Carnaval em Roma, Itália

Roma PantheonNenhum lugar no mundo festeja carnaval e réveillon como no Brasil. Se você quer folia, melhor nem gastar suas milhas e grana indo pra fora, melhor escolher entre tantas opções no Brasil mesmo (como o carnaval do Rio de Janeiro, e 10 cidades com carnaval animado no Brasil).

Mas se você, como eu, está viajando por Roma no período do carnaval, e quer apenas ver outras formas de comemorar, com o coração aberto, sem expectativas… ok, o carnaval de Roma é para você.

Pareceu-me que o carnaval de Roma é mais para turistas, ou para levar as crianças para se distraírem. Os moradores não acompanham muito. A programação oficial é divulgada meio em cima da hora. Veja a programação do carnaval de Roma de 2015 no blog VoupraRoma.

São demonstrações (meio uma apresentação teatral) de um grupo pequeno de pessoas (umas 20) trajando roupas de época em uma cena antiga. Eu vi apenas um dia, no sábado de carnaval, e passei por 3 grupos em 2 praças diferentes. Um na Piazza di Spagna, dois na Piazza Novana. Mas na Piazza Novana, antes de eu chegar, houve um desfile maior, com umas 100 pessoas, algumas montadas a cavalo, malabaristas e tambores.

carnaval em Roma

Grupo se preparando para uma apresentação na Piazza di Spagna

Os grupos vestiam roupas de nobres, colonos, padres, cruzados e bobo-da-corte. Encenavam danças com bandeiras e flâmulas, e uma música era tocada em instrumentos de sopro e percussão. O público apenas assiste e fotografa. Não há música para dançar. Crianças fantasiadas jogam confetes coloridos. Cada grupo se apresenta por cerca de 1h-1h30. E é isso.

carnaval em Roma

Grupo na Piazza Novana

carnaval em Roma

Grupo se apresentando no Piazza Novana, e o público assistindo ou fotografando/filmando

É muito legal e interessante, se isso se somar a um bom passeio pela linda cidade. (Como o meu caso, um passeio de uma tarde por Roma). Mas é isso, sem expectativas, sem imaginar que você vai “pular carnaval”.

carnaval em Roma

Grupo fazendo um desfile de apresentação na Piazza Novana. Fotos gentilmente cedidas por Aninha Venticinque do blog VoupraRoma.com

Ah, não esqueça um casaco grosso, meias quentes e botas, e até cachecol e gorro. Faz bastante frio, principalmente após o sol se pôr.

2 opiniões sobre “Carnaval em Roma, Itália

  1. Perdeu Veneza.

    Passei a noite de segunda ou terça-feira de carnaval em 2010 e achei sensacional. Ruelas cheias de gente, fantasias clássicas e modernas, várias bandas tocando em praças, grupos fantasiados andando e correndo pelas pontes, idosos, jovens, azaração, brincadeiras, mas tudo bem fluido, não é essa amontoação de gente sem ter como caminhar, afinal, praticamente todo o centro histórico é utilizado pelos foliões. Lembra um pouco cenário de filme do Fellini, cheio de cores e vultos coloridos. Genial.

    Curtir

    • Perdi mesmo, Francisco. Mas não tinha como ir a Veneza, fica para outra vez. Eu estava de passagem por Roma, então aproveitei 😉
      Mas obrigada por dividir conosco como é o Carnaval de Veneza. Deu vontade de ir!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s