Roteiro dia 1 em Montevideu: ramblas, Parque Rodó e shopping Punta Carretas

rambla Punta Carretas, MontevideoEsse roteiro pode ser feito em uma tarde. Em julho de 2017 fiz na tarde em que eu cheguei a Montevideo. Mas pode ser feito durante um dia todo, principalmente se for verão e você quiser aproveitar mais tempo a praia. Pode ser feito aos domingos, para aproveitar a feira no Parque Rodó. Eu fiz durante a semana mesmo, pois não passaria o domingo na cidade.

Ele é todo realizado na beira rio. Parece mar, e possui praias, mas é o Rio de la Plata.

É um roteiro longo, que envolve bastante caminhada. Pode ser encurtado utilizando transporte (carro, táxi, ônibus) para ir pro letreiro, e depois direto para um ponto mais extremo das Ramblas, próximo aos parques.

Ramblas e Praias

Começando no início da Playa de Pocitos (quase em Buceo), está o letreiro de Montevideo. Eu adoro esses letreiros!

letreiro Montevideo

Continuando pela Playa de Pocitos, é a melhor faixa de areia nas praias de rio desse trecho mais turístico de Montevideo. No verão, aproveite o dia aí.Playa Pocitos, Montevideu

Depois vai vir um longo trecho da Rambla Mahatma Gandhi  muito aproveitado para a prática de esportes como corrida e caminhada, e área de lazer para crianças e cachorrinhos, além de espaço gramado para casais/amigos/famílias curtirem ficar esparramados ao sol. Nesse trecho a “praia” é bem pedregosa, há várias puntas (Trouville, del Canário, Brava) com vistas panorâmicas do Rio de la Plata, zonas de pesca, e o farol Punta Carretas (na Punta Brava). O farol é ponto mais meridional de Montevideo.

rambla Punta Carretas, Montevideo

Farol Punta Carretas, Montevideu

Farol e o trecho de praia pedregosa

Seguindo pela Rambla Wilson, o uso do espaço é igual ao anterior. Esse trecho beira o Parque de las Instrucciones del año XIII que é todo cercado ali. Mas há uma área acessível com um lago com animais (lontras e aves), construções em pedra e uma cachoeira. Ali na rambla há o Memorial del Holocausto del pueblo judio.

rambla Punta Carretas, Montevideo

Cantinho inusitado no Parque Instrucciones del año XIII

rambla Punta Carretas, Montevideo

O trecho seguinte, entre a Punta Shannon e Paseo de los Pescadores, achei o melhor ponto para ver o pôr-do-sol. O sol cai na direção da água ali, por trás da Ciudad Vieja. O céu fica lindo, com muitos tons vermelhos e amarelos, que depois ficam rosados. Um espetáculo.

por-do-sol rambla

Parque Rodó

Parque Rodó, MontevideuO Parque Rodó é bastante popular e aparece nas listas de turistas. Começa logo ao lado do Paseo de los Pescadores na beira rio. É um enorme espaço verde com lago, chafariz, ponte e trilhas. Muitos locais aproveitam o espaço. Atravessando a rua, há quadras de tênis. Logo depois há uma área cercada com um playground para crianças. Na sequência,  há uma área com brinquedos pagos, como um parque de diversões, com carrosséis, carrinhos bate-bate e outros. É legal para quem tem bastante tempo na cidade, ou está com crianças. Eu achei bem médio. E foi o único lugar que me senti mais insegura, com a presença de moradores de rua e funcionários de uma obra no lago principal. Não curti muito. Mas foi minha opinião. Já li em outros blogs pessoas elogiando.

Parque Rodó, Montevideu

Parque Rodó, Montevideu

Parque Rodó: Ótimo passeio para quem está com crianças

 

Shopping Punta Carretas

Shopping Punta Carretas

Shopping iluminado a noite

O shopping é pequeno (comparado a muitos shoppings das capitais brasileiras), com uma praça de alimentação também pequena com poucas opções. Fui nele apenas 1 vez porque estava perto do meu hotel em Punta Carretas. Vale a visita como opção para um lanche ou jantar rápido nesse roteiro.

A entrada principal dele é bem bonitinha. O mais interessante foi conhecer a história dele (através do blog Viver Uruguai da Mile Cardoso): ele já foi uma penitenciária! E a fachada era a original da prisão. Em 1971 ocorreu nele a maior fuga de presos, registrada no Guiness Book e tudo. Foram mais de 100 presos políticos que fugiram por um túnel cavado de mais de 45 metros que dava dentro de uma casa (de pessoas que nem sabiam o que estavam acontecendo. Imagina! História digna de filme!). O querido Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio, estava entre os fugitivos.

Shopping Punta Carretas, Montevideo

Nesse dia o que considero imperdível é todo o trecho das ramblas e praias, e o lindíssimo pôr-do-sol.

Veja mais sobre Montevideo e Uruguai:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s