Comida Típica Chilena

palta

Palta

Já fui ao Chile 2 vezes (por enquanto, pois merece mais visitas). A mais recente foi uma viagem de 7 dias só em Santiago (e bate-volta nos arredores). A anterior foi uns 15 dias percorrendo desde o Atacama ao Cabo Horn, na Tierra del Fuego. Nas duas curti bastante a culinária chilena. Desde os frutos do mar no litoral (incluindo o salmão de Puerto Montt, ou no incrível Mercado central de Santiago) até os menus do dia no deserto do Atacama, passando pelo uso do Palta (abacate) em muitos pratos. Aqui vou falar no geral sobre algumas comidas e bebidas típicas chilenas.

Lanches e Entradas Chilenas

Empanadas – Pode ser considerada a coxinha chilena, por ser tão popular! Mas as empanadas são pastéis assados no forno, feitos de uma massa macia e recheadas de pino (pedaços de carne, de ovo cozido, cebola picada e azeitonas pretas), choclo (milho) ou vegetais. Outras variações existem mas essas são as mais comuns. Você encontra em todas as padarias e quase todos os botecos de Santiago, também como entrada nos restaurantes, além de ser comida de rua.

Empanada de pino

Empanada de pino

Sopaipilla – Uma massa de farinha de trigo frita, em forma de bolinho achatado, muito servida em entradas junto com pãezinhos.

para compartir, tapas chilenas

Entradinhas chilenas (tapas, para compartir): sopaipillas, empanadas, empanadas fritas, arepas e molho de palta (abacate), muito bem acompanhadas pela cerveja Austral

Chacarero – Um sanduíche com pão de hamburger, carne bovina, tomate e vagem.

Lomito – Sanduíche típico do Chile, feito com carne de porco. Também leva pão de hamburger e tomate, mas o toque especial é a palta (o abacate).

Completos – É o cachorro-quente chileno. O pão de cachorro quente é igual ao brasileiro. Muitos levam uma salsicha de conserva frita, e legumes em conserva. Eu comi um com salsicha normal e tomates picados por cima. O tipo italiano leva palta, o abacate, e é a versão mais famosa por lá.

completo italiano chile

Completo tipo italiano: com molho de abacate e tomate

Choripan – Tem cara de cachorro-quente também. Mas leva uma linguiça de churrasco e o pão.

choripan, Chile

Vai um choripan? Nos deliciando com comidas de rua nas Festas Pátrias em Santiago

Pratos Principais Chilenos

Menu del dia” – São os pratos feitos (PF’s) oferecidos pelos restaurantes pelo país inteiro, onde comem os locais. São caprichados e econômicos e incluem entrada, prato principal e sobremesa, alguns ainda incluem taça de vinho.

A Lo Pobre – Também é um tipo de prato feito, que possui uma carne em forma de bife (normalmente peito de frango – pollo a lo pobre – ou carne de boi – lomo a lo pobre) com ovos fritos em cima, servidos com batata frita e cebola frita.

Lomo a Lo Pobre

Chorrillana – Muito parecido com o “lo pobre”, mas é um prato de petisco para compartilhar. São carnes picadas com ovo e batata frita em uma porção grade. pode vir cebolas fritas também.

Centolla – É uma espécie de caranguejo gigante encontrado em águas profundas. Um bom local para experimentar um é no Mercado Central de Santiago.

Centolla, Mercado Central de Santiago

Centolla (das pequenas, normalmente são maiores) no Mercado Central de Santiago

Congrio – peixe do Pacífico muito encontrado no Chile. É daqueles tem-que-provar. São todos ótimos, o Congrio negro, vermelho, o rosa. Grelhado ou assado com um vinho chileno… Hummmm Cai super bem.

Reineta – Outro peixe do Pacífico, com carne branca também. Usado para fazer ceviche, mas também servido assado com purê de batata ou com mariscos.

Pastel de Choclo – Parece nosso escondidinho, mas é feito a base de milho, recheado com carne picada, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas, depois gratinado ao forno. Normalmente servido em prato fundo de barro.

Pastel de Choclo

Pastel de Choclo no deserto do Atacama

Chupe de jaiba – Também parece um escondidinho, mas esse é de carne de caranguejo e gratinado. A massa é feita de pão, leite e creme de leite.

Cazuela – É um tipo de sopa com pedaços grandes de carne (normalmente de boi, mas pode ser de frango, ou outra ave), milho na espiga, e batatas.

