Maragogi, Alagoas

Galés, MaragogiPassamos 5 dias em Alagoas, no nordeste brasileiro. O 1º deles foi dedicado a Maragogi, na Costa dos Corais, bem ao norte de Alagoas, quase na divisa com Pernambuco. Durante o breve tempo de planejamento, eu queria passar 2 ou 3 dias em Maragogi, pois sempre li e ouvi muito bem de lá, já foi citada como uma das praias mais bonitas do Brasil e tals. Mas, além da hospedagem em Maragogi ser beeem cara (mesmo em setembro, fora de temporada), não havia disponibilidade de hotéis pras datas que eu queria porque estávamos reservando em cima da hora. Portanto, reservamos 1 noite só.

No final, ainda bem que era apenas 1 noite lá. Porque não achamos nada demais. Na minha humilde opinião (e gosto cada um tem o seu), 1 dia foi de bom tamanho. O passeio para as piscinas naturais de Galés é lindo e realmente vale a pena o snorkeling lá (o mergulho já não vale). Mas dura 3h.

Praia de Ponta Verde em Maceió

Praia de Ponta Verde em Maceió

1º dia em Alagoas: Maragogi

Amanhecemos na Praia de Ponta Verde em Maceió e demos uma rápida olhada na praia. Super bonitinha. Um pouco de algas sargassum, mas tolerável. Muitos vendedores de passeios nos assediando, isso é chato. Mas não íamos ficar. Hoje é dia de pegar a estrada

Como chegar a Maragogi: estávamos com carro alugado e pegamos a estrada AL 413, caminho mais rápido e direto, que vai mais pelo interior. São cerca de 120Km e 2h de estrada, e fomos nos guiando pelo GPS. A estrada é mão-dupla com pista única, asfalto bom sem buracos, e há acostamento em boa parte dos trechos. O tempo quase todo passamos entre canaviais. E aí que há muitos caminhões carregando cana na estrada, muitos mesmo. São caminhões enorme com 3 caçambas engatadas, que ficam extremamente lentos nas ladeiras. A estrada tem muitas curvas e trechos com faixa contínua, é bem difícil ultrapassar caminhões tão grandes nessas condições. Pra piorar, as canas caem das caçambas, então é bom manter certa distância, até porque o cheiro delas fermentando na estrada não é agradável. Enfim, dá pra ir tranquilo, só aumentar o cuidado e o tempo previsto.

Estrada para Maragogi: canaviais e muitos caminhões

Estrada para Maragogi: canaviais e muitos caminhões. Redobre a atenção!

Reservamos a Pousada Shalom Beach. Lá, descobrimos que ela fica na verdade na praia de São Bento, a 3Km do Centro de Maragogi. Mas ela fica bem em frente a praia, com uma estrutura boa, e sai passeio para as Galés do restaurante bem em frente a ela (Mar Azul). Chegamos 12:50 e havia um passeio saindo às 13h. Nem demos entrada no quarto, deixamos tudo no carro e fomos logo pra passeio. Ainda bem! Leia aqui sobre as Galés.

Voltamos às 15:30, mortos de fome porque saímos correndo pra não perder o passeio. Comemos no Mar Azul mesmo. A praia de São Bento é bonitinha, mas nada demais. Extenso banco de areia que deixa o mar bastante raso, e águas escuras devido a um rio desembocando na região. Enfim fomos pro quarto, e descansamos.

Praia de São Bento, Maragogi

Praia de São Bento, Maragogi

Praia de São Bento, Maragogi

Praia de São Bento, Maragogi

A noite, fomos para a outra grande atração de Maragogi: o Festival da Lagosta, no Centro. Tenda pequena, poucas mesas muito próximas uma das outras e dos estandes de comida, som alto demais e muita gente. Não curtimos ficar ali. Bem perto, uma outra tenda com congresso evangélico e som mais alto ainda. Muitos kioskes e restaurantes na orla fechados.

Festival da Lagosta em Maragogi

Festival da Lagosta em Maragogi

Fomos andando até encontrar a Temakeria Costa dos Corais aberta, que estava participando do Festival com 2 pratos. Pequena, mas havia lugares: perfeito! Os pratos estavam deliciosos e o preço muito bom. Salvou a noite com estilo.

Festival da Lagosta em Maragogi, Alagoas

Deliciosos pratos com lagosta da Temakeria Costa dos Corais

Tive uma má impressão da orla do Centro de Maragogi. Mas preferi voltar no dia seguinte de manhã para conferir. E me decepcionei mesmo. Que pena! A praia não tem nada demais, orla feia e calçadão mal cuidado. Vi até uma moça tropeçar em pedras soltas e cair. Para mim, Maragogi é só Galés mesmo.

Praia de Maragogi

Praia de Maragogi

Maragogi, Alagoas

Maragogi, Centro: entrada da cidade e orla

Bora seguir caminho, que o 2º dia era na Rota Ecológica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s