Chapada dos Veadeiros: dicas e roteiro de 8 dias

Chapada dos VeadeirosA Chapada dos Veadeiros já estava na minha lista de desejos há algum tempo. Quando surgiu uma passagem a trabalho por Brasília, não perdi a oportunidade de emendar uns dias de férias e correr pra Chapada. Que delícia esses dias de paz, trilhas e cachoeiras. E ainda rolou uma galera maravilhosa super alto astral no hostel para fazer amizade. Viagem nota 10!

Chapada dos Veadeiros guarda a maior porção de cerrado contínuo do mundo. São muitas cachoeiras, poços e rios, mas também cânions, cavernas, e diferentes formações rochosas.

Curiosidades

Alto Paraíso de Goiás é também uma cidade mística. Por estar sobre um enorme bloco de cristal de quartzo, e ser atravessada pelo Paralelo 14 (o mesmo que cruza Machu Picchu, a cidade Inca no Peru), Alto Paraíso está envolta a esoterismo e espiritualidade, incluindo relatos de visitas de discos voadores e ET’s.

consertamos disco voador

Há várias menções a Extra Terrestres em toda a cidade de Alto Paraíso e nos suvenires

Quando ir

Na região da Chapada dos Veadeiros, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvoso entre outubro e abril. Não é bom fazer trilhas e tomar banho de cachoeira no período chuvoso, mas no período seco o volume das águas das cachoeiras vai diminuindo e esfriando. O ideal é ir nos meses intermediários (abril/maio e setembro/outubro).

Durante os meses de maio/junho e setembro/outubro, ocorre a abundância de flores na vegetação, as famosas ‘flores do cerrado’, ótimo para fotografar.

Flores do Cerrado

Flores do Cerrado

Como chegar

Portal Alto Paraíso de GoiasAlto Paraíso de Goiás, uma das cidades principais da Chapada dos Veadeiros, fica a 220 km de Brasília (3h de viagem). De lá pra Vila de São Jorge são mais 38Km, e até Cavalcante são 90Km.

Saindo da capital federal, o caminho é pela BR-020 e GO-118, que está em bom estado de conservação e bem sinalizada em sua maior parte. Porém, é necessário redobrar a atenção após o município de São João D’Aliança, pois a estrada não possui sinalização, a pista é simples e não há iluminação. A estrada é asfaltada até chegar nas 3 cidades principais, mas para seguir para as cachoeiras e atrações é necessário pegar estradas de terra. O ideal é chegar de carro, de preferência um 4×4. Eu fiz com um carro pequeno popular e consegui, mas passamos perrengue em algumas estradas com muitos buracos e pedras.

Portal Chapada dos Veadeiros

Roteiro

Mudança no roteiro original 1: Originalmente, minha ideia era sair de Brasília na hora do almoço e ir direto pra Cavalcante, parando no Poço Encantado no caminho, e dormir lá. No dia seguinte, fazer a trilha pra Cachoeira Santa Barbara cedo pois já acordaríamos lá em Cavalcante, e daria pra fazer a 3ª cachoeira do circuito, a Candaru. Cansadas, dormiríamos em Cavalcante novamente. E no dia 3 iríamos para Alto Paraíso parando na Cachoeira dos Cristais.

Porque não deu certo: Acabamos saindo tarde de Brasília. E ainda pegamos muita chuva no caminho. O 1º trecho da estrada possui muitos redutores eletrônicos de velocidade, alguns de 40 Km/h, nos obrigando a andar muito devagar. Então a previsão de 3h virou mais de 4h de viagem. Cansada, parei logo em Alto Paraíso, mesmo sem reserva, e mesmo perdendo a reserva de Cavalcante.

E aí que fui parar no Hostel Aventura. Uma conhecida disse que estaria lá nesses dias e me indicou. Por sorte havia vaga, mesmo no quarto misto. Por sorte ela estava lá ainda, e com mais um grupo de meninas, e ficamos todas amigas. Por mais sorte, os meninos que foram chegando no quarto eram uns queridos, e ficamos todos amigos.

E aí que surgiu a Mudança no roteiro original 2: A ideia era ficar só 3 dias em Alto Paraíso e seguir para São Jorge, ficando 3 ou 4 dias hospedadas lá. Porque li que era um vilarejo charmoso, com forró e bares interessantes pro final de semana. Mas… e os amigos queridos que fizemos em Alto Paraíso? Não conseguimos ir embora e preferimos ficar juntos deles. E aí todos adaptaram seus roteiros para andar juntos. E aí fiquei hospedada todos os dias no mesmo hostel, feliz da vida! 🙂

Hostel Aventura

Hostel Aventura, super alto astral, em Alto Paraíso de Goiás. Nosso pouso por toda a semana na Chapada dos Veadeiros

Um roteiro bem organizado, segundo as atrações que eu conheci, ficaria como o descrito abaixo.

  • Dia 1 – City tour em Brasília pela manhã, saída para a Chapada a tarde
  • Dia 2 – Cavalcante: a cristalina Cachoeira Santa Barbara + Cachoeira Santa Capivara, na comunidades quilombola dos Kalunga
  • Dia 3 – Alto Paraíso (Sentido Brasília): Cachoeira dos Macaquinhos
  • Dia 4 – Alto Paraíso (Sentido Brasília): Cataratas dos Couros
  • Dia 5 – Alto Paraíso: Feira do Produtor (sábado) + Cachoeira dos Cristais (sentido Cavalcante)
  • Dia 6 – Alto Paraíso (sentido São Jorge): Cachoeiras Almecegas I e II + Cachoeira São Bento + Vale da Lua + Termas do Morro Vermelho (em São Jorge sentido Colinas do Sul)
  • Dia 7 – São Jorge: Mirante da janela e Cachoeira do Abismo
  • Dia 8 – São Jorge: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Cânions e Cachoeira Cariocas
Mirante da Janela

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Cachoeira Saltos do Rio Preto vistos do Mirante da Janela

Quanto tempo ficar

Há muitas outras cachoeiras, mirantes e atrações para visitar. Daria para ficar 15 dias por lá tranquilamente sem repetir nada. Achei 8 dias o tempo ideal. Não fique menos de 5 dias, seria triste não conhecer as cachoeiras principais. A não ser que você more em Goiás e possa ir sempre.

Dicas

  • Em todas as trilhas, é importante levar água, algum lanche leve, protetor solar e repelente. Leve também um saquinho e traga todo o seu lixo de volta;
  • Use roupa de banho debaixo de roupa leve, e tênis antiderrapantes para fazer todas as trilhas, porque há trechos escorregadios;
  • Antes de ir a São Jorge, abasteça o carro em Alto Paraíso, pois não há posto de combustíveis na vila;
  • Cartões de crédito e débito são aceitos em alguns estabelecimentos de Alto Paraíso, como restaurante e lojas. Para todos os passeios, é preciso ter dinheiro vivo. Há banco Itaú em Alto Paraíso e Cavalcante, além de Lotéricas. Não há bancos em São Jorge. Esteja prevenido.

Leia mais: Em breve escreverei sobre os roteiros diários, a hospedagem e onde comer. Aguarde! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s