Como acampar com conforto

Para quem vai acampar pela primeira vez, quem não acampa há muito tempo, quem já acampa mas quer melhor a experiência. Com esse check-list pretendo passar minha experiência e melhorar a noite de vocês.

Acampei durante minha vida inteira, mas posso distinguir 3 fases: quando era criança e acampava com os pais, na adolescência e pós-adolescência durante a escola técnica e faculdade (que foi a fase mais longa de acampamentos, visto que fiz faculdade de biologia e o camping para trabalho de campo era obrigatório), e agora na fase adulta.

Na fase da escola e faculdade não ligava muito para conforto, um substrato (chão) mais macio, como areia ou grama, era suficiente. Bastava a barraca e um saco de dormir, e meu mochilão com as roupas e materiais da faculdade.

Fiquei uns 10 anos sem acampar. Tinha doado minha barraca velhinha e tudo. Até que resolvi voltar pro camping, já com (bem) mais de 30 anos. A 1ª noite, com barraca emprestada de um de meus alunos, foi difícil, acordei com dores no corpo. Mas é como andar de bicicleta, volta tudo, a vontade, a prática. Já remontei meu arsenal de camping e estou por aí. E vou mostrar aqui como deixar seu camping confortável para que a(s) noite(s) sejam melhores e você não acorde torto no dia seguinte.

barraca de camping

Com barraca emprestada voltando pra aventura do acampamento, nesse paraíso de Saco de Mamanguá, em Paraty – RJ

O que levar para acampar (check-list)

Itens obrigatórios:

barraca de camping

Minha barraca nova, com varanda, note o toldo por baixo, os varais e a cadeira

Barraca de camping – Há vários modelos, marcas e preços disponíveis. É importante investir em um produto de qualidade para ele não te deixar na mão, principalmente em situações de chuva, vento ou as duas coisas juntas. Precisa ter o tamanho ideal para a quantidade de pessoas, levando em consideração as mochilas/bagagens (que normalmente ocupam o espaço de 1 pessoa) e um modelo com boa ventilação

Toldo ou lona – Para usar por baixo da barraca e proteger de umidade e de furos, mas é importante que seja um pouco menor que o fundo da barraca, ou vai acumular água e piorar a questão da umidade. Para barracas (como a minha nova) que possuem varanda sem chão, pode esticar por baixo da barraca até cobrir a varanda também. Para usar por cima da barraca (importante: esticada por cima e sem encostar na barraca, ou vai esquentar e abafar demais!!!) e diminuir incidência de sol e chuva.

Saco de dormir – Ele pode ter zíper parcial, então você usa apenas como um casulo, ou ter zíper total, e pode abrir virando um colchão ou edredom. É interessante comprar os que aguentam temperaturas baixas caso você acampe no inverno ou em lugares muito frios, mas estes podem ser muito quentes para usar no verão. Eu tenho um para clima ameno e um para clima bem frio. Já usei até em viagens longas de ônibus.

Isolante térmico – Vai embaixo do saco de dormir e protege da umidade e frio do chão da barraca. Possui o tamanho de um saco de dormir. Pode ser em EVA ou de material aluminizado. Pode ser substituído por tapete de EVA de encaixe (dessas infantis/tatame) ou jornal. Para melhorar o conforto e deixar bem macio (principalmente em chão duro e/ou irregular), pode usar isso tudo um por cima do outro.

Travesseiro pequeno ou almofada – eu não durmo sem. Há versões de encher.

Lanterna (ou lampião) – há modelos com pilhas (nesse caso leve pilhas novas e reservas), recarregáveis (verifique se há tomadas no seu camping) e a energia solar. Tenho uma a energia solar que amarro no teto da barraca e nem preciso retirar para recarregar, a luz que passa pela barraca é suficiente. E comprei em camelô. Um modelo de lanterna de cabeça também é útil para deixar suas mãos livres, tanto dentro da barraca ao manusear seus pertences, quanto para caminhar a noite no camping, ou para cozinhar.

