Carnaval em Malta

carnaval em MaltaComo o Carnaval em Roma, o carnaval de Malta não é um bom destino caso você esteja buscando por um carnaval animado para pular. Mas como experiência cultural, para enriquecer uma viagem, super vale a pena. Mas vá de coração aberto, sem comparações com nada no Brasil, ok?

Diferente do carnaval de Roma, o carnaval em Valleta, capital de Malta, não é uma demonstração cultural. Apesar de ser um evento histórico, que faz parte do calendário oficial da cidade, as apresentações não simulam eventos históricos do país. Trata-se mais de um evento festivo mesmo. E é um evento noturno, começando após 18h. Assisti ao Grand Finale do carnaval em Valleta, na 3ª feira de carnaval (em 2016! Não sei pq na foto há referência a 2018).

São carros alegóricos super coloridos, sem ninguém em cima, puxados por um carrinho de som. São cerca de 10 carros alegóricos que fazem lentamente um circuito circular por 2 avenidas do Centro de Valleta (fora das muralhas, bem perto do terminal de ônibus). Cada carro tem sua própria playlist de músicas, que vão desde músicas locais a hits internacionais, e eu ouvi inclusive músicas brasileiras como “Dança do Vampiro” do Asa de Águia (meio velha, hein! Rsrs) e caribenhas como o reggaeton. Sim, é uma confusão de sons, já que os carros são pequenos e o espaçamento entre eles não é tão grande.

Carnaval de Malta

Carros alegóricos coloridos no Carnaval de Malta

Entre os carros, grupos com fantasias elaboradas seguem fazendo alguma apresentação de dança, ou simplesmente andando. As músicas ou fantasias, bem como a decoração dos carros, não me pareceu seguirem nenhuma temática específica ou combinarem entre si. É bem iluminado e colorido, muitas fantasias bem caprichadas, parece que há concursos. Mas a animação passou longe, viu?

Carnaval de Malta

Pequeno grupo muito bem fantasiados atrás de um dos carros alegóricos

Mais uma vez o público olha, fotografa, até segue os carros. Mas dançar, pular, nada! Há muitas crianças fantasiadas, e uma meia dúzia de jovens também fantasiados. A maioria está só assistindo mesmo.

Carnaval de Malta

Foi um espetáculo bonito e interessante. Mas melhor acompanhado de um passeio pela bela Valleta durante a tarde, antes do evento.

Uma opinião sobre “Carnaval em Malta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s