Litoral sul da Paraíba 1: Conde, a partir de João Pessoa

Praia de Coqueirinho, Paraíba

Praia de Coqueirinho

Passamos uma semana em junho de 2015 na Paraíba: 4 dias em João Pessoa e 1 dia em Campina Grande. No post anterior, mostrei o roteiro detalhado do 1º dia em Cabo Branco, Picãozinho e Tambaú. Aqui continuo os roteiros, falando do litoral sul.

Como ir: Fechamos esse passeio na véspera a noite, numa van que fica estacionada na orla de Tambaú, com cartaz oferecendo os passeios. Fechamos um buggy para 4 pessoas por R$300. Há ainda a opção de van por R$60 cada em grupos mistos. Como éramos 4 pessoas para o passeio, preferimos o buggy para ficarmos só nós, e podermos optar por ficar mais em algum lugar,menos em outro, conforme nossa preferência. Também é possível fazer o passeio de carro. Porém o caminho não é todo bem sinalizado. E, principalmente, há muitos acessos bem difíceis, que carros não conseguiriam fazer (nem as vans!).

Passeio_buggy_Paraiba

Contato do nosso “buggeiro” (clique para ampliar)

Dia 2 – Praias do Sul, em Conde, de buggy: Barra do Gramame, Mirante do Cânion, Praia de Tambaba, Mirante Dedo de Deus, Praia de Coqueirinho, Cânion, Praia de Jacumã e Praia do Amor. Farol do Cabo Branco, Ponta do Seixas e Estação Ciência.

As praias do sul ficam, na verdade, no município de Conde (22Km de João Pessoa), e possuem as paisagens mais bonitas da Paraíba. Pena que dia hoje ficou instável, com chuva fina e sol se revezando, mas super deu para aproveitar. O nosso “buggueiro” foi o Thiago Moreira, que super recomendo (contato ao lado). Abaixo a ordem em que ele fez o nosso passeio:

1- Barra do Gramame – O acesso sai de estrada asfaltada e passa por um longo trecho de estrada de chão bem castigada e íngreme. O Rio Gramame desemboca no mar ali naquele trecho, formando uma lagoa gostosa de água salobra boa para banho e para crianças, e mais fresca que o mar quente. Já o mar é bem agitado ali. Há algumas barracas simples para servir os turistas, uma delas possui um guaiamum domesticado para fotos. É um lugar bem mais sossegado que as praias maiores, com uma vista linda para as falésias.

Barra do Gramame, Paraíba

Tranquilidade em Gramame: De um lado uma lagoa formada pelo rio, de outro o mar.

Barra do Gramame, Paraíba

2- Mirante do Cânion – É uma voçoroca provocada naturalmente pela chuva, que formou um belo cenário com o mar ao fundo. Vimos por cima, com cuidado nas bordas. O buggueiro tirou aquelas clássicas “fotos-mico” nossas. Tive o prazer de ver um tatu passeando ali por baixo, lindo! Depois, o buggy desceu por outro ponto e passamos no mesmo cenário pela areia da praia.

Mirante-Canion, Paraíba

tatu Mirante Canion João Pessoa

Tatu lindo; e foto-mico no Mirante

3- Praia de Tambaba – Uma praia pequena com um quiosque, e formação de muitas piscinas naturais. Ótima para banho, fizemos uma boa parada ali. O acesso de carro é o melhor entre as praias. Há um trecho da praia naturista, de nudismo obrigatório. Precisa subir e descer uma pedra com escadas, então não é possível ver nada do “lado de cá”. Não fui ao outro lado. O blog The Way Travel foi e contou tudo.

Praia Tambaba,  João Pessoa

Praia Tambaba,  João Pessoa

4- Mirante Dedo de Deus – De lá, temos a vista de Coqueirinho abaixo e a direita, e de Tabatinga a esquerda (uma praia fechada a visitação pelo Ibama, pois é área de desova de tartarugas). O visual é lindo.

Mirante Dedo de Deus, Paraiba

Vista de Coqueirinho do alto do Mirante

Mirante Dedo de Deus, Paraiba

Vista de Tabatinga do alto do mirante

No próximo post eu continuo a contar como foi esse dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s