Mais sobre as comidas típicas do Amazonas – Manaus

Tambaqui-Banda2

Já contei em outro post sobre as Comidas e bebidas típicas de Manaus e do norte do Brasil, e o pessoal curtiu tanto e pediu por mais, que votei pra contar mais sobre os costumes culinários do norte do país, principalmente no Amazonas e especificamente em Manaus.

Começando pelo café-da-manhã, os clássicos locais são café com leite acompanhando o x-caboquinho ou tapioca de queijo coalho com tucumã e banana-pacovã (um tipo de banana-da-terra local, bem menos doce, servida assada e/ou frita).

tapioca e banana chips

tapioca recheada com tucumã, queijo coalho e banana-pacovã, com banana chips, prato do restaurante Caboquinho, no shopping Manauara

Entradas:

Mojica de tambaqui: um caldo (sopa) grosso de tambaqui desfiado, que parece um pirão mais ralo. É servido como entrada de pratos de peixe, ou como um jantar mais leve.

Bolinho de piracuí: bolinho de farinha de peixe frito.

Pirarucu de casaca

Pirarucu de casaca versão mini do restaurante Waku Sesse

Pratos Principais para almoço ou janta: uma infinidade de peixes de rio te espera! Alguns dos pratos mais consumidos, conhecidos e regionais estão listados aqui.

Pirarucu de casaca: nessa versão amazonense da bacalhoada, o peixe pirarucu é salgado e seco, depois cozido em postas ou desfiado e intercalado com farinha Uarini (uma farinha de mandioca bem grossa) embebida em leite de coco e banana-pacovã.

Tambaqui de banda: peixe cortado longitudinalmente e assado na brasa, servido com arroz (branco ou baião-de-dois), farofa (fina) e vinagrete (na versão amazonense, leva coentro e sempre acompanha peixes). O restaurante de mesmo nome serve esse prato em delivery, pelo Disque-tambaqui. Sensacional!

tambaqui de banda

Disque Tambaqui

Costela de tambaqui: outro prato imperdível! No outro post mostrei como é a costela ensopada. Na versão assada ou na brasa fica bem melhor!

costela de tambaqui

Costela de Tambaqui, com arroz ao tucupi e farofa de Uarini com banana-pacovã

Para comprar fresco e fazer em casa, eu que não virei manauara de vez ainda, prefiro comprar as bandas de tambaqui no mercado, já limpas e super em conta (cerca de R$7 o quilo!) para fazer assado no forno, ou o filé de aruanã, que também faço assado ou grelhado.

tambaqui fresco no mercado em Manaus

tambaqui fresco no mercado em Manaus

Pato no tucupi: pedaços da ave em ensopado de tucupi (caldo da mandioca-brava) com folhas de jambu.

Pato no tucupi

Pato no tucupi, no restaurante Waku Sesse

Tartarugada ou Carne de tartaruga: eu não comi. Não arrisco comer carne ilegal, de caça/pesca que possa prejudicar as várias espécies já ameaçadas de tartarugas (ou cágados, já que são de água doce). Mas estão surgindo criadouros de tartarugas legais. Procure saber a procedência e a autorização (licença) do Ibama para a comercialização. O tracajá e a tartaruga-da-Amazônia são exemplos de espécies ameaçadas.

criação ilegal de tartaruga

Manutenção ilegal de tartarugas em casa de caboclo. Não financie o tráfico! Não compre, não coma!

Carnes de caça: novamente, muito cuidado ao comer carnes de caça, pois podem ser ilegais. Saiba sua procedência e licença do restaurante em comercializar. Prefira caças permitidas para controle populacional, como de javali (que não é um animal brasileiro e virou “praga”, sendo permitida e até incentivada sua caça para controle). Já os seus “irmãos” cateto, porco-do-mato e queixada não são permitidos comer.

Pimentas locais: pimenta murupi (de ardência média), pimenta olho-de-peixe (forte).

Doces e sobremesas:

Tapioca: com a goma da tapioca (feita de mandioca), se faz o biju ou tapioca com diversos recheios, doces e salgados. Mas os grãos de tapioca seca acompanham pratos, principalmente o açaí (doce ou salgado)! Prove também o sorvete de tapioca! Muito bom!

Castanha-do-Pará: faz parte de receitas doces e salgadas, e também pode ser comida pura fresca. Não é torrada como a castanha-de-cajú.

Açaí: para quem curte a forma do sudeste de tomar açaí, tipo sorvete, doce, com acompanhamento de granola, frutas, etc, vai curtir as lojas e quiosques em shopping das redes Waku Sesse, Açaí do ponto, e outras no estilo. Esses tem a opção de colocar xarope de guaraná, leite condensado, granola, castanha, amendoim, frutas em conserva, banana, etc. Quanto aos demais, é sempre bom perguntar antes se o açaí é doce ou salgado e quais os acompanhamentos. Já me surpreendi com um açaí com camarão seco por cima! Isso porque aqui no norte é comum o açaí ser servido como um pirão acompanhando peixes, e fica também uma delícia assim.

buritiExistem 2 espécies de açaí, e um grupo defende as denominações: açaí-do-amazonas (Euterpe precatoria) e açaí-do-pará (Euterpe oleracea)

Cupuaçú: com ele se faz suco, sorvete, recheio de bombons e balas, na receita de cocada, e um clássico regional doce (mousse) de cupuaçú com chocolate: imperdível!

Buriti: doce e paçoca de buriti, além de sorvete.

Guaraná: existem uma infinidade de refrigerantes locais se guaraná, vários deliciosos. Um dos melhores é o tradicional Baré, hoje comprado e comercializado pela Antarctica. Outras marcas: Magistral, Tuchuaua, real, …

guaraná Baré

Baré é o apelido para amazonense. E também o nome de refrigerante de guaraná tradicional do Amazonas.

Mais frutas do Amazonas:

Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus: Abiu, araçá-boi, bacaba, bacuri-de-espinho, bacuri-do-igapó, biribá, camu-camu, cubiu, gogó-de-guariba, guaraná, ingá-açú, ingá-cipó, jatobá, jenipapo, maracujá-do-mato, mari-mari, murici-amarelo, pajurá, pepino-do-mato, piquiá, pitomba, pupunha, puruí, sapota-do-solimões, sorvinha, taperebá, uxi, umari (Fonte: livro Frutos Nativos da Amazônia, Afonso Rabelo – banner exposto no Bosque da Ciência do Inpa)

frutas amazônicas

Frutas vendidas no Centro de Manaus: bacuri, camu-camu e tucumã

Leia Mais:

4 opiniões sobre “Mais sobre as comidas típicas do Amazonas – Manaus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s