Porque escolhi Malta para fazer Intercâmbio

Turma ClubClass

Turmas pequenas e bem diversificadas: experiências culturais fazem parte do intercâmbio

Os motivos para se fazer um intercâmbio são muitos: dar um up na carreira ou nos estudos, exigências do mercado na sua área, exigências de um novo emprego, dominar outra língua para viajar de forma mais independente, conhecer pessoas e culturas, etc. Se você está buscando sobre intercâmbio, você provavelmente tem o seu motivo.

Provavelmente você também sabe em que língua fazer o intercâmbio, principalmente se o motivo for profissional. E a maioria procura o intercâmbio em inglês. Então o leque de opções de países vai se definindo. Deve-se buscar um país com o inglês como 1ª língua, óbvio. E eis quem nas minhas buscas além dos destinos mais tradicionais e também mais caros (EUA e Inglaterra) foram aparecendo destinos mais em conta (Canadá), e outros em que se pode conciliar curso de inglês com trabalho e assim reduzir seus custos finais (Austrália, Nova Zelândia e Irlanda). Mas um pequeno país europeu me chamou a atenção: Malta. Tem o inglês como língua oficial além do maltês, por ter sido colônia inglesa entre 1814 e 1964.

Air MaltaPorque escolhi Malta?

Eu não tinha um país dos sonhos para fazer intercâmbio, e nunca fui muito fã dos EUA. O valor do curso + alojamento contou bastante e Malta foi o menor valor que encontrei nas minhas buscas. O custo-benefício de ter escolas com alojamentos próprios no mesmo complexo das salas de aula (e não precisar se deslocar, pegar transporte ou caminhar muito) também contou muito. O 3º motivo foi o clima. Eu pegaria mais da metade do tempo disponível para o intercâmbio durante o inverno do hemisfério norte. Pela posição geográfica de Malta bem ao sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, seu inverno é bem mais ameno e isso fez toda a diferença para mim, que sou nada adaptada a frio.

Casacos no frio europeu

Muitos casacos para dar conta do frio

Não concordo que frio é uma questão de estar adequadamente vestido ou ainda que “é psicológico”. Eu queria aproveitar o tempo do intercâmbio para conhecer o lugar e fazer um pouco de turismo. Para isso, seria necessário caminhar, usar o transporte público, me expor ao tempo. Não me vejo fazendo isso por meses na neve. Não mesmo. Mas cada um escolhe baseado em suas limitações.

Custo de Vida – outro importante fator a ser considerado.

Li relatos de outros intercambistas sobre o quanto gastaram vivendo alguns meses em Malta, e a média foi de 600 euros por mês incluídos todas as refeições diárias, transportes, passeios/atividades e plano mensal de internet. Lembrando que estão fora desse custo o curso e o alojamento já pagos previamente a escola, o seguro saúde obrigatório (fiz o do meu cartão de crédito, sem custo, e não precisei usar, ainda bem!) e a passagem ida/volta do Brasil até Malta. Malta tem um custo alto de alimentação. Eu comia durante toda a semana no alojamento, comprando em mercado e cozinhando. Deixava para comer fora apenas no sábado e domingo, principalmente no almoço, devido a passeios turísticos. Não comi em restaurantes caros. Mesmo assim meu gasto foi próximo dessa média previamente pesquisada.

Escola escolhida: ClubClass

Portanto já havia escolhido o país: Malta. E já sabia que tipo de hospedagem eu queria: apartamento estudantil, compartilhado. Fiquei em dúvida entre 2 escolas com alojamento próprio: ClubClassSprachcaffe, uma bem próxima da outra. O que me fez escolher a ClubClass foram relatos que li de ex-alunos.

Alojamento estudantil na ClubClass

Alojamento estudantil na ClubClass: quarto triplo em 2 bedrooms apartment

A ClubClass possui piscina (aproveitada apenas no meu ultimo mês já na primavera, mas bem aproveitada), academia (com acesso gratuito aos alunos até às 16h), e acesso ao alojamento através de recepção (que me passou segurança). As aulas são diárias, com 3h de duração, pela manhã ou a tarde. E você pode escolher (com um custo adicional) fazer 1h30 a mais de aulas diárias para conversação (fluency class). A escola promove uma série de atividades semanais bem diversificadas que cobrem todos os dias da semana. Vão desde aulas extras de reforço, conversas na beira da piscina para praticar inglês, prática de esportes, aula de dança, tours, viagens, …

Piscina da ClubClass

Piscina da ClubClass em momento tranquilo no início da primavera

Sala de aula ClubClass

Turmas pequenas em ambiente propicio a interação

Quanto tempo ficar?

