Ilha de Boipeba, Bahia

Ilha de Boipeba, BahiaUma viagem a Boipeba é algo reenergizante. Um lugar calmo, sem grandes badalações, sem carros e buzinas. Só praia e mar. E comidas deliciosas. Fugi do carnaval pra lá, pra aproveitar o feriadão recarregando as energias.

Boipeba se localiza na Bahia, no município de Cairu, ao sul de Salvador. Cairu é um município-arquipélago, com 26 ilhas. Boipeba é uma dessas ilhas, vizinha a ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo. Essa região é chamada de Costa do Dendê, pela grande quantidade de fazendas com plantações da palmeira dendezeiro, de cujos frutos é extraído o óleo de dendê (ou óleo de palma). Mas a região é famosa pelas belas praias de águas claras e quentes.

A ilha de Boipeba também faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, o que ajuda a assegurar a beleza rústica e natural das praias, manguezais, restingas e recifes de corais.

manguezal, Boipeba

Manguezal em Boipeba: berçário de peixes, ostras e muita vida!

Como chegar a Boipeba

Boipeba não é um lugar fácil de chegar. Há diferentes opções, mas todas incluem ou muito tempo e baldeações, ou muito dinheiro. Não se chega de carro até a ilha, apenas de barco. Saindo de Salvador, o caminho mais comum envolve um ferry-boat até Itaparica, onde se pega um ônibus até Valença, e de lá uma lancha rápida até Boipeba, o que leva cerca de 5h. A Vaneza com z explica super bem todas as opções de traslado pra ilha. A Rê Vivendo Viagens detalha bem a opção mais comum de como chegar a Boipeba.

Eu segui essa opção mais comum, mas com ajuda de uma agência de viagens. Porque eu viajei pra Boipeba no carnaval, e decidi em cima da hora. Então não havia mais a opção de comprar o ferry-boat pelo site, pois estava esgotado. Segui uma dica do Viaje na Viagem e fechei com a Island Tour pelo site pra ida. Foi o melhor que eu fiz e, uma das únicas opções que eu tinha naquele momento. Veja aqui como eu fui de Salvador a Boipeba com agência, e voltei de avião.

ferry boat Boipeba

Ferry-boat na saída de Salvador (terminal marítimo São Joaquim) com destino a Itaparica (terminal Bom Despacho)

Transporte em Boipeba

Não circulam carros na ilha. O meio de locomoção é a pé, através de trilhas entre as praias, e ruas calçadas ou de terra no centrinho (Velha Boipeba). Para praias mais afastadas ou passeios, há barcos ou lanchas. Entre Moreré e Velha Boipeba, há um trator fazendo essa rota que carrega uma espécie de bondinho para carregar turistas. E para ajudar a carregar malas para a pousada quando você chega no porto, ou quando está indo embora pro porto, você pode usar os serviços de “táxi”, que são carrinhos de mão.

taxi Boipeba

“Taxi” carregando uma mala em Boipeba

Onde se hospedar em Boipeba

A maioria dos hotéis e pousadas se concentra na Velha Boipeba e no trecho da praia Boca da Barra, a mais próxima do Centro e do porto. Para quem quer o sossego do sossego, há opções em Moreré, mas é necessário fazer uma trilha de cerca de 2h com sua bagagem ou pegar o trator (uma opção rápida e com custo de R$10) para chegar lá. Ou ainda, chegar de barco. Eu preferi uma opção intermediária: as pousadas no final da Boca da Barra, já no início da trilha para Tassimirim. Gostei da localização e aparência de todas ali (Villas da Barca, Bangalôs de Boipeba, Pousada Tassimirim). Mas ficamos na Pousada das Mangabeiras, já subindo a trilha. Fantástica! Leia aqui nossa avaliação sobre a Pousada das Mangabeiras.

Pousada das Mangabeiras, Boipeba

Vista do quarto da Pousada das Mangabeiras: de tirar o fôlego

Quando ir a Boipeba

O ano todo! Há um período que chove menos, outro que chove um pouco mais. Mas de qualquer forma haverá períodos de sol e muito calor sempre. Pode ir sem medo.

Fomos no carnaval (final de fevereiro 2017) e pegamos 1 dia inteiro de sol e 2 dias que começaram com chuva, ficaram nublados com sol, e o sol saiu diversas vezes. Foi bastante agradável. Talvez mais do que o sol a pino o dia todo.

Não deixe de

Fazer o passeio de volta a ilha é imperdível. Passa pelas melhores atrações: piscinas naturais de Moreré e Praia de Castelhanos.

Moreré, Boipeba

Piscinas naturais de Moreré, formadas entre bancos de corais

Dica

tábua de marés, Boipeba

Como os horários de máxima e mínima podem variar de um dia pro outro

Fique de olho na tábua de marés, com os horários de máxima e mínima. Faz toda a diferença nos passeios. Quando você vai com uma agência, eles já estão ligados e te levam nas piscinas naturais de Moreré próximo ao horário de mínima. Mas se seu foco for as piscinas naturais da Praia de Castelhanos, você pode fechar um passeio só pra lá e verificar com a agência ou barqueiro se estão levando o horário da maré em consideração. Mas, principalmente, quando você faz passeio a pé nas trilhas por conta própria, é muito importante!!! Fomos pra praia de Moreré com a maré baixa. Na volta, a maré estava alta e simplesmente não era possível passar a pé, a trilha pelo litoral desaparece e o rio que devemos atravessar (com água no calcanhar na ida) fica completamente cheio e não dá pé. Tivemos que voltar de trator.

Leia também:

3 opiniões sobre “Ilha de Boipeba, Bahia

    • Sim, Rafa, é bem parecido e pertinho de Morro, mas com menos badalação. E olha que estava em pleno carnaval! Fora de temporada as praias ficam quase desertas.

      A maré sobe um absurdo mesmo! Não dá nem pra tentar, coisa de metros. Mas já sabia que tinha trilha interna (mas levaria muito tempo) e o trator (que foi super rápido).

      Beijo e obrigada pela visita e comentário 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s