Presidente Figueiredo e a Lagoa azul a 2 horas de Manaus

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo

Estive pela 3ª vez em Presidente Figueiredo, município do Amazonas distante 107km de Manaus. A “terra das cachoeiras” pode ser visitada em um bate-e-volta e foi assim que eu fui novamente, de carro pela BR-174. Dessa vez eu queria conhecer enfim a Lagoa Azul e desvendar os mistérios de sua cor.
Era uma 2ª feira e saímos de Manaus com um belo sol. Na estrada o tempo foi fechando, e chegando em Presidente Figueiredo a chuva desabou. Desistir? Jamais! Paramos pro lanchinho de sempre perto da rodoviária e nada da chuva parar. Então bora com chuva mesmo!

Cachoeiras que já visitei

Já conheci a Cachoeira da Pedra Furada, a Reserva Ecológica do Santuário e a Cachoeira da Onça na 1ª vez que fui. Na 2ª vez fui no complexo com as Cachoeiras Iracema, Sucurijú e Araras e as grutas Palácio do galo-da-serra, Toca da Onça e Catedral; e a Cachoeira da Porteira. Acessando os 2 posts anteriores, há informações detalhadas de como chegar e dicas.

Veja o mapa das cachoeiras.

1ª parada: Cachoeira das Orquídeas

A Cachoeira das Orquídeas é uma das únicas de administração municipal (fica em um Parque Municipal) e não há cobrança de entrada. Há uma guarita no portão de entrada e estacionamento em frente, uma pequena trilha plana e aberta, super fácil para todas as idades. A cachoeira tem uma queda forte mas não muito alta e produz uma gostosa piscina natural.

Cachoeira das Orquideas, Presidente Figueiredo

Cachoeira das Orquideas, Presidente Figueiredo

Queda secundária da Cachoeira das Orquídeas: uma delícia tomar banho ali

Como chegar

O acesso a essa cachoeira fica bem no Km107, através de uma rua de frente a rotatória do centro da cidade.

Cachoeira das Orquideas, Presidente Figueiredo

Guarita e portão de acesso a Cachoeira das Orquídeas

A mais aguardada: Lagoa Azul e seu mistério

mousse de cupuaçú

delicioso mousse de cupuaçú

A Lagoa Azul não consta no mapa oficial de Presidente Figueiredo vendido. Só soube sobre ela depois de ter ido a 1ª vez, vendo as fotos de uma amiga. Descobri na internet como chegava. Ela fica em área particular, no terreno da Dona Josy. Ela e sua família atendem os turistas e cobram R$7 de entrada (na chegada) e vendem um mousse de cupuaçu delicioso e dindin (sacolé ou chup-chup em outras regiões).

Essa lagoa é muito interessante pois na Amazônia as águas dos rios e cachoeiras são escuras ou barrentas. Todas as cachoeiras de Presidente Figueiredo apresentam águas escuras como guaraná (uma querida amiga me falou essa comparação e adorei pois é isso mesmo!). Como pode haver uma água tão clara e azul ali?

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo

Como chegar

No Km120 (ou Km1005 na numeração nova), há uma placa grande indicando a Comunidade da Boa Esperança. Entre a direita e siga o ramal (estrada de terra) por 8Kms. Vai haver uma bifurcação, pegue a direita. Na próxima bifurcação, direita de novo. Há pequenas placas indicando o caminho.

Fomos recebidas pelo Marcelo, que foi muito simpático e nos acompanhou até a lagoa. O Ítalo ou a própria Dona Josy podem receber também.

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo

Quando ir

Como tudo que depende das águas dos rios amazônicos e das chuvas, a Lagoa Azul também é sazonal e seca nos meses menos chuvosos entre julho e dezembro. Da última vez fui em novembro e estava fechada. Portanto vá entre fevereiro e junho. Evite feriados, e se possível os finais-de-semana, pois o lugar é pequeno e é melhor aproveitado se não estiver cheio.

O mistério da cor das águas da Lagoa Azul

Li na internet (nos sites onde procurei como chegar aqui, aqui) várias teorias sobre o porquê das águas da Lagoa Azul serem azuis: rio subterrâneo do Aquífero das Guianas, reflexo do sol em águas puras e transparentes, algas cianofíceas, bla-bla-bla… Nada disso, pessoal. vamos desvendar isso aí: 1) Não tem nada de aquífero subterrâneo vindo sei-lá-de-onde. Porque ia aforar só aqui? 2) Não é reflexo do sol nada. Você podem ver pelas minhas foto que fui num dia completamente nublado e debaixo de chuva! E eis aí a lago super azul, mesmo sem sol. 3) Também não são algas ou elas morreriam quando a lagoa seca. E ressurgiriam de onde a cada estação? Não mesmo.

A resposta é simples, e o próprio Marcelo morador e um dos donos do espaço nos contou: a argila branca do fundo da lagoa filtra todas as partículas em suspensão da água barrenta e a deixa assim, clarinha, azulzinha. Linda!

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo

Delícia de lugar pra curtir bastante. Ainda mais com amigas tão especiais! Super recomendo! Com chuva e tudo!

Lagoa Azul, Presidente Figueiredo

livro presidente figueiredoPresidente Figueiredo é uma linda cidade e há muito mais pra ver do que eu consegui mostrar nesses 3 posts. Se quiser souber mais, recomendo esse lindo livro aqui de uma querida amiga sobre a história da cidade, cachoeiras, flora e fauna.

Veja mais:

2 opiniões sobre “Presidente Figueiredo e a Lagoa azul a 2 horas de Manaus

  1. Meninas eu amei esse blog e principalmente por saber que adoram Manaus, eu sou nativa manauara e nem conheço tudo isso que vc ja conheceu. Parabéns, principalmente por compartilhar, onde hoje em dia muitos tem outra visão de nossa cidade, de nosso estado ate mesmo por não conhecerem. Boa viagem sempre!

    Curtir

    • Olá, Ariane!
      Você tem uma cidade linda! Parabéns! E vá conhecê-la, viu? Fazer passeios não é só pra turista não!
      Manaus é uma delícia e tem cada cantinho maravilhoso para conhecer.
      Beijo, Cris.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s