Isso depende exclusivamente da sua disponibilidade, do quanto você quer/precisa melhorar seu inglês, do orçamento disponível, … Eu escolhi ficar 3 meses (12 semanas) pois é o maior tempo permitido para ficar na Europa sem visto (90 dias). Para mim foi um tempo ótimo, nesse tempo consegui ver mudanças significativas no meu inglês. Mas não é nada difícil ficar mais tempo e solicitar o visto. E também é super tranquilo pedir o visto ou ampliar o tempo de visto/curso já com ele em andamento.

No 1º dia de aula, todos fazem um teste de nivelamento para saber em qual nível vai começar. Eu comecei no pre-intermediate, o 5º de 8 níveis. Durante as 12 semanas, consegui subir 1 nível, para o intermediate. Para esses níveis mais avançados (a partir do 4º), são necessárias pelo menos 7-8 semanas para estar apto a fazer um novo teste de mudança de nível, pois é necessário cumprir todo o conteúdo programático do nível. Portanto se você quer/precisa avançar bastante no inglês, se prepare para cursar mais tempo.

Fechar direto com a escola ou com intermediário?

Nesse roteiro de questões mais importantes para ajudar alguém a decidir sobre o intercâmbio, termino falando sobre como fechei o curso. Preferi usar um intermediário, por capricho. Caso tivesse algum problema, teria uma empresa brasileira para acionar. E também, porque eles me assessoraram em todas as etapas (em português) antes da viagem. Fechei através da Descubra o Mundo Intercâmbio. Inclusive, consegui um desconto sobre o valor se fechasse direto com a escola, devido a uma promoção na blackfriday. Recomendo. O site deles é bem completinho e cheio de dicas.

Tem mais dúvidas a respeito de intercâmbio? Está pensando em fazer um? Já fez e quer compartilhar experiências conosco? Deixe seu recado!

Quer saber mais sobre Malta? Veja aqui 

19 opiniões sobre “Porque escolhi Malta para fazer Intercâmbio

    • Que bom que esclareci algumas dúvidas suas, Gisele! Fico feliz em contribuir.
      Estou providenciando mais posts sobre o intercâmbio e contribuições dos amigos que fiz lá (brasileiros e de outros lugares).
      Se tiver alguma dúvida específica que quiser que eu ajude, só perguntar.
      Beijo, Cris.

      Curtir

    • Pois é! Nunca nem tinha ouvido falar em Malta. A opção apareceu quando comecei a pesquisar, aí me encantei. E não me arrependi de ter ido, super valeu! Recomendo.
      Beijo e obrigada pela visita!

      Curtir

  1. Cris, estou tendo a mesma dúvida que vc já teve. Pretendo estudar 8 semanas entre dezembro/janeiro/fevereiro e estou com receio do frio dos outros lugares. Se puder me ajudar com a sua opiniao:
    – Vc gostou do ingles falado em malta? O accent é fácil de entender?
    – E as opcoes de lazer nesse periodo (mesmo sendo uma ilha de verao, tem programas bacanas no inverno)?
    Devo seguir os mesmos passos q vc… clubclass e atraves da descubra o mundo. Foram os melhores valores q encontrei e com as opcoes mais faceis de pagamento.

    Obgdo!