Fita adesiva de alta adesão (tipo silver tape) e tesoura – Para fechar possíveis rasgos ou furos na barraca

Corda de varal e pregadores – para estender roupa molhada, toalha, e para ajudar a prender o toldo

Sacos de lixo – leve de volta todo o seu lixo.

Mochilão (mochila cargueira) – normalmente locais para camping não possuem o chão regular, asfaltado ou cimentado. Portanto levar malas de rodinha não é recomendável. Para deixar as mãos livres para carregar sua barraca e demais materiais, é melhor usar um mochilão com seus pertences.

Sacos estanques – são embalagens a prova d’água com fechos reforçados. É muito bom para guardar equipamentos que não podem de jeito nenhum entrar em contato com água e umidade (câmeras, celular, documentos, …), mas também é uma boa deixar pelo menos parte de suas roupas limpas.

Repelente e spray inseticida – você vai se agradecer por ter uma noite tranquila livre de picadas e zumbidos

Papel higiênico – mesmo em campings com estrutura, pode acabar.

Canga ou esteira – serve para sentar e interagir com a galera, para deitar ao ar livre e observar as estrelas

Água – mantenha-se hidratado

Adaptador de tomada, extensão com várias entradas – hoje em dia a maioria dos campings estruturados oferecem pontos de energia. Mas normalmente não são suficientes. Com uma boa extensão e adaptadores para várias saídas, você pode levar a energia para sua barraca e carregar as pilhas, lanterna, câmera, celular, …

camping com conforto

Itens opcionais:

  • perfex e/ou pano de chão limpo – para limpar o interior da barraca depois de vários dias e/ou antes de desmontar. Para uma limpeza melhor, aqueles kit com escova e pazinha para limpar migalhas de mesa de jantar são sensacionais.
  • linha de costura e agulha – para possíveis reparos
  • cobertor – se estiver frio, vai por dentro do saco de dormir
  • colchão inflável e bomba de ar – (ou um colchonete fino dobrável)
  • isqueiro e caixa de fósforos – sempre precisa pra ajudar a fazer alguma comida, ou fogueira, só NUNCA use dentro da barraca, o material é altamente inflamável
  • abridor de latas, garrafas e rolha – sempre precisa para ajudar a fazer comida ou abrir a bebida
  • canivete – ajuda a fazer comida, e cortar qualquer coisa
  • garrafa ou cantil de água
  • copo ou caneca
  • pastilhas de cloro ou um filtro pequeno – para purificar água, se não tiver como comprar água mineral
  • bolsa térmica, ou isopor, ou cooler
  • cadeiras ou bancos para camping – dessas desmontáveis, ou cadeira de praia mesmo
  • rede – há modelos em nylon super leves e compactas, e as que não possuem ganchos, mas sim corda para amarrar… nas árvores
  • gazebo – caso esteja acampando em grupo ou família, é uma boa apontar as portas das barracas para o centro do gazebo. Ajuda bastante em épocas de chuva ou muito sol também, protege a barraca ou a entrada. Um guarda sol pode quebrar o galho.
  • capa de chuva
camping em galera

Camping em Aldeia Velha – RJ

Não leve:

  • aparelho de som para ouvir alto. Por favor, não faça isso! Pessoas que acampam geralmente estão buscando paz e silêncio. Não atrapalhe! Não imponha seu som às demais pessoas. Se não quer curtir silêncio, ouça música com fones de ouvido.
camping

Visual de dentro da barraca em Saco de Mamanguá, Paraty – RJ

Mais posts úteis:

2 opiniões sobre “Como acampar com conforto

    • Olá, Felipe! Obrigada pela visita e comentário!
      Olha, acho som polêmico. Cada um tem seu gosto e noção do volume ideal, além do horário.
      Há locais para camping onde o pessoal dorme super cedo para acordar cedo e fazer trilhas, e 21h pode ser tarde para fazer um som. É só um exemplo.
      Como é difícil dosar, e realmente não incomodar o outro, prefiro nem levar.
      Abraços

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s