Sobremesas Chilenas (postres)

Torta Tres Leches – Como o próprio nome já diz é uma sobremesa elaborada com três tipos de leite: creme de leite, doce de leite e leite condensando, com cobertura de merengue. É a sobremesa (postre) mais tradicional no Chile.

torta tres leches

Delícia!

Chilenitos – Um biscoito recheado com doce de leite e massa tipo maisena. Alguns tem cobertura de açúcar por cima.

Bebidas Chilenas

Pisco Sour – importada do Peru (leia aqui sobre comidas e bebidas peruanas), é um drink com pisco (um tipo de aguardente de uva). Há uma briga sobre o pisco ter origem no Chile ou Peru, e há quem defenda que são versões diferentes. O drink é preparado de forma parecida com a caipirinha brasileira, com frutas, açúcar e gelo. Mas a versão “sour” normalmente leva clara de ovo batida para formar a espuminha. Há também uma outra combinação que é a popular “piscola”, uma mescla de pisco e coca cola

Terremoto – É um drink (trago) feito com vinho branco pipeño, Fernet (um licor amargo), licor de granadina (romã), açúcar, e sorvete de abacaxi. É uma mistura pra lá de exótica. Não curti. Valeu a experiência.

Terremoto, drink chileno

Arriscando um terremoto nas Festas Pátrias em Santiago

Mote con Hesillos – É uma bebida um tanto estranha. Um líquido com a cor de chá Mate, mas com gosto de pêssego. Mote é o grão do trigo descascado que eles põem no fundo de um copo. Hesillos é uma espécie de chá feito com o pêssego. É extremamente doce!

Mote con Huersilos, Chile

Mote con Huersilos: experiência nas Festas Patrias em Santiago

Suco Natural de Chirimoya – Chirimoya é uma fruta originária do Equador, mas é muito cultivada no Chile. A fruta tem o formato de coração, a casca verde clara e o polpa branca, bem parecida com a nossa graviola. O suco é delicioso, bem encorpado, cor branca e com um pouco de acidez.

Vinhos Chilenos

E, por último o mais importante: Como falar de experiências com comida e bebida típica no Chile e não falar dos vinhos. Vinhos sensacionais e baratos! O paraíso dos enófilos. Uma simples ida a qualquer mercado já é uma baita experiência. Saca umas 5 fileiras de prateleiras lotadas de marcas e uvas por um preço muito menor que no Brasil? Perfeito para comprar tudo que sua franquia de bagagem puder carregar. Mas essa experiência pre-ci-sa ser completada por uma visita com degustação numa das centenas de vinícolas no Chile, as mais famosas a um bate-e-volta da capital Santiago. Mas esse tópicos merece um post a parte, ou vários. Fica uma imagem pra dar um gostinho de quero mais. 😉

vinho e chocolate, Chile

Degustação de vinho harmonizando com chocolate na vinícola Emiliana, próxima a Santiago. Dos deuses!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Blogagem Coletiva Experiências Gastronomicas

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva de blogs amigos do grupo Pequenos Grandes Blogs. Outros blogs também postaram sobre suas experiências gastronômicas em viagens. #experienciasgastronomicas

26 opiniões sobre “Comida Típica Chilena

  1. Pingback: O que e onde comer em Asunción, no Paraguay. – Uma Viagem Diferente

  2. Pingback: Comidas da Índia, uma mudança de perspectiva - Viagens Invisíveis

  3. Amo a comida chilena. minhas preferências: as frutas, as empandas e os mariscos.
    Você me fez relembrar alguns sabores, como o congrio, o pastel de centolla e a merluza que provei em punta arenas e de fato, são os melhores!

    Dizem que o mar do Pacífico favorece a boa qualidade dos peixes e mariscos.

    Abraços!

    Curtir

  4. Pingback: 20 pratos típicos que comemos em viagens - Cantinho de Ná

  5. Já vi que quando planejar uma viagem para o Chile terei que fazer uma dieta antes porque vou me esbaldar com as comidas de lá. Fiquei com água na boca com todas e ainda com um vinhozinho…nossa, pra lá bom!

    Curtir

  6. Pingback: Minhas experiências gastronômicas pelo Mundo | Destinos Por Onde Andei...

  7. Pingback: As 10 melhores (ou mais estranhas) comidas que comi em 2016. - Tire a Bunda do Sofá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s