Alagoas: roteiro de 5 dias

bandeira de alagoas

No feriado de 7 de setembro viajamos pra mais um estado do encantador nordeste brasileiro: Alagoas! Viagem ótima! Mar + sol sempre fazem bem, e era apenas isso o que queríamos por alguns dias. Ganhamos junto paisagens lindas e boas lembranças.

Foi uma viagem decidida em cima da hora, em menos de 24h para o início, devido a uma promoção de passagens e muita vontade de sair da rotina. Por conta disso o planejamento foi corrido e não havia muitas opções de hotéis.

Chegando em Alagoas: fomos de avião. De Manaus, era obrigatório escala em Brasília. O aeroporto (Internacional Zumbi dos Palmares) de Alagoas não fica em Maceió, mas na cidade vizinha de Rio Largo. São cerca de 30min até as praias urbanas de Maceió. Alugamos um carro na Localiza no aeroporto, na hora em que chegamos mesmo, para ficar todos os dias nos deslocando. A partir de R$70 é possível alugar em alguma das locadoras.

A capital de Alagoas é Maceió, cidade banhada ao sul pela Lagoa Mundaú. As suas principais praias urbanas são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, onde as pessoas preferem se hospedar. São praias lindas, porém possuem muito sargaço (alga marrom) e muitas vezes estão impróprias para banho, por conta de alto índice de coliformes fecais. Portanto para curtir praia as pessoas vão pro litoral sul ou norte, o que causa engarrafamento principalmente aos finais de semana e feriados, principalmente em alta temporada.

Praia de Ponta Verde em Maceió

Praia de Ponta Verde em Maceió

Hospedagem: Tivemos que saltar de hotel para outro por conta de disponibilidade, já que resolvemos viajar na véspera. O bom é que temos experiência e avaliações de vários hotéis. O ruim foi arrumar malas todos os dias.

  • Hospedagem em Maceió, na Praia de Ponta Verde: Hotel Ponta Verde Maceió
  • Hospedagem em Maragogi, na Praia de São Bento: Pousada Shalom Beach Maragogi
  • Hospedagem em Maceió, na Praia Lagoa da Anta: Ritz Suits Home Service
  • Hospedagem em Maceió, na Praia de Ipioca: Salinas de Maceió Beach Resort
  • Hospedagem em Maceió, na Praia de Pratagy: Villas do Pratagy Excusive Resort
Piscina com borda infinita no Villas de Pratagy

Piscina com borda infinita no Villas de Pratagy

Tirando o dia de chegada (chegamos às 23h) e o de saída (voo de volta às 05h), passamos 5 dias completos. Foi bom para explorar os pontos principais do litoral de Alagoas. Mas para conhecer o litoral todo, seria necessário pelo menos mais 4 dias. Eis o nosso roteiro:

  • Dia 1 – Maragogi e Festival da Lagosta, com passeio às piscinas naturais galés (achei 1 dia suficiente)
  • Dia 2 – Rota Ecológica (em 1 dia só foi corrido e cansativo, colocaria mais 1 dia, com dormida em Porto da Rua)
  • Dia 3 – Litoral Sul: Praia do Gunga (em Barra de São Miguel) e do Francês (em Marechal Deodoro) + praias urbanas de Maceió
  • Dia 4 – Litoral Norte: Praia da Sereia, Garça Torta e Ipioca
  • Dia 5 – curtindo descanso nos Resorts

Praia Francês, Porto da Rua, Alagoas

Queria ter ido até o sul mesmo, chegando em Piabuçu na foz do Rio São Francisco, mas não deu tempo. Seria bom ter 2 dias para fazer isso, dormindo 1 noite por lá e voltando com calma. Também queria ter explorado mais Maceió, fazendo passeio de barco pela Lagoa Mundaú e as 9 ilhas. Fica para a próxima.

Dicas:

Quando ir: Sol o ano todo! Que maravilha! Entre abril e agosto pode haver breves pancadas de chuva, mas nada que atrapalhe o restante do dia de sol.

Segurança: Infelizmente, é bom lembrar que Maceió é considerada a capital mais violenta do Brasil. Ainda bem não aconteceu nada ruim ou suspeito, nem vimos nada. Mas redobre a atenção, ok?

Não deixe de: levar seu snorkell e câmera a prova d’água, caso tenha. Prove a deliciosa comida típica alagoana.

Galés, Maragogi

Piscinas Naturais no arrecife de corais Galés, em Maragogi

Outros blogs que me inspiraram no curto tempo que tive para planejar a viagem a Alagoas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s