Mais cachoeiras em Presidente Figueiredo, no Amazonas

Cachoeira Iracema, Presidente Figueiredo, Amazonas

Uma das piscinas formadas pela Cachoeira Iracema

 

Presidente Figueiredo fica a um bate-e-volta de Manaus. Já contei aqui sobre esse destino ecoturístico com mais de 100 cachoeiras. Voltei lá para conhecer outras cachoeiras que não havia ido ainda.

Novamente, aluguei um carro e fui com amigas. Pegamos a BR-174 direto até Presidente Figueiredo. (Até é possível chegar na cidade em transporte público – ônibus -, mas para transitar entre as cachoeiras não há transporte local). Chegando lá, paramos para um café atrás da rodoviária. Sucos regionais, tapioca, x-caboquinho, e as meninas piraram no chips de banana. Veja mais sobre comidas típicas aqui.

Informações para turistas

CAT Presidente FigueiredoBem ao lado da rodoviária, fica um posto de gasolina onde vende o mapa da região com todas as cachoeiras (2 tamanhos, R$5 e R$10). E no quarteirão ao lado fica o Centro de Atendimento ao Turista. Fomos lá pegar recomendações de quais cachoeiras visitar nesse período de seca. Queria muito ir na Lagoa Azul, mas ela só aparece e o local fica disponível para visitação no período de cheias. Agora estava fechado. Então bora partir pras cachus.

Da 1ª vez que fui, conheci a Cachoeira da Pedra Furada, a Reserva Ecológica do Santuário e a Cachoeira da Onça.

Cachoeira Iracema e grutas

Cachoeira Iracema, Presidente Figueiredo, AmazonasDessa vez, nossa 1ª parada foi a Cachoeira Iracema, que pertence a um complexo com mais 2 cachoeiras (Sucurijú e Araras) e 3 grutas (Palácio do galo-da-serra, Toca da Onça e Catedral). A entrada é no Km115 da BR-174, onde há uma placa do Hotel Iracema, localizado ali também. Mais um trecho de estrada de terra (ramal) e chegamos a uma cancela. Por se tratar de área particular (quase todas as cachoeiras daqui são), é cobrado uma taxa de acesso/estacionamento. Informações importantes: Horário de visita de 08 às 16h. Proibido entrar com alimentos e animais domésticos. Continuamos de carro até a área de estacionamento e pegamos uma pequena e fácil trilha. Fantástico o lugar. Fomos durante a semana fora de temporada, mas havia bastante gente. Mesmo assim valeu, o lugar é lindo!

Cachoeira Sucuriju, Presidente Figueiredo, Amazonas

Cachoeira Sucuriju, no 1º trecho da trilha curta, área com banho proibido

Cachoeira Iracema, Presidente Figueiredo, Amazonas

Cachoeira Iracema. Mesmo no período de seca (vazante) dos rios, dá pra aproveitar. Na cheia, esse paredão de pedra fica repleto da cachoeira

grutas, Presidente Figueiredo, Amazonas

Grutas: da Onça, Catedral e Palácio do galo-da-serra. Grandes rochas de arenito esculpidas pelas águas da chuva

Na saída, ainda fomos pegas de surpresa por um grupo de macacos passando por cima da trilha. Eram cuxiús. Não deu para fotografar bem, mas só de ouvir e ver valeu demais. Não é fácil ver animais de médio-grande porte na Amazônia, apesar de haver uma enorme diversidade. Os animais costumam evitar locais com fluxo de pessoas.

Macaco cuxiú, Presidente Figueiredo, Amazonas

É um macaco. Acredite! rs

Cachoeira da Porteira

Depois fomos para a Cachoeira da Porteira. No KM13 da AM-240, que segue pra Balbina. Novamente uma cancela, com pagamento por pessoa. Vai de carro até o estacionamento e continua a pé por uma área de picnics e churrasqueiras, até chegar a umas pedras, que precisamos passar por cima pra dar de cara com a cacheira no canto direito e a piscina formada entre as pedras e o ria seguindo pra esquerda. O volume da cachoeira estava reduzido, mas nada que atrapalhasse um ótimo banho. A força da queda ainda é grande e brincamos de tentar nos manter próximo, que era quase impossível, mesmo com uma corda. O lugar é super alto astral, cheio de placas fofas pintadas a mão.

Cachoeira da Porteira, em Presidente Figueiredo

Cachoeira da Porteira, em Presidente Figueiredo. Mesmo na seca dos rios, a queda é forte e gostosa

Foi um dia bem relaxante. Fugir do calor de Manaus para um banho geladinho é sempre bom!

Leias Mais sobre a “terra das cachoeiras”:

Leia mais sobre Manaus e arredores no post índice

6 opiniões sobre “Mais cachoeiras em Presidente Figueiredo, no Amazonas

    • Oi, Mônica. Que bom que o post é útil. Fico feliz em ajudar!
      Os valores individuais variam entre 5 e 10 reais, e normalmente já incluem o carro (dificilmente as pessoas vão cachoeiras sem carro pois não há transporte público para as cachoeiras mais afastadas.
      Beijos, Cris.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s