Em junho de 2015 fomos conhecer a Paraíba. Junho é mês de que? De festa junina! Como amo conhecer festas populares pelo nosso Brasil, não podia deixar de ir no Maior São João do Mundo em Campina Grande. Completamos a viagem com uma boa parada em João Pessoa antes, para curtir bastante praia nesse nordeste arretado de lindo!
Pegamos 1 semana e dividimos assim:
3 dias completos em João Pessoa + 2 dias em Campina Grande. Sem contar os dias de ida e volta. Montei os roteiros, reservamos passagens e hotéis. Mas nem sempre as coisas saem como planejamos. Ainda mais quando viajamos em grupo, com pessoas com gostos tão diferentes. Então o roteiro real ficou um pouco diferente do planejado.
Chegamos na Paraíba pelo aeroporto de João Pessoa. O aeroporto, na verdade, fica no município de Bayeux, a 22 quilômetros das praias da capital. Os preços dos táxis estão tabelados. Para ir até a praia de Cabo Branco, custou R$80 (conseguimos um táxi para 5 pessoas).
Hospedagem em João Pessoa: Nas praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco estão as melhores opções de hotéis na orla. Tambaú é o bairro mais agitado, que concentra a noite na orla. Ficamos em Cabo Branco, no Akropolis Mar Hotel.
Tirando o dia de chegada (chegamos após 18h), passamos 3 dias completos em João Pessoa, com o seguinte roteiro:
Dia 2 – Praias do Sul, em Conde, de buggy: Barra do Gramame, Mirante do Cânion, Praia de Tambaba, Mirante Dedo de Deus, Praia de Coqueirinho, Cânion, Praia de Jacumã e Praia do Amor. Farol do Cabo Branco, Ponta do Seixas e Estação Ciência.
Dia 3 – Centro Histórico de João Pessoa. Almoço no Mangai.
Fomos para Campina Grande. Alugamos um carro na Localiza de Cabo Branco, pela internet. Achei o preço melhor que locadoras locais. 2 diárias.
Dia 4 – Estrada para Campina Grande. Festa de São João no Parque do Povo.
Hospedagem em Campina Grande: péssima escolha, mas vale a postagem para ninguém cometer o mesmo erro 😉 Pousada Ouro Branco II
Voltamos antes do tempo para João Pessoa. Menos tempo em Campina Grande Havia outras coisas para conhecer em Campina. Mas … mais tempo em João Pessoa.
Dia 5 – Pós retorno de Campina Grande, pôr-do-sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo.
Dicas:
Quando ir: Nossa intenção era ir a festa de São João, então não tinha o que escolher: era junho e pronto. Mas não é o melhor período para pegar praia e sol. Pegamos o início do inverno, que é chuvoso na região. Fez sol no 1º dia, e todos os outros foram entremeados de chuva (principalmente pela manhã) e sol entre nuvens. Em João Pessoa a temperatura estava entre calorzinho e agradável (~25ºC), em Campina Grande estava mais frio principalmente a noite (~21ºC).
Segurança: Andamos pela orla de João Pessoa todos os dias, em todos os horários, e sempre me senti segura. Como toda cidade grande, cuidado com bolsas, jóias, e dinheiro a mão. No Centro Histórico principalmente. Já em Campina Grande, nos sentimos super inseguros, andamos só de táxi.
Não deixe de: abusar (ok, nem tanto!) da culinária típica da Paraíba. Uma delícia, e por um preço super justo. Barato mesmo!
Lembrancinhas: Adoro as roupas e artesanato em algodão cru, naturalmente colorido em 3 tons, variando do bege claro ao quase marrom. Também são bons presentes as cachaças, e castanhas de caju de todas as maneiras possíveis: torrada, com sal, com rapadura, com gergelim, com leite condensado, com chocolate, … E a cada prova que te dão, é uma mãozada. O preço? R$30 o kilo! Imperdível!
Outros blogs falando da Paraíba e João Pessoa:
Matraqueando: João Pessoa – Post-Índice
Viagem em Pauta: O Caminho dos Engenhos, e suas cachaças
Cariocando por aí: Post índice da Paraíba
Blog meu destino: Saiba tudo sobre João Pessoa e seus arredores
Atravessar Fronteiras: Dia de índio no território Macuxi
Qual a melhor época pra ir à João pessoa?
CurtirCurtir