhões e ônibus, trechos com obras, outros trechos passando por dentro de cidades, quando chove… são situações em que a atenção deve redobrar. Fora a atenção no trânsito, não vimos, ouvimos, nem li nada sobre algum trecho perigoso ou inseguro.

chuva na estrada

Pegar chuva forte na estrada é um perrengue!

As 18 cidades por onde passamos:

  • Dia 1) Rio de Janeiro e São Paulo
  • Dias 2 e 3) Curitiba e Santa Felicidade
  • Dias 4 e 5) Joinville, Itajaí e Balneário de Camboriú
  • Dia 6) Torres e Porto Alegre
  • Dias 7 e 8) Jaguarão e Montevidéu
  • Dia 9) Punta Ballena, Punta del Este, Punta del Diablo, Chuy no Uruguai. Chuí no Brasil e Rio Grande.
  • Dia 10) Florianópolis
  • Dia 11) Brusque e Registro
  • Dia 12) Retorno ao Rio de Janeiro

Leia mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s