Comidas típicas da Paraíba

tapioca

Tapioca com camarão e cheddar

Para mim, uma viagem não é completa sem provar as comidas tradicionais do local. Durante minha viagem a Paraíba, para João Pessoa e Campina Grande, tentei provar tudo que podia.

A culinária paraibana é bem semelhante a pernambucana. Elas compartilham vários pratos. São estados vizinhos, e ambos possuem acentuada influência indígena e africana em seus pratos.

Salgados

As comidas paraibanas salgadas mais comuns são: carne de sol, queijo coalho, macaxeira frita ou cozida, que estão presentes sozinhas ou combinadas em diversos pratos.

A carne de sol é seca primeiro em local coberto e úmido, e depois em varal ao sol. Portanto, a diferença básica para a carne seca ou a charque do sul é o uso de menos sal e de mais umidade, que mantém a carne úmida e macia. A carne de sol é feita de partes nobres de carne bovina, principalmente.

Existe também a charque, que é diferente do sul do país. A charque na Paraíba é feita frequentemente com carne de bode, mula, burro e cavalo. Nos contaram que em anos muito secos no sertão paraibano, muitos animais sofrem com a desidratação então os donos fazem charque com suas carnes, salgando-as. Por conta da escassez de água, não é comum gado bovino por essa região.

charque

feijão-verde, farofa, charque e vinagrete

O queijo coalho é feito de leite de cabra coagulado e cozido.

Logo no café-da-manhã, o cuscuz de milho (salgado) está presente e pode ser servido com queijo derretido por cima ou com recheios.

cuscuz de milho

cuscuz com queijo e ovo mexido: café da manhã no hotel em João Pessoa

Para os lanches e petiscos, as castanhas-de-caju torradas, salgadas, e a tapioca com os mais diversos recheios possíveis.

tapioca

Tapiocaria em Tambaú: sério que dá pra misturar todos esses ingredientes em uma única tapioca?

Nas refeições principais (almoço e jantar), vemos muito o feijão-verde (feijão-de-corda imaturo), e baião-de-dois.

feijão-verde

feijão-verde, um dos acompanhamentos de isca de peixe frito e mandioca frita

Um prato bem local é o rubacão, feito a partir do arroz-vermelho, cultivado no semi-árido da Paraíba, um tipo de risoto com feijão-verde, queijo coalho em cubinhos, charque ou carne de sol picada, creme de leite e alguns outros ingredientes variados. Outros pratos locais: angu de milho, xerém (uma papa de milho com leite), cabeça de galo (pirão com farinha de mandioca).

rubacão

Rubacão: delícia! Risoto com carne de sol picada e creme de leite

No litoral da Paraíba, como em João Pessoa, há intenso uso de frutos do mar, como peixes, camarões, caranguejo, peixadas com leite de coco e coentro, e pirão.

A buchada de bode também está presente na forma típica local da “buchada costurada”, e com o bode também de faz guisado ou cozido.

Doces

Tapiocas doces, uso do milho em munguzá (a canjica do sudeste, feita de milho branco), pamonha, sobremesas de coco, castanhas de caju nas suas versões doces (com coberturas de chocolate, coco, rapadura, leite condensado, …), Bolo baeta (parece um pudim)

castanhas, Casa do Nordeste

Monte de castanhas com os mais variados sabores e coberturas

rapadura (caldo de cana fervido, com gosto semelhante ao açúcar mascavo), rapadura de cajú

doces típicos da Paraíba

Delícias da Paraíba que eu trouxe pra casa: castanhas doces e salgadas, rapadura de cajú e pingo de rapadura

cajuínaBebidas

Há uma cultura grande de fabricação de cachaça, incluindo algumas famosas, como a cachaça brejeira (a verdadeira!)

Sucos de frutas regionais são muito apreciados e facilmente encontrados em restaurantes e lanchonetes. Mas o interessante é a industrialização de alguns desses sucos, como de cajú (cajuína), cajá, mangaba e umbu (umbuzada). Tomei a cajuína e achei bem forte e doce, é vendida em garrafas de vidro igual de refrigerante.

A água de coco geladinha não é tão regional, mas o preço baixo, só aqui no nordeste…

coco barato João Pessoa

Coco barato é possível!

Sorvete

Tudo bem que não é uma sorveteria local, e que nem todas essas frutas são exatamente do nordeste. Mas não dá pra deixar de ir na deliciosa sorveteria Delícias do Cerrado, em João Pessoa, na praia de Tambaú atrás da Feira de Artesanato. Frutas maravilhosas, e com elas se faz os sucos naturais, sorvetes e doces. São elas: Araticum, Bocaiúva, Buriti, Cagaita, Cajá, Caju, Gabiroba, Graviola, Jaca, Jatobá, Mangaba, Murici, Pequi, Tamarindo, Taperebá.
Sorveteria Delícias do Cerrado

Sorveteria Delícias do Cerrado

Interior da sorveteria Delícias do Cerrado, com as frutas estampando as paredes

Guaiamum Gigante, João PessoaRestaurantes

Guaiamum Gigante – Av. Cabo Branco, de frente para a praia.

Não tive coragem de comer o guaiamum gigantão (até pq é bem caro). Mas há promoções onde um caranguejo de tamanho normal sai por R$2 cada. Fantástico. Há cardápio bem extenso com vários outros tipo de refeição e petiscos. Cerveja gelada de várias marcas, incluindo importadas e artesanais.

Guaiamum Gigante, João Pessoa

Interior do Guaiamum Gigante, carta de cervejas, gigantes, e o pequeno delicioso que eu comi por R$2,00

Mangai, João PessoaRestaurante Mangai, de comida regional – Av. Edson Ramalho, nº 696, Manaíra.

O Mangai nos proporciona provar um pouco de tudo que a Paraíba nos oferece em termos gastronômicos, em uma única refeição. Sucos de frutas regionais, buffet com todas as comidas locais e “comida normal” para quem não curte aventuras gastronômicas, e um buffet de doces de acabar com qualquer dieta. Ainda há uma lojinha para você levar algumas das delícias ou um souvenir de última hora pra casa.

Leia Também:

4 opiniões sobre “Comidas típicas da Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s