Bogotá, a capital da Colômbia

Bogotá - ColômbiaBogotá é a capital e a maior cidade da Colômbia, com cerca de 7 milhões de habitantes. Está localizada na Cordilheira dos Andes a 2.640 metros de altitude, sendo a terceira capital mais alta do mundo, perdendo para La Paz (Bolívia) e Quito (Equador). É uma cidade bastante cosmopolita, com arquitetura moderna de tijolinhos vermelhos, e centro histórico colonial.

Passei 5 dias em Bogotá visitando familiares que estão morando lá. Já conhecia a Colômbia, passei minha lua-de-mel em Cartagena e Islas Rosario, e queria muito voltar à Colômbia e visitar a capital, que deveria ser bem diferente que o litoral.

Detalhamento do roteiro em Bogotá

Meus 4 dias de passeios, tirando os dias de chegada e partida, foram divididos assim:

  1. Almoço no famoso restaurante Andrés Carne de Rés, o original, em Chia
  2. Passeio e compras na Feira de domingo de Usaquén + Parque da 93 + Parque Museo El Chico + Shopping Unicentro
  3. Candelaria (Centro de Bogotá): Plaza Simón Bolivar + Casa de la Moneda + Museo Botero + Museo Internacional de la Esmeralda + Cerro Monserrate
  4. Catedral de sal, na cidade de Zipaquirá
Cerro Monserrate, Bogotá

Bogotá vista do alto, no Cerro Monserrate

Informações úteis sobre Bogotá

Bogotá, Colombia

Candelaria: o Centro de Bogotá

Clima: Bogotá possui Clima do tipo Temperado Marítimo, com temperatura variando de 7 °C a 19 °C, com média em torno de 14 °C. A umidade relativa do ar é considerada alta, por volta de 75%. Mas eu sou carioca e morei em Manaus, acostumada a UR e temperatura alta, então senti o ar um pouco seco e o clima frio.

Quando ir: Não há grandes variações de temperatura e umidade ao longo do ano. A amplitude é baixa. Então pode ir quando quiser.

Segurança: Bogotá superou muito bem a antiga fama de violência da época dos cartéis de drogas. Andei sozinha sem problemas pela cidade, no Centro (Candelaria), de ônibus. Como toda cidade grande, é só evitar andar com câmera fotográfica pendurada no pescoço, com jóias, ou coisas assim.

Moeda/câmbio: pesos colombianos. A cotação estava em torno de 1 real = 923 pesos colombianos no câmbio oficial. Na prática, para trocar moeda, o melhor câmbio foi em Bogotá mesmo, R$1 = 800 a 830 pesos colombianos, na maioria das casas de câmbio. No Brasil, não consegui nada melhor que R$1 – 700 pesos colombianos.

pesos colombianos

moedas de pesos colombianos

Transporte: Não há metrô em Bogotá. O transporte público é realizado pelos ônibus “Transmilenio”, estilo BRT, com faixas exclusivas. Os taxis e Uber são bem mais baratos que no Brasil, usei bastante.

Mas faço ressalvas ao uso de taxi: use com moderação e atenção. É muito comum haver golpes. Li sobre taxistas trocando notas de 50.000 pesos por notas falsas, e tentei me prevenir de golpes usando notas trocadas. Mas ainda assim caí no golpe. Peguei um taxi saindo do teleférico de MontSerrat. Ele já quis me dar um preço fixo, e eu combinei que ia pagar o taxímetro. Mas o taxímetro mostra um número que deve ser olhado em uma tabela para saber o valor. Eu não achava essa tabela. E ele quis me cobrar o valor dito por ele no início. 32.800 pesos (para uma corrida de mais de 1h). Ok, não era caro então fui pagar. Dei 1 nota de 20mil, 1 de 10 mil e 2 de 2 mil. Enquanto ia entregando nota por nota, ele foi trocando as notas por valores mais baixos. Trocou a de 20mil por uma de 2mil (que tem cores parecidas) e disse que estava faltando. Eu discuti com ele que não era possível, que eu havia dado 20mil. Mas ele foi insistindo, e quando fui trocar a de 2mil por uma de 20mil (na verdade dando uma 2ª nota de 20mil), ele fez o mesmo com a nota de 10mil, trocando por uma de 1mil (que também tem cores parecidas). E eu tinha certeza absoluta que eu não tinha nota de 1mil. O golpe dele acabou ali e desci furiosa do taxi. Pra piorar, ele tinha me deixado a 1 quadra do meu destino, e disse para eu atravessar a ir andando que era mais fácil que fazer o retorno. Fiquei muito P da vida. Então recomendo: Só pegue Uber em Bogotá, nada de táxi.

Catedral de Sal, Zipaquira

A linda Catedral de Sal em Zipaquira. Cheguei lá de ônibus

Tomadas: 2 pinos chatos paralelos.

Não deixe de … Tomar chá de coca. Não deixe o desconforto da altitude te incomodar. Dor de cabeça, fadiga, cansaço extremo e dificuldade em respirar… Chá de coca resolve 😉

Lembrancinhas: As melhores lembrancinhas para trazer para família e amigos são café, café com chocolate, e diversas variações. O café colombiano é considerado o melhor da América do Sul. É um ótimo presente. Se deixar para comprar no aeroporto, recomendo a loja do Juan Valdez com vários tipos de cafés, canecas, xícaras, copos térmicas, garrafinhas, camisetas… A loja é grande e com bastante diversidade. Até eu que não tomo café quase levei um monte de coisas kkkk. Outra ótima loja no aeroporto é a El Market Colombia. Há vários quiosques, mas a melhor é uma loja enorme com muitas opções (a da foto abaixo). Os chocolates com recheio de café ou frutas exóticas são perfeitos. Outra opção são as estátuas gordinhas de Botero, vendidas em qualquer lojinha de artesanato.

El Market Colombia

Loja no aeroporto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s