Zoológico do CIGS, passeio imperdível em Manaus

Zôo CIGS, Manaus

Entre os passeios imperdíveis em Manaus, destaco o Zoológico do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva). Sim, é um quartel! Que criou uma área de Zôo para manter animais exclusivamente da Amazônia, e é aberto a visitação. É a melhor forma de ver animais amazônicos, como onças e macacos, que não são nada fáceis de ver na natureza.

(Não vou discutir aqui sobre a ética de visitar zoológicos ou manter animais em cativeiro. Como profissional da área, vejo a importância conservacionista dos zôos e como a postura deles mudou ao longo da história. Mas isso é papo para um bom bar. Ou quem sabe um dia eu escreva sobre isso aqui no PGM. Por enquanto, vou me ater às dicas para algum visitante que goste e queira visitar esse zôo. Quem não curte zoológicos, não vá a zoológicos, e não leia sobre zoológicos. Simples assim.)

Zôo CIGS, Manaus

O Zôo do CIGS não é muito grande, mas eu reservaria meio dia para visitá-lo com calma e curtir o lugar. Logo na entrada estão 2 espaços recém-inaugurados: Oca do conhecimento, um pequeno museu com fichas e informações sobre alguns animais amazônicos, um insetário e borboletário, alguns animais taxidermizados, e uma sala de aula.

Zôo CIGS, Manaus

E o Aquário de peixes amazônicos. Que inclui o famoso pirarucu, o enorme peixe que chega a 3m de comprimento e pesar 200Kg, e é um dos maiores peixes de água doce fluviais e lacustres do Brasil. Há também exemplares do tambaqui, matrinxã, bodó e acará. Ficou fantástico esse espaço!

Zôo CIGS, Manaus,

Tambaquis e raias

Zôo CIGS, Manaus,

O lindo pirarucu

Há recintos com aves diversas, incluindo o lindo tucano-de-bico-preto. Há cobras, incluindo as gigantes sucuris, tão famosas após a série de filmes “Anaconda”. Há jacarés também.

Zôo CIGS, Manaus

tucano e harpia, algumas das muitas aves no Zôo do CIGS

Zôo CIGS, Manaus

Uma pequena sucuri. Há outras bem maiores.

Uns dos recintos que mais gosto são as ilhas para os primatas. Legal ver os bichos sem grade. São ilhas pequenas, com poucas árvores, podia ser melhor e o Zôo está tentando melhorar. Mas já é bem legal e tem uma diversidade de espécies bem grande.

Zôo CIGS, Manaus

Ilhas de primatas. Esta ilha com macacos-aranhas. Os macacos neotropicais não nadam, por isso a eficácia de usar ilhas.

Zôo CIGS, Manaus

Enriquecimento ambiental de recintos: melhorando a vida dos animais moradores

 

Sobre melhorar os recintos, tive a incrível oportunidade de colaborar num projeto de enriquecimento ambiental de recintos para primatas no Zôo do CIGS. Transformamos o recinto em um espaço mais agradável e com mais opções de atividades e esconderijos para um grupinho de filhotes de macaco-de-cheiro (Saimiri) e para 2 sauins-de-coleira (Saguinus bicolor), o macaco símbolo de Manaus e criticamente ameaçado de extinção. Muito legal ter participado!

Os outros recintos que mais gosto no CIGS são os das onças. São espaços maiores com bastante vegetação e o visitante as vê sem grades, do alto de uma passarela que passa sobre os recintos. Há onças-pardas, onças-pintadas e a preta (que na verdade é a mesma espécie da onça-pintada, mas na forma melânica, que é meio o inverso do albinismo. Se você ver de perto é possível identificar as pintas por trás do pelo preto.) São lindas as bichonas!

Zôo CIGS, Manaus

Passarela sobre os recintos das onças no Zoológico do CIGS

Zôo CIGS, Manaus

Onça-pintada melânica (ou onça-preta). Repare nas pintas entre os pelos pretos

No Zôo há uma lojinha de souvenir e uma lanchonete. Também há banheiros e bebedouros gratuitos (leve sua garrafinha!). Já fui diversas vezes e é sempre um passeio agradável. Sempre levo minhas visitas lá.

Zôo CIGS, Manaus

Zôo CIGS, ManausComo chegar: As linhas de ônibus que seguem para a Ponta Negra passam na porta do CIGS. É possível ir de táxi ou carro também, há estacionamento no local e fica bem dentro da cidade.

Endereço: Av. São Jorge, 750 (ou Estrada da Ponta Negra, 750, 13 km) – São Jorge, Manaus – AM
Telefone:(92) 2125-6400
Aberto de 3ª a domingo. Horários: 3ª a 6ª de 08-17h, sabados e domingo de 09-18h

– – –

Leia mais sobre Manaus e passeios próximos à cidade no post índice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s