Paraíba: João Pessoa e Campina Grande

Campina Grande

Em junho de 2015 fomos conhecer a Paraíba. Junho é mês de que? De festa junina! Como amo conhecer festas populares pelo nosso Brasil, não podia deixar de ir no Maior São João do Mundo em Campina Grande. Completamos a viagem com uma boa parada em João Pessoa antes, para curtir bastante praia nesse nordeste arretado de lindo!

 

Pegamos 1 semana e dividimos assim:

3 dias completos em João Pessoa + 2 dias em Campina Grande. Sem contar os dias de ida e volta. Montei os roteiros, reservamos passagens e hotéis. Mas nem sempre as coisas saem como planejamos. Ainda mais quando viajamos em grupo, com pessoas com gostos tão diferentes. Então o roteiro real ficou um pouco diferente do planejado.

Centro Histórico João Pessoa

Centro Histórico de João Pessoa

Chegamos na Paraíba pelo aeroporto de João Pessoa. O aeroporto, na verdade, fica no município de Bayeux, a 22 quilômetros das praias da capital. Os preços dos táxis estão tabelados. Para ir até a praia de Cabo Branco, custou R$80 (conseguimos um táxi para 5 pessoas).

Hospedagem em João Pessoa: Nas praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco estão as melhores opções de hotéis na orla. Tambaú é o bairro mais agitado, que concentra a noite na orla. Ficamos em Cabo Branco, no Akropolis Mar Hotel.

Tirando o dia de chegada (chegamos após 18h), passamos 3 dias completos em João Pessoa, com o seguinte roteiro:

Dia 1 – Praia de Cabo Branco, Passeio à Piscina Natural de Picãozinho, Tambaú (Mercado de Artesanato Paraibano, Mercado Público, Feirinha de Artesanato)

Picaozinho, João Pessoa

Picãozinho, num raro momento sem centenas de turistas

Dia 2 – Praias do Sul, em Conde, de buggy: Barra do Gramame, Mirante do Cânion, Praia de Tambaba, Mirante Dedo de Deus, Praia de Coqueirinho, Cânion, Praia de Jacumã e Praia do Amor. Farol do Cabo Branco, Ponta do Seixas e Estação Ciência.

Praia de Coqueirinho, João Pessoa

Praia de Coqueirinho

Dia 3 – Centro Histórico de João Pessoa. Almoço no Mangai.

São João em Campina Grande

Parque do Povo, São João em Campina Grande

Fomos para Campina Grande. Alugamos um carro na Localiza de Cabo Branco, pela internet. Achei o preço melhor que locadoras locais. 2 diárias.

Dia 4 – Estrada para Campina Grande. Festa de São João no Parque do Povo.

Hospedagem em Campina Grande: péssima escolha, mas vale a postagem para ninguém cometer o mesmo erro 😉 Pousada Ouro Branco II

Voltamos antes do tempo para João Pessoa. Menos tempo em Campina Grande :/ Havia outras coisas para conhecer em Campina. Mas … mais tempo em João Pessoa.

Dia 5 – Pós retorno de Campina Grande, pôr-do-sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo.

Pô-do-sol Praia do Jacaré

Pôr-do-sol na Praia do Jacaré, ao som de sax

Dicas:

Quando ir: Nossa intenção era ir a festa de São João, então não tinha o que escolher: era junho e pronto. Mas não é o melhor período para pegar praia e sol. Pegamos o início do inverno, que é chuvoso na região. Fez sol no 1º dia, e todos os outros foram entremeados de chuva (principalmente pela manhã) e sol entre nuvens. Em João Pessoa a temperatura estava entre calorzinho e agradável (~25ºC), em Campina Grande estava mais frio principalmente a noite (~21ºC).

Segurança: Andamos pela orla de João Pessoa todos os dias, em todos os horários, e sempre me senti segura. Como toda cidade grande, cuidado com bolsas, jóias, e dinheiro a mão. No Centro Histórico principalmente. Já em Campina Grande, nos sentimos super inseguros, andamos só de táxi.

castanhas, Casa do Nordeste

Monte de castanhas diferentes, na Casa do Nordeste e em várias outras lojas

Não deixe de: abusar (ok, nem tanto!) da culinária típica da Paraíba. Uma delícia, e por um preço super justo. Barato mesmo!

Lembrancinhas: Adoro as roupas e artesanato em algodão cru, naturalmente colorido em 3 tons, variando do bege claro ao quase marrom. Também são bons presentes as cachaças, e castanhas de caju de todas as maneiras possíveis: torrada, com sal, com rapadura, com gergelim, com leite condensado, com chocolate, … E a cada prova que te dão, é uma mãozada. O preço? R$30 o kilo! Imperdível!

Outros blogs falando da Paraíba e João Pessoa:

Matraqueando: João Pessoa – Post-Índice
Viagem em Pauta: O Caminho dos Engenhos, e suas cachaças
Cariocando por aí: Post índice da Paraíba
Blog meu destino: Saiba tudo sobre João Pessoa e seus arredores
Atravessar Fronteiras: Dia de índio no território Macuxi

Uma opinião sobre “Paraíba: João Pessoa e Campina Grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s