    Curtir

    • Olá, Brito.
      Desculpe a demora em responder. Tive problemas de saúde e fiquei alguns dias afastada do computador.
      Olha, gostei muito de Malta sim. O inglês falado na ilha pelos moradores é tranquilo. Mas vale ressaltar que alguns falam também o Maltês, e que os nomes das cidades e a sinalização em geral da ilha são em Maltês, mas não achei isso um problema. O pior foi conviver com muita gente de todo o mundo, tanto na escola quanto os turistas na ilha, e aí sim ter sotaques completamente diversos. Mas isso faz parte de qualquer experiência de intercâmbio com curso.
      As opções de lazer são diversas. Eu adoro conhecer locais históricos, monumentos, arquitetura e museus. Tem bastante coisa na ilha. Durante 3 meses saía todos os fds para turistar e sempre tinha algo novo para ver. Fiz tudo por conta própria e de ônibus. Vale a pena fazer o multiple pass do Heritage Malta, que dá um super desconto (e aceita a carteirinha de estudante do curso) para visitar todos os museus da ilha por 1 mês. Recomendo!
      Vou recomeçar a postar sobre as atrações de Malta. Acompanhe!
      Não tenho nada a reclamar da Clubclass nem da Descubra o Mundo, recomendo.
      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar pois estou on line novamente.
      Abraço, Cris

      Curtir

  2. Oi Cris,

    Sobre a Clubclass soube que tem muitos brasileiros, verdade? Sabe se eles dividem as turmas de uma formas que não fique muitas pessoas do mesmo país em uma mesma sala?
    Sobre os passeios que a escola oferece, são pagos a parte ou estão incluídos?

    Att

    Curtir

    • Olá, Adriana.
      Não tinha muitos brasileiros no início do ano não. Apenas alguns. Havia bastante colombiano.
      Eles tentam variar as nacionalidades na turma sim. Em apenas 1 das turmas eu estudei com 2 brasileiras, nas outras era apenas eu.
      Os passeios são pagos a parte. Mas há eventos e atividades na própria escola que são gratuitos.

      Abraço, Cris.

      Curtir

      • Oi Cris, sabe dizer se no período de Abril/Maio costuma ter muitos brasileiros?
        Outra coisa, vi que a escola possui lan house, piscina, academia, nesses ambientes o acesso é liberado gratuitamente?
        E as atividades que você falou, de esportes, aula de dança.. são pagas a parte também?
        Quando você chegou na escola, você recebeu um chip de lá, ou algo do tipo?

        Att,

        Curtir

      • Oi, Adriana.
        É sempre uma incógnita se terá muitos brasileiros ou não. Não tinha entre fevereiro e abril, quando eu fui.
        Sim, nesses ambientes o acesso é gratuito.
        Várias das atividades são gratuitas. Fiz aula de dança gratuita. Nunca fui nos esportes, mas acho que era gratuito também.
        Sim, recebi um chip da Vodafone quando cheguei lá. Com ele, fui na loja da Vodafone e fiz um pacote mensal de internet. Pq a internet da escola só pega nas áreas das salas de aula. Nos quartos você precisa pagar a parte. A escola vende pacotes de internet também, mas são mais caras e só pegam onde o wifi do complexo da escola atinge. Preferi fazer direto na Vodafone, que eu podia usar em toda Malta.

        Beijo

        Curtir

  3. Achei muito bom esse postado estou nesse dilema de organizar meu primeiro intercâmbio, fiquei extremamente perdido e tive que buscar auxilio de uma agência você acha que vale a pena? ?

    Curtir

    • Olá, Diego.
      Para mim, facilitou usar uma agência para intermediar. Tirei todas as minhas dúvidas em português, e consegui um desconto (na Black Friday rsrs). Então valeu a pena sim.

      Curtir

  4. Olá, Cris.
    Me identifiquei muito com seu post sobre a escolha do destino para intercâmbio.
    Pretendo ir em abril do próximo ano e só passarei um mês para aproveitar as férias do trabalho. Durante esse mês você ainda usou casacos lá? Sou de Natal e não gosto nem do frio do ar condicionado.. 😛
    O pessoal da DMI é muito atencioso mesmo, melhor agência que cotei até agora, com as melhores referências também.
    Obrigada pelas dicas!

    Curtir

    • Olá, Gabrielly.
      Que legal que você escolheu ir a Malta! Ainda mais pela DMI. Curti bastante.
      Em abril eu ainda usei casacos lá sim. Principalmente a noite. Lá venta bastante, um vento frio…
      Se você não é adaptada a frio, melhor ir preparada. Ou se preparar para comprar casacos lá (eu fiz isso), pois são mais quentes e mais baratos do que os comprados aqui no Brasil. Fora que você pode pagar mais caro pela bagagem apenas na volta, e não na ida também.
      Estou aqui se precisar de mais dicas.
      Beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s